Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Abertas inscrições para minicursos, oficinas e ações culturais da XVI Jepex

Com o apoio da Pró-Reitoria de Atividades de Extensão (PRAE/UFRPE), a XVI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Jepex 2016) da UFRPE, abre inscrições, até o dia 23 de setembro de 2016, para os interessados em ofertar minicursos, oficinas e ações culturais. A Jepex 2016 ocorre de 25 a 27 de outubro de 2016, na UFRPE.

A programação de minicursos, oficinas e ações culturais se sustenta na busca por promover a educação contínua, o desenvolvimento comunitário, a interação sociocultural e a disseminação do conhecimento.

Os interessados em oferecer minicursos, oficinas e ações culturais na Jepex 2016 devem preencher o formulário para submissão da proposta, até 23/09/2016, descrevendo as informações abaixo, através do link: http://goo.gl/eX6zUO

A reserva de salas na UFRPE, recursos e materiais necessários são de responsabilidade do ministrante. Os minicursos devem ser oferecidos a partir da terça-feira, dia 25/10, e o encerramento não deverá passar das 18 horas da quinta-feira, dia27;/10/2016.

UFRPE recebe exposição fotográfica


A exposição fotográfica “Alimentação em foco: caminhos, problemáticas e contradições” estará na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Durante a semana do 5 ao 9 de setembro, os/as estudantes, professores/as e auxiliares técnicos da universidade poderão visitar a mostra que será instalada no prédio do CEGOE.

Com fotografias de Gustavo Cabrera Christiansen, Gilberto Lima, Edite Nascimento Silva e Maria do Carmo Andrade, a exposição é um produto do projeto “Sistemas Agroalimentares: A descoberta dos caminhos da alimentação”, realizado pelo Centro Nordestino de Medicina Popular - CNMP. As fotografias revelam os diversos contextos e etapas do Sistema Agroalimentar (produção, comercialização, abastecimento e consumo de alimentos). Poluição, desperdiços, agrotóxicos, venenos, contaminação da terra e água, são algumas das problemáticas apontadas na exposição.

Além das fotografias, a proposta inclui Rodas de Diálogos com diversas temáticas vinculadas com o mundo da alimentação. A segunda roda de Diálogo “O que você come é comida de verdade?”, acontecerá na segunda-feira 5 de setembro no hall do CEGOE, com a participação das professoras Zênia Tavares (NECEF/Departamento de Economia Doméstica) e Virginia Aguiar  (NAC/Departamento de Educação).

A exposição também apresentará o projeto de pesquisa "Plantar, colher, comer: Avaliação dos impactos dos sistemas agroflorestais para a segurança alimentar de famílias assentadas na região canavieira pernambucana", realizado pelo NAC e o NECEF da UFRPE no período de 2014-2015 junto a 12 famílias de agricultores agroflorestais em parceria com o Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá.



Programação:

5 de setembro, 14h

Roda de Diálogo: O que você come é comida de verdade? Participação das professoras Zênia Tavares e Virgina Aguiar.

Visitação: segunda-feira 5 de setembro até sexta-feira 9 de setembro 2016.

Local: Hall do CEGOE – Universidade Federal Rural de Pernambuco

Contatos:

Jean Pierre Tertuliano Câmara (84) 99908-3386

Zênia Tavares (81) 99634-3601

Gustavo Cabrera Christiansen (81) 99616-7300

Centro Nordestino de Medicina Popular (81) 3439-5215

Advogado alega ter sofrido interceptação ilegal e tem apoio da OAB-PE

O advogado André Caúla, sócio do escritório Rigueira, Amorim, Caribé, Caúla & Leitão, foi recebido pelo presidente da OAB-PE, Ronnie Preuss Duarte, na tarde dessa quarta (31), para solicitar pedido de desagravo público e assistência da instituição. Caúla alega ser vítima de grampo telefônico no exercício da profissão.

De acordo com o requerimento entregue, a violação da prerrogativa foi praticada por delegados de polícia civil que pediram, ilegalmente, a quebra do sigilo das comunicações telefônicas do advogado omitindo a sua condição profissional e a sua identificação. O magistrado que recebeu o requerimento, por seu turno, não pediu informações acerca da titularidade da linha, tendo se limitado a autorizar com base no pré-nome e sem a identificação do alvo da interceptação, como previsto nos termos da lei de interceptação e do regulamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

“É inaceitável que autoridades públicas, independentemente das motivações, ofendam o direito de intimidade do cidadão ou as prerrogativas profissionais dos advogados, autorizando interceptações telefônicas sem a estrita observância das disposições constantes em lei e na resolução do CNJ que regulamenta a matéria”, disse Ronnie Duarte.

O requerimento foi despachado e encaminhado para a Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas. O presidente da OAB-PE autorizou a assistência e determinou que, pela gravidade da ocorrência, também fosse acionada a Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas, do Conselho Federal da OAB.

Meliá Hotels International e Rio Ave anunciam a abertura do TRYP Pernambuco

TRYP Pernambuco é o nome do novo hotel que a Meliá Hotels International, em parceria com a construtora Rio Ave, traz para o estado de Pernambuco. A parceria se concretiza com uma opção de hospedagem para o turista de negócios e de lazer. Um dos grandes diferenciais é a bela vista panorâmica à beira-mar da Nova Barra, em Jaboatão dos Guararapes (PE), Região Metropolitana do Recife. O hotel é o primeiro do Norte-Nordeste da rede espanhola, considerada uma das maiores empresas hoteleiras do mundo.
Com fachada de vidro, o hotel dispõe de 192 apartamentos com vista para o mar em seus 24 pavimentos. Projetado com apartamentos em quatro opções de tamanho: 36 m², 37,25 m², 41 m² e 43,5 m², o hotel tem quartos distribuídos em oito unidades por andar, além de contar com um restaurante de aproximadamente 231 m², lobby barfitness center e sauna. A cobertura é uma atração à parte, com piscina com borda infinita e vista panorâmica.
O hotel também oferece um foyer espaçoso, ideal para pequenas exposições, coquetéis, apresentações, coffee breaksvernissages entre outros eventos, estacionamento para 100 veículos e um salão de Eventos e Convenções com aproximadamente 545 m² para eventos divisível em três salas menores para reuniões.

TRYP Pernambuco:
Endereço: Avenida Bernardo Vieira de Melo, 8.472, Barra de Jangada, Jaboatão dos Guararapes/PE.
Telefone: (81) 3094.9700


Audiência pública discutirá teto de gastos para educação

Foto: Divulgação
A Comissão Especial que analisa a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241/2016, que pretende instituir um novo Regime Fiscal, aprovou requerimento do deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE) para a realização de uma audiência pública que tratará sobre o teto dos gastos públicos para as áreas sociais. A reunião será realizada em conjunto com a Comissão de Educação e a data será agendada a partir de uma negociação entre o deputado pernambucano e o presidente da Comissão Especial, deputado Danilo Forte (PSB-CE).

Segundo Danilo Cabral, há necessidade de fazer um debate de como conciliar o ajuste fiscal e a preservação das conquistas sociais das últimas duas décadas. “Essa é uma equação que precisamos fechar, de como preservar as conquistas sociais e recompor a estabilidade fiscal do Brasil. Os avanços que tivemos nas áreas sociais, principalmente na educação e na saúde, inclusive com a vinculação das receitas, não podem retroceder”, afirma.

O parlamentar destaca que o Governo garante que não vai haver nenhum tipo de prejuízo, de redução de receitas para os setores da educação, da saúde e da assistência social. “Entretanto, há estudos, da própria consultoria legislativa da Câmara dos Deputados que demonstram a possibilidade de haver redução de receita da ordem de quase R$ 300 bilhões para essas áreas. Só na educação seria de R$ 50 bilhões”, acrescenta.

A proposta de Emenda Constitucional nº 241-A/2016, foi encaminhada à Câmara dos Deputados, no dia 15 de junho de 2016, pelo Governo Federal, tendo por objetivo "alterar o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal”. Tal dispositivo, se aprovado, proporciona diversas alterações nos artigos 102 e 104 da CF/88. Ela limita, por exemplo, o aumento dos gastos públicos à taxa de inflação do ano anterior por um prazo de 20 anos.

A Comissão Especial foi instalada em 11 de agosto e seus trabalhos devem ser concluídos até novembro. O relator da matéria é o deputado federal Darcísio Perondi (PMDB/RS). Em seguida, o texto será encaminhado para votação no Plenário da Câmara dos Deputados em dois turnos. Se aprovada, a PEC será analisada pelo Senado.

Danilo Cabral é membro das Comissões Educação e da Especial que discute a PEC 241. O requerimento para realização da audiência pública foi apresentado e aprovado na reunião ordinária do colegiado na última quarta-feira (31). Serão convidados representantes do Governo Federal, especialmente dos Ministérios do Planejamento e da Educação, e representantes da sociedade civil. 

Crédito da foto: Lúcio Bernardo Jr. / acervo / Câmara dos Deputados
Área de anexos

Senado aprova impeachment e Dilma é afastada definitivamente da Presidência

Por 61 a 20, o plenário do Senado acaba de decidir pelo impeachment de Dilma Rousseff. Não houve abstenção. A posse de Temer ocorrerá às 16h no Senado.
O resultado foi comemorado com aplausos por aliados do presidente interino Michel Temer, que cantaram o Hino Nacional. O resultado foi proclamado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que comandou o julgamento do processo no Senado, iniciado na última quinta-feira (25).  
Agora, os senadores irão decidir se Dilma perde os direitos políticos por oito anos.
Fernando Collor, primeiro presidente eleito por voto direto após a ditadura militar, foi o primeiro chefe de governo brasileiro afastado do poder em um processo de impeachment, em 1992. Com Dilma Rousseff, é a segunda vez que um presidente perde o mandato no mesmo tipo de processo.
Dilma fará uma declaração à imprensa. Senadores aliados da petista estão se dirigindo ao Palácio da Alvorada para acompanhar o pronunciamento de Dilma.

Julgamento
A fase final de julgamento começou na última quinta-feira (25) e se arrastou até hoje com a manifestação da própria representada, além da fala de senadores, testemunhas e dos advogados das duas partes. Nesse último dia, o ministro Ricardo Lewandowski leu um relatório resumido elencando provas e os principais argumentos apresentados ao longo do processo pela acusação e defesa. Quatro senadores escolhidos por cada um dos lados – Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP), pela defesa, e Ronaldo Caiado (DEM-GO) e Ana Amélia (PP-RS), pela acusação – encaminharam a votação que ocorreu de forma nominal, em painel eletrônico.

Histórico
O processo de impeachment começou a tramitar no início de dezembro de 2015, quando o então presidente da Câmara dos Deputados e um dos maiores adversários políticos de Dilma, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), aceitou a peça apresentada pelos advogados Miguel Reale Jr., Janaína Paschoal e Hélio Bicudo.
No pedido, os três autores acusaram Dilma de ter cometido crime de responsabilidade fiscal e elencaram fatos de anos anteriores, mas o processo teve andamento apenas com as denúncias relativas a 2015. Na Câmara, a admissibilidade do processo foi aprovada em abril e enviado ao Senado, onde foi analisada por uma comissão especia, onde foi aprovado relatório do senador Antonio Anastasia (PMDB-MG) a favor do afastamento definitivo da presidenta.
Entre as acusações as quais Dilma foi julgada estavam a edição de três decretos de crédito suplementares sem a autorização do Legislativo e em desacordo com a meta fiscal que vigorava na época, e as operações que ficaram conhecidas como pedaladas fiscais, que tratavam-se de atrasos no repasse de recursos do Tesouro aos bancos públicos responsáveis pelo pagamento de benefícios sociais, como o Plano Safra.

UTENSÍLIOS DE BAMBU FINLANDEK GARANTEM BELEZA E MAIS SUSTENTABILIDADE NA COZINHA

Recife, setembro de 2016 – Para conferir ainda mais estilo à cozinha, Finlandek, marca exclusiva de artigos para casa do GPA, apresenta a Linha Nature, com utensílios de cozinha em bambu, tábua para corte, rolo para massas, colheres, espátulas, martelo e pilão para temperos. Com design moderno, os acessórios são mais ecológicos – uma vez que os produtos feitos integralmente de bambu contam com uma decomposição mais rápida no meio ambiente do que outros materiais – e não acumulam bactérias, prevenindo a contaminação dos alimentos. Algumas peças contam com detalhes coloridos em silicone que dão um toque de modernidade no ambiente.


CAIXA CULTURAL RECIFE APRESENTA EXPOSIÇÃO ÊXODOS

A CAIXA Cultural Recife apresenta, de 1º de setembro a 16 de outubro, a exposição Êxodos, do consagrado fotógrafo Sebastião Salgado. Premiado internacionalmente, Salgado é considerado um dos maiores talentos da fotografia mundial, pelo teor social em seu trabalho. Para chegar ao resultado de Êxodos, ele viajou durante seis anos, por 40 países, para mostrar a humanidade em trânsito, provocando uma reflexão sobre as questões políticas, sociais e econômicas de pessoas que foram obrigadas a deixar a sua terra natal. A mostra estará aberta para visitação gratuita de terças-feiras a domingos, das 10h às 19h.

 Êxodos é uma história reveladora, que retrata pessoas que abandonam a terra natal contra a própria vontade. Em geral elas se tornam migrantes, refugiadas ou exiladas, compelidas por forças que não têm como controlar, fugindo da pobreza, da repressão ou das guerras. "Mais do que nunca, sinto que a raça humana é somente uma. Há diferenças de cores, línguas, culturas e oportunidades, mas os sentimentos e reações das pessoas são semelhantes", define Salgado.

 A coleção com 60 pôsteres que compõem essa exposição foi doada por Lélia Wanick e Sebastião Salgado ao Instituto Terra, ONG ambiental que o casal fundou em 1998, em Aimorés (MG).

Na mostra, o visitante poderá conferir as fotografias divididas em cinco temas centrais: África; Luta pela Terra; Refugiados e Migrados; Megacidades; e Retratos de Crianças. São imagens impactantes que retratam a fuga de migrantes, refugiados e pessoas deslocadas em diferentes pontos do mundo; a tragédia sem paralelo da África; o êxodo rural, o conflito de terras e a urbanização caótica na América Latina; imagens das novas megalópoles asiáticas e, em cada uma dessas situações extremas, o registro daquelas que, mesmo envoltas no caos, mantêm viva a chama da esperança e da dignidade humana: as crianças.

TALENTO RECONHECIDO
Sebastião Salgado nasceu em 1944, em Aimorés, Minas Gerais. Economista de formação, começou sua carreira de fotógrafo em Paris, em 1973. Trabalhou sucessivamente com as agências Sygma, Gamma e Magnum Photos até 1994, quando, ao lado de Lélia Wanick Salgado, sua diretora artística, fundou a agência de fotografia Amazonas Images, que se tornou a base de todas as atividades inerentes ao seu trabalho.

Salgado esteve em mais de 100 países para projetos fotográficos que, além de inúmeras publicações na imprensa, foram apresentados em forma de livros e exposições apresentadas em museus no mundo inteiro, tais como: Outras Américas (1986), Sahel, l'Homme en détresse (1986), Trabalhadores (1993), Terra (1997), Êxodos e Retratos de Crianças do Êxodo (2000), África (2007), e Gênesis (2013). O livro mais recente, Perfume de Sonho, é fruto de uma viagem ao mundo do café (2015).

Sebastião Salgado recebeu inúmeras honrarias por seu talento e sensibilidade ao registrar o mundo e a humanidade. É embaixador de Boa Vontade da UNICEF; membro honorário daAcademy of Arts and Science dos Estados Unidos; recebeu a comenda da Ordem do Rio Branco, no Brasil; e é Commandeur de l'Ordre des Arts et des Lettres, pelo Ministério da Cultura e da Comunicação da França.

 Em 13 de abril 2016, foi eleito membro da Académie des Beaux-Arts de l'Institut de France, assumindo a cadeira ocupada anteriormente pelo fotógrafo Lucien Clergue.