Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Aquarius

Pedro Henrique de Melo
(professor, jornalista, produtor cultural)
Especial para o Paulista Atualizado

Assisti ao filme e estou em êxtase. Primeiro porque o filme é do Recife, é de Pernambuco, e porque ele transpira poiesis...
A trilha sonora deste filme fica ecoando no nosso âmago e nos conduzem a uma nostalgia sem precedentes, a gente perde a noção entre o que é pretérito, presente e futuro, “hoje... cravo em meu corpo as marcas do meu tempo... hoje...” (...).  Simplesmente não conseguimos nos levantar da cadeira, o filme nos aprisiona cheios de sensações sinestésicas.
Adentra as entranhas da alma pernambucana e traz à tona os contrastes entre os Sobrados e Mocambos, assim como os ranços que entrelaçam a Casa Grande e a Senzala. Além de jogar água no rosto dos Donos do Poder, molhando o estamento burocrático..., sem esquecer de nos mostrar as Raízes do Brasil.
E mesmo que o status quo queira esconder, o filme derrama o pus, sem contaminar a água doce que nos inebria diante de tanta delicadeza que arrebata nossos olhos, a tal ponto do coração gritar: EU AMO MEU RECIFE, mesmo ele sendo tão desigual.
A rigor, o enredo da história conta a vida de Clara, uma jornalista musical aposentada, moradora do Edifício Aquarius, onde todos os outros já venderam os apartamentos, e uma construtora quer, DESESPERADAMENTE, derrubá-lo para construir um arranha-céu, mas Clara resisti. Por que venderia um apartamento grande e de frente para a beira-mar de Boa Viagem?
O melhor é o refinamento da personagem Clara interpretada por Sônia Braga. Ela é tão culta e aprazível que suas rugas não incomodam, muito pelo contrário, transpiram beleza...
Aquarius é um libelo da resistência, porque luta em prol dos princípios mais puros que norteiam a vida: preservar as memórias afetivas diante de tantos amores líquidos!
Outra singeleza marcante é quando toca na vitrola o poema O vento, declamado por Vinicius de Moraes e cantado pelo MPB4!!! Ufa!!! Não tem como conter as lágrimas: É BELO!
Enfim, Aquarius é repleto de sutilezas que tocam a alma e nos obrigam a entrar em um aquário do qual não queremos sair: assistam sem pudor.
Adorei e quero assistir novamente! Mas para quem está acostumado aos estrondos cinematográficos não irá gostar deste, pois ele fala em silêncio, sussurra em nossos ouvidos gemidos de plena satisfação!  

Governo de Pernambuco reforça a educação de Petrolina

PETROLINA – Estado com a melhor educação pública do Brasil, conforme o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), Pernambuco tem se mostrado persistente no desenvolvimento de políticas voltadas à consolidação do ensino público de qualidade. E mais uma demonstração desse trabalho foi assegurada, neste sábado (10.09), em Petrolina, no Sertão do São Francisco. Durante agenda no município, o governador Paulo Câmara entregou a quadra poliesportiva coberta da Escola Moysés Barbosa, equipamento proposto pelo Programa Quadra Viva, e autorizou o início das obras para a construção das escolas São Gonçalo e João de Deus. Juntas, as ações totalizam um investimento de aproximadamente R$ 8,2 milhões. Para o chefe do Executivo pernambucano, o foco agora é manter o ritmo de trabalho e melhorar os resultados.  
“Tivemos uma grande conquista esta semana. O primeiro lugar no IDEB  mostra que o caminho trilhado por Eduardo Campos, lá atrás, desde seu primeiro mandato, está dando frutos cada vez mais maduros. Não é fácil ter saído da 21ª colocação e chegarmos ao topo do Índice como a melhor educação pública do País. Por isso, temos bons motivos para comemorar. Mas precisamos ter o pé no chão, temos muito ainda o que melhorar e o que avançar. Não podemos nos acomodar: é necessário manter o crescimento constante, avançar nas políticas educacionais, para,  assim, realizar o sonho de Eduardo de ter o filho do rico e do pobre estudando na mesma escola”, sublinhou Paulo Câmara.

Tumulto no Case da Funase de Timbaúba

Na noite de ontem (09) ocorreu um tumulto no Case (Centro de Atendimento Socioeducativo) de Timbaúba. O tumulto foi causado por uma briga entre grupos rivais. Colchões foram queimados e o fogo foi rapidamente controlado pelos bombeiros. Não houve feridos, nem vítimas.
Em meio ao tumulto, 12 jovens conseguiram fugir pulando o muro da unidade.
A Polícia foi acionada, controlou a situação e já começou as buscas pelos foragidos. Nenhum foi recapturado ainda.
O Case de Timbaúba tem capacidade para 60 jovens. A unidade está passando por uma recontagem. Por esta razão, a Funase não tem condições de informar quantos jovens o Case de Timbaúba abriga no momento.

Ao lado do governador, Miguel faz caminhada histórica pelo Centro de Petrolina

Milhares de pessoas vestidas de azul tomaram as ruas do Centro de Petrolina na manhã deste sábado (10) para uma caminhada histórica com Miguel Coelho e Luska Portela. Os candidatos estiveram acompanhados também pelo governador Paulo Câmara, o senador Fernando Bezerra, o ministro Fernando Filho e grandes lideranças políticas do Sertão no maior evento de rua realizado na campanha deste ano na capital do São Francisco.

Após passar pelas principais avenidas do Centro puxando a multidão azul, Miguel destacou a campanha propositiva que tem feito em defesa da retomada do desenvolvimento da cidade. "Petrolina está com saudade de crescer, sente falta de um prefeito que, ao invés de brigar com os outros, possa construir parcerias para fazer nossa Petrolina voltar a se desenvolver. Nossa campanha não para de crescer, sem agredir ninguém, sem baixaria, e hoje a população já percebe que nossas propostas são as melhores para a cidade voltar a ser uma referência”.

Paulo Câmara, que esteve em Petrolina para anunciar duas escolas reivindicadas por Miguel, destacou a importância de um prefeito sintonizado com o Governo. “A partir de janeiro, junto com Miguel, poderemos trabalhar em conjunto para melhorar a saúde, o saneamento, a segurança de Petrolina. Eu tenho certeza que, Miguel como prefeito, Petrolina voltará ao caminho certo”, garantiu o governador.  

O discurso de aliança de forças também foi defendido pelo senador Fernando Bezerra, que ressaltou a capacidade de Miguel de ter reunido novamente as principais lideranças da cidade. “Petrolina sempre soube que através de sua força política se pode construir um futuro melhor. Agora, estamos com uma imensa responsabilidade: unir Petrolina inteira, não apenas uma família. Unir todas as cores para que nossa cidade volte a ser uma referência de Pernambuco, do Nordeste e do Brasil”.

Veja as fotos da caminhada de Junior Matuto no bairro da Conceição



A caminhada de Junior Matuto, candidato à reeleição no município de Paulista, aconteceu ontem na Avenida José Geraldo Arquiteto até o canal Araxá,  bairro da Conceição. Veja a cobertura fotográfica na página do Facebook do Blog Paulista Atualizado