Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

SESI antecipa campanha de prevenção aos cânceres de mama e próstata nas indústrias

O Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI/PE) lança, nesta terça-feira (13), a campanha de prevenção aos cânceres de mama e próstata nas indústrias. A entidade vai realizar palestras educativas para esclarecer os trabalhadores sobre as doenças, seus impactos e como preveni-las, já que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura em até 90%. O SESI antecipou as ações do Outubro Rosa, de combate ao câncer de mama, e o Novembro Azul, contra o câncer de próstata, para tentar reduzir as vítimas dessas doenças que matam cerca de 30 mil brasileiros todos os anos.

Na ocasião, a equipe do SESI mostrará como funcionam os sistemas reprodutor, o câncer de mama e o de próstata, seus sintomas e os fatores de risco. As palestras têm 1h de duração para até 80 pessoas, o que permite atingir o maior número de pessoas e viabiliza oportunidades para esclarecer as dúvidas dos participantes. “Essa é uma oportunidade de desmistificar essas doenças, especialmente para o industriário, estimular o cuidado com a saúde e preservar a força de trabalho das empresas pernambucanas”, afirma a coordenadora do programa de Educação Continuada da instituição, Grace Barbosa.

Os interessados devem entrar em contato com a unidade do SESI mais próxima ou pelo telefone (81) 3412.8352, e-mail relacionamento@pe.sesi.org.br ou pelo WhatsApp (81) 9.8829.3330.

Seminário sobre aleitamento materno em Paulista

O Teatro Paulo Freire, na área central do Paulista, recebeu nesta segunda-feira (12.09), pela manhã, um seminário sobre aleitamento materno. O evento foi uma iniciativa do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e da Secretaria de Saúde do município. Participaram do evento 42 equipes da saúde da família e dez do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS).

O seminário foi ministrado pela Prof.ª Giovanna Lutosa, mestre em saúde materno infantil, enfermeira no Instituto Materno Infantil de Pernambuco (IMIP) e tutora da Faculdade Pernambucana de Saúde. A especialista falou sobre a importância da amamentação, como ajudar a mãe na pega correta, a importância da busca de informações durante o pré-natal, fatores de risco do desmame precoce, entre outros.

A coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Maria Cristina da Silva, ressaltou que esse tipo de palestra ajuda bastante o trabalho das enfermeiras da Atenção Básica no auxílio correto às mães e na multiplicação do incentivo à amamentação.

Durante o encontro ocorreu, ainda, um momento de interação maior com o público com perguntas e repostas sobre dúvidas no aleitamento. E por último houve uma rodada de conversa a respeito das ações desenvolvidas no incentivo ao aleitamento materno no Paulista.

Professor Lupércio inaugura comitê em Olinda

Candidato à Prefeitura de Olinda, o deputado estadual Professor Lupércio inaugurou seu comitê na noite desta sexta-feira, 09. O ato contou com a presença do presidente estadual do Solidariedade, deputado federal Augusto Coutinho, e correligionários ligados à sigla no município – entre eles, Armando Sérgio, que disputou a majoritária na cidade em 2012.


“Quando a gente iniciou a trajetória, alguém disse que a nossa candidatura era um voo de perua. Mas essa pessoa se esqueceu de que o nosso voo é de águia. Estamos capacitados para governar Olinda e a receptividade ao nosso nome tem sido ótima. Sentimos que existe uma onda “Professor Lupércio” na cidade. Por onde a gente passa, escuto as pessoas dizendo que vão votar em mim”, declarou Lupércio.

Presidente estadual do Solidariedade, Augusto Coutinho endossou a candidatura do parlamentar. “O povo de Olinda tem que fazer uma avaliação. Não podemos ficar 16 anos nas mãos de um partido político. É hora de colocar uma pessoa que vai fazer com que Olinda avance. E esse é o palanque da mudança. Lupércio é uma pessoa que vive as dificuldades de Olinda e sabe do que o povo precisa”, afirmou.

Ex-postulante, Armando Sérgio enalteceu a candidatura de Lupércio. “A gente tem um candidato que conhece os problemas da cidade, que viveu os problemas da cidade. Chegou a hora da gente colocar alguém que sofreu os mesmos problemas que o povo de Olinda sofre. Chegou o momento do olindense acreditar em um novo projeto”, comentou.

O comitê fica localizado na Av. Ministro Marcos Freire, 117, à Beira-Mar de Bairro Novo. O espaço vai funcionar diariamente, das 8 às 18h.

Aumento da violência é marca das gestões Paulo e Geraldo

O mês de agosto terminou com números pouco favoráveis ao dia a dia da população. Segundo dados da Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS), no mês passado foram registrados 71 homicídios no Recife, pior resultado para um mês desde 2013, quando foi criada a Secretaria Municipal de Segurança Urbana, que teria o propósito de auxiliar o Governo do Estado no combate à violência. Em Pernambuco, foram registrados 363 assassinatos somente no mês passado – o segundo pior resultado do ano, atrás apenas de março, quando foram registradas 395 mortes intencionais.
                        
No acumulado de 2016, a paralisia dos governos do PSB no Estado e na Prefeitura do Recife provocou a ocorrência de 2.769 óbitos violentos entre janeiro e agosto, superando em 26,6% o resultado do mesmo período no ano passado. No Recife, infelizmente, a alta do número de homicídios é ainda mais dramática: 439 crimes violentos nos primeiros oito meses deste ano contra 319 no mesmo período em 2015, um crescimento de 37,6%.     
                    
“Desde que o Pacto pela Vida do Recife foi criado, em 2013, o número de homicídios na capital pernambucana teve um crescimento de 43%. Isso mostra a completa ineficiência do programa implantado ainda no início da gestão Geraldo Júlio, que prometia auxiliar o Estado a reduzir a criminalidade. Segundo informações da própria SDS, o Recife é hoje a cidade do Estado onde mais se cometem homicídios intencionais”, destacou o deputado Silvio Costa Filho (PRB), líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco.      
                  
O total de assassinatos não é o único que apresentou crescimento em Pernambuco nos últimos tempos. Segundo o Sindicato dos Rodoviários, já são mais de 1,1 mil assaltos a ônibus no Grande Recife somente este ano. O número de investidas a bancos e caixas eletrônicos também não para de crescer assustadoramente e nem as unidades oficiais de segurança são respeitadas.
                        
As queixas de Silvio encontram eco no presidente da Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco (Adeppe), Francisco Rodrigues. “A maioria dos imóveis onde funcionam delegacias, principalmente no interior, é de casas alugadas, que não têm instalações adequadas. Também falta material de limpeza e de escritório. A delegacia de Afogados está sem água devido a um débito de seis meses com a Compesa. A ligação só pode ser refeita após a quitação", afirmou. De acordo com o representante, os profissionais esperam que o governo atenda às pautas da categoria, que incluem incorporação de gratificações, melhorias estruturais nas unidades e reajuste salarial.

Silvio defende um amplo debate sobre a segurança no Estado para promover o resgate dos princípios do Pacto pela Vida. “Estamos caminhando para fechar o terceiro ano consecutivo de crescimento na criminalidade. Já passou da hora de realizarmos uma ampla discussão sobre o tema. Independentemente de orientação política, é preciso envolver os poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, os municípios e os agentes de segurança, além de toda a sociedade civil organizada para tirar o Estado dessa situação. A Bancada de Oposição tem insistido na necessidade de construção desse diálogo desde o ano passado, mas lamentavelmente, até hoje, só recebeu o silêncio como resposta do governo do Estado”, criticou.

EXTRA LANÇA COLEÇÃO PRIMAVERA-VERÃO EM TODO O BRASIL

O Extra anuncia novidades no setor têxtil para a temporada de Primavera-Verão. Disponível em todo o País a partir de setembro, a nova coleção conta com peças que acompanham as tendências de moda para a temporada, ideal para quem busca estilo sem abrir mão de qualidade e custo-benefício.

As peças femininas chegam repletas do clima caribenho, onde o oceano e as cores vibrantes das paisagens paradisíacas e a descontração própria das cidades turísticas inspiram a nova coleção. O mix de estampas étnicas, navy e florais trazem frescor e energia de uma nova estação e permitem que cada um possa criar dentro do seu estilo a sua forma de se vestir.

Empreendedorismo e projetos

Amanhã a Faculdade dos Guararapes (FG) lança núcleo de atendimento gratuito contábil e tributário a moradores de baixa renda e microempresas, em conjunto com a Receita Federal. A iniciativa faz parte da programação de evento gratuito e aberto ao público sobre empreendedorismo, que começa segunda (12) e vai até sexta (16), com palestras e apresentação de projetos e iniciativas empreendedoras, no campus Piedade da instituição de ensino. Foco principal: profissionais liberais ou quem pensa abrir negócio próprio. Estou às ordens. 


LBV oferece capacitação profissional gratuita

A unidade socioeducacional da Legião da Boa Vontade (LBV), situada na área central do Recife, está com inscrições abertas para a última turma de 2016 do seu curso gratuito de Informática, composto por três módulos: Digitação, Informática e Internet. 

Jovens e adultos na faixa etária de 14 a 50 anos que necessitam de capacitação e almejam o primeiro emprego ou a reinserção ao mercado de trabalho, e que estejam cursando, ou tenham concluído o 8º ano do ensino fundamental – equivalente à antiga 7ª série, encontra na Instituição oportunidade.

São oferecidas 100 vagas e o período de inscrição é até o dia 16 de setembro, no horário das 9h às 12h e 13h às 17h. Nas aulas, os participantes aprenderão a utilizar aplicativos (editor de texto e planilha eletrônica), programas para navegação na internet e sistema operacional.

O curso prepara o aluno para o mundo do trabalho, que cada vez mais exige qualificação do trabalhador. Os alunos ainda recebem orientação para montar e formatar o próprio currículo e, então, enviá-lo a empresas. O curso com carga horária de 60h/aula certifica o aluno concluinte.