Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

SESI antecipa campanha de prevenção aos cânceres de mama e próstata nas indústrias

O Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI/PE) lança, nesta terça-feira (13), a campanha de prevenção aos cânceres de mama e próstata nas indústrias. A entidade vai realizar palestras educativas para esclarecer os trabalhadores sobre as doenças, seus impactos e como preveni-las, já que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura em até 90%. O SESI antecipou as ações do Outubro Rosa, de combate ao câncer de mama, e o Novembro Azul, contra o câncer de próstata, para tentar reduzir as vítimas dessas doenças que matam cerca de 30 mil brasileiros todos os anos.

Na ocasião, a equipe do SESI mostrará como funcionam os sistemas reprodutor, o câncer de mama e o de próstata, seus sintomas e os fatores de risco. As palestras têm 1h de duração para até 80 pessoas, o que permite atingir o maior número de pessoas e viabiliza oportunidades para esclarecer as dúvidas dos participantes. “Essa é uma oportunidade de desmistificar essas doenças, especialmente para o industriário, estimular o cuidado com a saúde e preservar a força de trabalho das empresas pernambucanas”, afirma a coordenadora do programa de Educação Continuada da instituição, Grace Barbosa.

Os interessados devem entrar em contato com a unidade do SESI mais próxima ou pelo telefone (81) 3412.8352, e-mail relacionamento@pe.sesi.org.br ou pelo WhatsApp (81) 9.8829.3330.

Seminário sobre aleitamento materno em Paulista

O Teatro Paulo Freire, na área central do Paulista, recebeu nesta segunda-feira (12.09), pela manhã, um seminário sobre aleitamento materno. O evento foi uma iniciativa do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e da Secretaria de Saúde do município. Participaram do evento 42 equipes da saúde da família e dez do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS).

O seminário foi ministrado pela Prof.ª Giovanna Lutosa, mestre em saúde materno infantil, enfermeira no Instituto Materno Infantil de Pernambuco (IMIP) e tutora da Faculdade Pernambucana de Saúde. A especialista falou sobre a importância da amamentação, como ajudar a mãe na pega correta, a importância da busca de informações durante o pré-natal, fatores de risco do desmame precoce, entre outros.

A coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Maria Cristina da Silva, ressaltou que esse tipo de palestra ajuda bastante o trabalho das enfermeiras da Atenção Básica no auxílio correto às mães e na multiplicação do incentivo à amamentação.

Durante o encontro ocorreu, ainda, um momento de interação maior com o público com perguntas e repostas sobre dúvidas no aleitamento. E por último houve uma rodada de conversa a respeito das ações desenvolvidas no incentivo ao aleitamento materno no Paulista.

Professor Lupércio inaugura comitê em Olinda

Candidato à Prefeitura de Olinda, o deputado estadual Professor Lupércio inaugurou seu comitê na noite desta sexta-feira, 09. O ato contou com a presença do presidente estadual do Solidariedade, deputado federal Augusto Coutinho, e correligionários ligados à sigla no município – entre eles, Armando Sérgio, que disputou a majoritária na cidade em 2012.


“Quando a gente iniciou a trajetória, alguém disse que a nossa candidatura era um voo de perua. Mas essa pessoa se esqueceu de que o nosso voo é de águia. Estamos capacitados para governar Olinda e a receptividade ao nosso nome tem sido ótima. Sentimos que existe uma onda “Professor Lupércio” na cidade. Por onde a gente passa, escuto as pessoas dizendo que vão votar em mim”, declarou Lupércio.

Presidente estadual do Solidariedade, Augusto Coutinho endossou a candidatura do parlamentar. “O povo de Olinda tem que fazer uma avaliação. Não podemos ficar 16 anos nas mãos de um partido político. É hora de colocar uma pessoa que vai fazer com que Olinda avance. E esse é o palanque da mudança. Lupércio é uma pessoa que vive as dificuldades de Olinda e sabe do que o povo precisa”, afirmou.

Ex-postulante, Armando Sérgio enalteceu a candidatura de Lupércio. “A gente tem um candidato que conhece os problemas da cidade, que viveu os problemas da cidade. Chegou a hora da gente colocar alguém que sofreu os mesmos problemas que o povo de Olinda sofre. Chegou o momento do olindense acreditar em um novo projeto”, comentou.

O comitê fica localizado na Av. Ministro Marcos Freire, 117, à Beira-Mar de Bairro Novo. O espaço vai funcionar diariamente, das 8 às 18h.

Aumento da violência é marca das gestões Paulo e Geraldo

O mês de agosto terminou com números pouco favoráveis ao dia a dia da população. Segundo dados da Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS), no mês passado foram registrados 71 homicídios no Recife, pior resultad