Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Abertas inscrições para minicursos, oficinas e ações culturais da XVI Jepex

Com o apoio da Pró-Reitoria de Atividades de Extensão (PRAE/UFRPE), a XVI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Jepex 2016) da UFRPE, abre inscrições, até o dia 23 de setembro de 2016, para os interessados em ofertar minicursos, oficinas e ações culturais. A Jepex 2016 ocorre de 25 a 27 de outubro de 2016, na UFRPE.

A programação de minicursos, oficinas e ações culturais se sustenta na busca por promover a educação contínua, o desenvolvimento comunitário, a interação sociocultural e a disseminação do conhecimento.

Os interessados em oferecer minicursos, oficinas e ações culturais na Jepex 2016 devem preencher o formulário para submissão da proposta, até 23/09/2016, descrevendo as informações abaixo, através do link: http://goo.gl/eX6zUO

A reserva de salas na UFRPE, recursos e materiais necessários são de responsabilidade do ministrante. Os minicursos devem ser oferecidos a partir da terça-feira, dia 25/10, e o encerramento não deverá passar das 18 horas da quinta-feira, dia27;/10/2016.

UFRPE recebe exposição fotográfica


A exposição fotográfica “Alimentação em foco: caminhos, problemáticas e contradições” estará na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Durante a semana do 5 ao 9 de setembro, os/as estudantes, professores/as e auxiliares técnicos da universidade poderão visitar a mostra que será instalada no prédio do CEGOE.

Com fotografias de Gustavo Cabrera Christiansen, Gilberto Lima, Edite Nascimento Silva e Maria do Carmo Andrade, a exposição é um produto do projeto “Sistemas Agroalimentares: A descoberta dos caminhos da alimentação”, realizado pelo Centro Nordestino de Medicina Popular - CNMP. As fotografias revelam os diversos contextos e etapas do Sistema Agroalimentar (produção, comercialização, abastecimento e consumo de alimentos). Poluição, desperdiços, agrotóxicos, venenos, contaminação da terra e água, são algumas das problemáticas apontadas na exposição.

Além das fotografias, a proposta inclui Rodas de Diálogos com diversas temáticas vinculadas com o mundo da alimentação. A segunda roda de Diálogo “O que você come é comida de verdade?”, acontecerá na segunda-feira 5 de setembro no hall do CEGOE, com a participação das professoras Zênia Tavares (NECEF/Departamento de Economia Doméstica) e Virginia Aguiar  (NAC/Departamento de Educação).

A exposição também apresentará o projeto de pesquisa "Plantar, colher, comer: Avaliação dos impactos dos sistemas agroflorestais para a segurança alimentar de famílias assentadas na região canavieira pernambucana", realizado pelo NAC e o NECEF da UFRPE no período de 2014-2015 junto a 12 famílias de agricultores agroflorestais em parceria com o Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá.



Programação:

5 de setembro, 14h

Roda de Diálogo: O que você come é comida de verdade? Participação das professoras Zênia Tavares e Virgina Aguiar.

Visitação: segunda-feira 5 de setembro até sexta-feira 9 de setembro 2016.

Local: Hall do CEGOE – Universidade Federal Rural de Pernambuco

Contatos:

Jean Pierre Tertuliano Câmara (84) 99908-3386

Zênia Tavares (81) 99634-3601

Gustavo Cabrera Christiansen (81) 99616-7300

Centro Nordestino de Medicina Popular (81) 3439-5215

Advogado alega ter sofrido interceptação ilegal e tem apoio da OAB-PE

O advogado André Caúla, sócio do escritório Rigueira, Amorim, Caribé, Caúla & Leitão, foi recebido pelo presidente da OAB-PE, Ronnie Preuss Duarte, na tarde dessa quarta (31), para solicitar pedido de desagravo público e assistência da instituição. Caúla alega ser vítima de grampo telefônico no exercício da profissão.

De acordo com o requerimento entregue, a violação da prerrogativa foi praticada por delegados de polícia civil que pediram, ilegalmente, a quebra do sigilo das comunicações telefônicas do advogado omitindo a sua condição profissional e a sua identificação. O magistrado que recebeu o requerimento, por seu turno, não pediu informações acerca da titularidade da linha, tendo se limitado a autorizar com base no pré-nome e sem a identificação do alvo da interceptação, como previsto nos termos da lei de interceptação e do regulamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

“É inaceitável que autoridades públicas, independentemente das motivações, ofendam o direito de intimidade do cidadão ou as prerrogativas profissionais dos advogados, autorizando interceptações telefônicas sem a estrita observância das disposições constantes em lei e na resolução do CNJ que regulamenta a matéria”, disse Ronnie Duarte.

O requerimento foi despachado e encaminhado para a Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas. O presidente da OAB-PE autorizou a assistência e determinou que, pela gravidade da ocorrência, também fosse acionada a Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas, do Conselho Federal da OAB.

Meliá Hotels International e Rio Ave anunciam a abertura do TRYP Pernambuco

TRYP Pernambuco é o nome do novo hotel que a Meliá Hotels International, em parceria com a construtora Rio Ave, traz para o estado de Pernambuco. A parceria se concretiza com uma opção de hospedagem para o turista de negócios e de lazer. Um dos grandes diferenciais é a bela vista panorâmica à beira-mar da Nova Barra, em Jaboatão dos Guararapes (PE), Região Metropolitana do Recife. O hotel é o primeiro do Norte-Nordeste da rede espanhola, considerada uma das maiores empresas hoteleiras do mundo.
Com fachada de vidro, o hotel dispõe de 192 apartamentos com vista para o mar em seus 24 pavimentos. Projetado com apartamentos em quatro opções de tamanho: 36 m², 37,25 m², 41 m² e 43,5 m², o hotel tem quartos distribuídos em oito unidades por andar, além de contar com um restaurante de aproximadamente 231 m², lobby barfitness center e sauna. A cobertura é uma atração à parte, com piscina com borda infinita e vista panorâmica.
O hotel também oferece um foyer espaçoso, ideal para pequenas exposições, coquetéis, apresentações, coffee breaksvernissages entre outros eventos, estacionamento para 100 veículos e um salão de Eventos e Convenções com aproximadamente 545 m² para eventos divisível em três salas menores para reuniões.

TRYP Pernambuco:
Endereço: Avenida Bernardo Vieira de Melo, 8.472, Barra de Jangada, Jaboatão dos Guararapes/PE.
Telefone: (81) 3094.9700


Audiência pública discutirá teto de gastos para educação

Foto: Divulgação
A Comissão Especial que analisa a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241/2016, que pretende instituir um novo Regime Fiscal, aprovou requerimento do deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE) para a realização de uma audiência pública que tratará sobre o teto dos gastos públicos para as áreas sociais. A reunião será realizada em conjunto com a Comissão de Educação e a data será agendada a partir de uma negociação entre o deputado pernambucano e o presidente da Comissão Especial, deputado Danilo Forte (PSB-CE).

Segundo Danilo Cabral, há necessidade de fazer um debate de como conciliar o ajuste fiscal e a preservação das conquistas sociais das últimas duas décadas. “Essa é uma equação que precisamos fechar, de como preservar as conquistas sociais e recompor a estabilidade fiscal do Brasil. Os avanços que tivemos nas áreas sociais, principalmente na educação e na saúde, inclusive com a vinculação das receitas, não podem retroceder”, afirma.

O parlamentar destaca que o Governo garante que não vai haver nenhum tipo de prejuízo, de redução de receitas para os setores da educação, da saúde e da assistência social. “Entretanto, há estudos, da própria consultoria legislativa da Câmara dos Deputados que demonstram a possibilidade de haver redução de receita da ordem de quase R$ 300 bilhões para essas áreas. Só na educação seria de R$ 50 bilhões”, acrescenta.

A proposta de Emenda Constitucional nº 241-A/2016, foi encaminhada à Câmara dos Deputados, no dia 15 de junho de 2016, pelo Governo Federal, tendo por objetivo "alterar o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal”. Tal dispositivo, se aprovado, proporciona diversas alterações nos artigos 102 e 104 da CF/88. Ela limita, por exemplo, o aumento dos gastos públicos à taxa de inflação do ano anterior por um prazo de 20 anos.

A Comissão Especial foi instalada em 11 de agosto e seus trabalhos devem ser concluídos até novembro. O relator da matéria é o deputado federal Darcísio Perondi (PMDB/RS). Em seguida, o texto será encaminhado para votação no Plenário da Câmara dos Deputados em dois turnos. Se aprovada, a PEC será analisada pelo Senado.

Danilo Cabral é membro das Comissões Educação e da Especial que discute a PEC 241. O requerimento para realização da audiência pública foi apresentado e aprovado na reunião ordinária do colegiado na última quarta-feira (31). Serão convidados representantes do Governo Federal, especialmente dos Ministérios do Planejamento e da Educação, e representantes da sociedade civil. 

Crédito da foto: Lúcio Bernardo Jr. / acervo / Câmara dos Deputados
Área de anexos

Senado aprova impeachment e Dilma é afastada definitivamente da Presidência

Por 61 a 20, o plenário do Senado acaba de decidir pelo impeachment de Dilma Rousseff. Não houve abstenção. A posse de Temer ocorrerá às 16h no Senado.
O resultado foi comemorado com aplausos por aliados do presidente interino Michel Temer, que cantaram o Hino Nacional. O resultado foi proclamado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que comandou o julgamento do processo no Senado, iniciado na última quinta-feira (25).  
Agora, os senadores irão decidir se Dilma perde os direitos políticos por oito anos.
Fernando Collor, primeiro presidente eleito por voto direto após a ditadura militar, foi o primeiro chefe de governo brasileiro afastado do poder em um processo de impeachment, em 1992. Com Dilma Rousseff, é a segunda vez que um presidente perde o mandato no mesmo tipo de processo.
Dilma fará uma declaração à imprensa. Senadores aliados da petista estão se dirigindo ao Palácio da Alvorada para acompanhar o pronunciamento d