Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Uso de acessórios de proteção radiológica agora é Lei em Pernambuco

De autoria dos deputados Beto Accioly (PSL) e Álvaro Porto, já está em vigor a Lei nº 15.888/2016, sancionada nesta sexta-feira (2) pelo governador Paulo Câmara. A matéria torna obrigatória a disponibilização do uso dos acessórios de proteção radiológica, quando solicitados pelos pacientes e acompanhantes, nos procedimentos que utilizem fontes artificiais de radiação ionizante, nas unidades públicas e privadas de saúde.

De acordo com a lei, consideram-se acessórios de proteção radiológica a vestimenta plumbífera que garanta a proteção do tronco dos pacientes e acompanhantes, incluindo tireoide e gônadas, aventais, óculos plumbíferos, luvas, protetores plumbíferos de tireoide e jaleco de manga longa para os trabalhadores. Todos esses acessórios devem observar as especificações da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.

A exposição durante o manuseio de equipamentos de diagnóstico com radiação possui grandes riscos, cabendo aos profissionais operadores à responsabilidade de sua proteção, do usuário e de seus acompanhantes, bem como a de outros profissionais que circulam ou auxiliam nos exames.

“Nenhuma dose de radiação é inócua. Nossa lei visa evitar irradiações desnecessárias e de partes do corpo humano que não necessitam do procedimento. De modo geral, as crianças são mais afetadas, pois possuem células em formação e crescimento. Nas mulheres, a radiação pode gerar alterações genéticas nos óvulos fecundados. Já os homens, podem se tornar inférteis”, explicou Beto Accioly.

Segundo o deputado, os usuários deverão ser informados sobre a possibilidade de uso dos acessórios de proteção antes do exame, a fim de decidirem utilizá-los ou não. A lei prevê ainda a afixação de cartazes informativos e o descumprimento poderá ser penalizado com advertência, multa e suspensão do alvará de funcionamento.

Acavasf promove recebimento itinerante de embalagens vazias de defensivos agrícolas em Lagoa Grande (PE)

Pequenos produtores podem devolver suas embalagens vazias de defensivos agrícolas sem precisar percorrer longas distâncias por meio dos recebimentos itinerantes. As ações consistem na montagem de estruturas temporárias em locais distantes das centrais de recebimento espalhadas pelo Brasil como forma de facilitar a devolução do material por parte dos agricultores. A iniciativa tem o apoio do inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) e é fundamental para aumentar a capilaridade do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos).

Minicurso discute teoria e prática do RPG como método de ensino

“O RPG como método de ensino I: Aspectos teóricos e práticos” é o tema do curso que o Núcleo de Pesquisa, Extensão e Cultura do Colégio de Aplicação da UFPE promove no dia 20 deste mês, das 14h às 17h, como parte das atividades do projeto Estudos e Reflexões para Prática Docente. Voltado para licenciandos e professores da Educação Básica, o curso será ministrado pelo professor Ricardo Ribeiro do Amaral (CAp) no Anfiteatro Iracema Lima Pires Ferreira, sala 12 do Centro de Educação da UFPE.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 13 ou até o encerramento das vagas via formulário digital. Há 60 vagas disponíveis e os participantes receberão certificação de conclusão. O curso tem por objetivo apresentar o Role-Playing Game (RPG) como recurso para o ensino, como método potencialmente interdisciplinar e multidisciplinar que leva os alunos a um nível de aprendizado contextualizado, em que cada indivíduo tem um papel ativo em sua aprendizagem.
O curso será dividido em duas partes. Inicialmente, será apresentado o RPG e seus usos na Educação: o que é? Quais os benefícios? Como vem sendo utilizado? Num segundo momento, serão apresentados aspectos mais práticos da aplicação do RPG: como estruturar uma aventura de RPG? Que aspectos pedagógicos devem ser considerados? Como é possível aplicar uma aventura em sala de aula? Por fim, o encontro será encerrado com uma roda de conversa em que todos possam relatar suas impressões ou dificuldades com a prática do RPG na escola.
REFLEXÃO – O Estudos e Reflexões para Prática Docente compõe-se da oferta programada de cursos, minicursos, oficinas e palestras nas diversas áreas do conhecimento, cujos temas nascem das experiências acadêmicas exitosas realizadas no Colégio de Aplicação, espaço de experimentação pedagógica da UFPE, bem como das grandes questões contemporâneas que circundam os debates na área da Educação. As ações são dirigidas aos licenciandos e professores da Educação Básica.
Mais informações
Núcleo de Pesquisa, Extensão e Cultura do CAp
nupexc.cap.ufpe@gmail.com

Grupo Inciti promove evento colaborativo às margens do Rio Capibaribe

O Inciti, Grupo de Pesquisa e Inovação para as Cidades, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), promove o evento colaborativo Quintal da Capunga, amanhã (3), às margens do Rio Capibaribe, no bairro do Derby, no Recife (acesso pela Rua Engenheiro Teófilo de Freitas, ao lado da faculdade Uninassau). A ação visa a estimular a ativação das margens do rio como espaço público para lazer, contemplação da paisagem e sensibilização ambiental. O evento é gratuito.

Estudantes treinam cérebro para o vestibular

Imagem meramente ilustrativa
Todos os anos, milhares de alunos dedicam horas estudando para realizar um sonho em comum: entrar na universidade. Exercícios preparatórias como simulados e revisões são regras básicas para enfrentar a prova. Mas o que muitos estudantes estão fazendo agora para conquistar um diferencial é treinar o cérebro.

Passa na frente aquele que consegue raciocinar rápido para terminar a prova no tempo estipulado; aquele que consegue se concentrar em meio à sala lotada de concorrentes; aquele que consegue acessar as informações na memória diante do nervosismo da situação. E quem pensa melhor é quem faz exercícios para o cérebro.

“A ginástica cerebral é toda atividade baseada em novidade, variedade e desafio crescente. Sua prática fortalece as ligações entre os neurônios e melhora habilidades como memória, concentração, criatividade e raciocínio”, explica a psicóloga e instrutora do Método de Ginástica Cerebral do SUPERA, Idalina Assunção.

As habilidades desenvolvidas pelo curso do SUPERA dão o suporte ao aluno que precisa estudar diariamente muitas disciplinas, decorar conceitos e fórmulas e resolver grande volume de exercícios.

“Para aprender, são necessárias inúmeras conexões neurais em que o cérebro funciona como uma orquestra para acessar a informação que é estocada em múltiplas áreas. A aprendizagem é mente e corpo: movimento, alimentação, ciclos de atenção e aprendizagem construída quimicamente por meio da plasticidade cerebral (a capacidade do cérebro de modificar seu funcionamento, se reorganizar estruturalmente e se adaptar em resposta à experiência e a estímulos repetidos)”, diz a especialista.

Serviço:

Método Supera no Recife
Endereço: Rua Real da Torre, 1036. Madalena.
Telefone: (81) 3236-2907

Endereço: Rua Francisco de Barros Barreto, 90. Boa Viagem
Telefone: (81) 3033-1695.

A CHEF MIAU CALDAS COMANDA O "PITADAS AO VIVO"

O mês de setembro traz, junto com o verão, uma culinária levinha e apetitosa para as aulas de culinária no Pão de Açúcar. O projeto“Pitadas ao Vivo”, que leva às lojas da rede o conteúdo da revista semanal do Pão de Açúcar (a “Pitadas”), apresenta algumas das delícias que a publicação ensina a fazer semanalmente. O evento tem o objetivo de aproximar ainda mais a rede dos seus clientes por meio da gastronomia, que já está no DNA da marca. Cada loja conta com a presença de um Chef renomado.

Amanhã, sábado (03/09), a Chef Miau Caldas lidera, no Pão de Açúcar Parnamirim, o “Pitadas ao Vivo”.  Na ocasião, a chef de cuisine irá preparar uma saborosa tilápia com espaguete de cenoura e dará dicas de harmonização com o prato com vinhos e sucos. O público presente poderá degustar a iguaria e ainda entender um pouco de harmonização. Serão cinco sessões de aulas abertas que acontecem a cada 1h30, entre 11h30 e 19h30. Cada aula dura, em média, 30 minutos.
Em um carrinho desenvolvido para a ação, equipado com cooktop, frigobar e espaço para a exposição dos itens utilizados, os chefs explicam o preparo da receita publicada na revista Pitadas. Os principais itens utilizados estarão com descontos em cada loja que recebe o evento apenas para clientes participantes do programa de relacionamento Pão de Açúcar Mais. Aqueles que ainda não forem, podem se cadastrar previamente ou na hora pelo aplicativo do programa disponível nas lojas de aplicativos dos smartphones (IOS ou Android) ou pelo site www.paodeacucarmais.com.br. O cadastro é gratuito. Mais informações sobre o evento no Facebook da rede.

Serviço Pitadas Ao Vivo:
Data: 03/09
Horários: 11h30; 13h30; 15h30; 17h30 e 19h30
Local: Pão de Açúcar Parnamirim – Rua Desembargador Goes de Cavalcante
Chef: Miau Caldas

Paulo detalha experiência da educação de Pernambuco para o Conselho do Instituto Sonho Grande

Os bons resultados obtidos pela educação pública de Pernambuco têm atraído o interesse de muitas administrações e entidades espalhadas pelo País que buscam conhecer melhor os detalhes do modelo adotado na Rede Estadual. Nesta sexta-feira (26.08), o governador Paulo Câmara recebeu os membros do Conselho do Instituto Sonho Grande para apresentar iniciativas e o planejamento que ajudaram a transformar a qualidade do ensino no Estado. 
Foto: Governo do Estado

Iniciativa estimula sociedade a apadrinhar crianças e adolescentes das casas de acolhimento

Diversas crianças e adolescentes que tiveram algum direito violado dentro do ambiente familiar acabam indo parar nas casas de acolhimento. Nas instituições, meninas e meninos recebem acompanhamento de profissionais e passam a viver como se fosse a própria casa.
Mas alguns desses jovens acabam atingindo a maioridade sem retomar o convívio com a família de origem ou se integrar a um núcleo familiar substituto, através da adoção. No entanto, iniciativas postas em prática pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) possibilitam aos jovens acolhidos construir laços de afinidade e afetividade com pessoas externas ao ambiente da instituição acolhedora.
Na cidade de Olinda, por exemplo, funciona o programa Anjos de Olinda. Coordenado pela Vara da Infância e Juventude, o trabalho está proporcionando aos jovens que vivem em instituições de acolhimento uma oportunidade de serem apadrinhados por outras famílias. A iniciativa atua com três linhas de ação. Uma delas se refere ao apadrinhamento afetivo, onde o padrinho acompanha o afilhado durante visitas, passeios e eventos festivos.
Para aderir ao programa, em Olinda, e permitir que os jovens acolhidos possam se integrar na sociedade, os interessados devem comparecer ao Departamento da Equipe Interprofissional no Fórum Lourenço José Ribeiro, na Vila Popular, Olinda. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 12 às 18h. Outras informações pelos fones: 3182.2681/2682. 

Comunidade de Jardim Velho é contemplada com obra de calçamento

O trabalho na Rua Jardim velho, no bairro de Jardim Velho, em Paulista, está a todo vapor. A Secretaria de Infraestrutura do Município está coordenando a obra de calçamento da via, que é um desejo antigo da comunidade.

Uma equipe composta por 15 trabalhadores está realizando o serviço no local, com o auxilio de máquinas motoniveladora e retroescavadeira. A expectativa é que a obra seja concluída dentro de dois meses.

O sentimento entre as pessoas é de satisfação e alegria. “Agora não precisamos nos preocupar com o transtorno que a lama provoca no período de chuva”, afirmou a babá Simone da Silva, que trabalha na rua há dois anos.


A dona de casa Janaína Alves, de 30 anos, é moradora do local desde que nasceu. “Esperávamos essa rua ser calçada há muitos anos, entrou e saiu prefeito e nenhum atendeu ao nosso pedido. Pra falar a verdade eu não acreditava nisso. Mas graças a atual gestão o sonho de ver nossas crianças brincar na frente de casa sem ficar doentes por conta da poeira vai ser concretizado”.

Desfiles cívicos no Ipojuca marcam comemoração à Semana da Pátria

Ipojuca se prepara para celebrar, a partir da próxima segunda-feira (05), o Dia da Independência do Brasil, comemorado no País no próximo dia 07 de setembro. Para isso, a Prefeitura preparou uma série de eventos que irá passar pelos distritos de Camela, Nossa Senhora do Ó, Ipojuca-Sede, além da praia de Serrambi. Este ano, estarão desfilando em todo Ipojuca cerca de 90 Instituições Públicas, entre órgãos municipais, estaduais, particulares, bandas independentes, associações e escoteiros.
O primeiro evento comemorativo é a “Cerimônia do Fogo Simbólico da Pátria” que acontece na segunda feira (05/09), a partir às 9h. O ritual é composto por uma corrida simbólica promovida pelos atletas das escolas da rede pública municipal de ensino cuja largada acontece, após a benção ecumênica, na quadra poliesportiva Adnilson José de Santana, no centro da cidade. Durante a corrida, os estudantes se revezam no transporte da tocha de fogo que acende a Pira na Escola Municipal Ministro Jarbas Passarinho, no Distrito de Camela.
No dia 06/09, a partir das 10h, a festa da pátria acontece na praia de Serrambi, com os desfiles da Banda ipojucana Santa Cecília, Secretaria Municipal de Defesa Social, Secretaria Especial da Mulher, Escola Municipal Professor Antônio Geraldo e da Escola Municipal Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco. Camela será o segundo distrito a realizar o Desfile Cívico da cidade, a partir das 16h. 
Já no dia 07/09 (quarta), acontece a apoteose dos eventos, a partir d