Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Hoje tem caminhada de Junior Matuto em Jardim Paulista; veja a cobertura fotográfica no facebook do Paulista Atualizado

O prefeito da cidade do Paulista e candidato à reeleição realiza caminhada hoje à tarde, às 15h, no bairro de Jardim Paulista Baixo. A concentração será no casarão, localizado por trás do Senac. Ontem, a caminhada aconteceu no bairro da Vila Torres Galvão. Confira a cobertura fotográfica. Clique aqui.

PROFESSOR LUPÉRCIO PROMETE CRIAR ESCOLAS DE MÚSICA EM OLINDA

Com o objetivo de combater a ociosidade e reduzir índices de violência, o deputado estadual e candidato à Prefeitura de Olinda, Professor Lupércio, quer criar Escolas de Música em comunidades carentes do município. A promessa foi feita nesta terça-feira, 13, em caminhada pela Ilha de Santana, que fica localizada em Jardim Atlântico.

A unidade de ensino também vai servir para incentivar a formação de profissionais do ramo da música, permitindo que pessoas interessadas em enveredar pela área consigam se qualificar. Com foco voltado para a juventude, a iniciativa irá contemplar modalidades como violão, saxofone, bateria, percussão e teclado. As aulas serão gratuitas.

“As escolas de música vão proporcionar que muitas pessoas tenham a oportunidade de dar seus primeiros passos na área e servirão para que a ociosidade seja combatida. Além de qualificar o cidadão, isso vai gerar uma redução nos índices de violência”, explicou Lupércio.

Saiba o que você pode fazer para evitar infecções hospitalares

O controle de infecções hospitalares é uma das grandes preocupações de todo centro de saúde. Elas são causadas por fungos, bactérias ou vírus, depois que o paciente está há mais de 48h no hospital ou depois de algum procedimento realizado dentro do ambiente hospitalar.  De acordo com Danielly Mouzinho, chefe da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH, do Hospital Jayme da Fonte, a gravidade da infecção vai depender de fatores diversos, incluindo procedimentos que vão desde uma vacina intramuscular até as cirurgias de grande porte como, transplantes ou cirurgias cardíacas. O microorganismo causador, o local no corpo em que a infecção se manifesta, a imunidade do paciente e doenças preexistentes também são fatores determinantes na gravidade da infecção.

Na verdade, o termo infecção hospitalar atualmente vem sendo substituído pela expressão IRAS – Infecção Relacionada à Assistência à Saúde. Danielly explica que existe um grande trabalho para evitar as IRAS, pois o próprio ambiente hospitalar é repleto de fontes causadoras como: procedimentos invasivos de sondagem vesical, punção venosa, assistência ventilatória, transfusão sanguínea, nebulização, uso indiscriminado de antibióticos, falta da correta higiene das mãos, etc. Por isso, desde 1998, é obrigatório que todos os hospitais brasileiros tenham uma CCIH.

O trabalho da CCIH é basicamente controlar os casos de infecções hospitalares e prevenir a ocorrência de novos casos. Segundo Danielly Mouzinho, a comissão trabalha fazendo a vigilância constante dos pacientes internados, orientando e realizando treinamentos com todos os profissionais, incluindo colaboradores da higienização, copa e até mesmo os que estão frente a frente com os pacientes como enfermeiros, fisioterapeutas e médicos, notificando e monitorando casos suspeitos de infecção e adotando medidas de controle. “Algumas dessas medidas de controle adotadas no Hospital Jayme da Fonte é o Protocolo de Cirurgia Segura; a Certificação de Fixação Segura, que é a adoção de técnica estéril para fixar o acesso venoso, o que reduz de forma bastante significativa a ocorrência de infecção sanguínea; e um rigoroso controle no CME - Central de Material e Esterilização, garantindo que todos os materiais que vão para as cirurgias estão atendendo a todas as recomendações técnicas da ANVISA” reforça a profissional.

Danielly também explica sobre a importância de quem vai visitar pacientes internados: Sempre lavar as mãos ao entrar e sair do hospital e antes de tocar no paciente e em seus pertences; evitar tocar nos equipamentos conectados aos pacientes; não levar flores e alimentos para o ambiente hospitalar; não sentar na cama do paciente nem utilizar sua cadeira e mesa de cabeceira; não visitar o paciente se estiver portando alguma doença contagiosa; evitar aglomeração de pessoas no apartamento do paciente e também nos corredores. “Estas são algumas medidas simples que, junto com a CCIH, ajudam no controle das infecções hospitalares”, finaliza. 

Samba, Solidariedade e Feira Afro em mais uma edição do Clube do Samba de Recife


Neste domingo (18), acontece mais uma edição do Clube do Samba de Recife.  A voz do samba pernambucano, Karynna Spinelli, recebe convidados especiais para mais uma tarde de música de qualidade e solidariedade na quadra central do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife, a partir das 14h.

Entre os convidados estão Cris Galvão, Leno Galeria, Lia Morais, Leide do Banjo e direto de Goiana, Lucas Torres, reunindo o melhor do samba. No repertório, além das músicas autorais de Karynna, os artistas interpretam sucessos de grandes nomes do samba brasileiro.

Ainda no dia do Clube do Samba, o público contará com a Feira Quilombar de Arte Negra, um coletivo criado para fortalecer artistas e artesãos que trabalham, especificamente, com arte para o público que aprecia e consome os produtos com a temática afro brasileira. É um espaço afirmativo do povo negro. A feira agrega 14 artesãos e conta com produtos como brincos, camisas, colares, turbantes, instrumentos musicais, entre outros. Entre as marcas que estão presentes na Quilombar estão a Negra Danny, Duafe, Africool, Aflorar, Zalica e Ateliê Bongar.

Com a proximidade com o Dia das Crianças, Karynna homenageia os Ibejis, sincretizado nos santos Cosme e Damião, e pede ao público que  contribuía com guloseimas, brinquedos, roupas e livros infantis para tornar a festa das crianças do Morro, no dia 12 de outubro, mais feliz, sempre com muito samba e solidariedade. No último Clube do Samba, em agosto, foram arrecadados mais de meia tonelada de alimentos que beneficiou as famílias carentes do Morro da Conceição.

O Clube do Samba tem apoio da Prefeitura da Cidade do Recife, da Secretaria de Enfrentamento ao Crack, os comerciantes do Morro da Conceição,  os amigos do Clube do Samba, com patrocínio da EMPETUR.

O CLUBE DO SAMBA - Fundado em 2009 nas ruas do Morro da Conceição, o CSR é considerado um dos maiores movimentos de rua de samba Brasileiro. Nascido no Morro, o movimento levou à Comunidade música de qualidade, fomento ao comércio e ao turismo, tendo em vista que os encontros mensais levaram mais de cinco mil pessoas em cada edição, pessoas sedentas por cultura e pela beleza visual do lugar.
Além do enriquecimento cultural para os moradores da região, o Clube do Samba formenta a economia local, oferecendo aos moradores e comerciantes da área uma oportunidade de crescimento desde os donos de bares e restaurantes da região, como aos vendedores e catadores de recicláveis.
O Clube do Samba de Recife inspirado no carioca João Nogueira, vem enfatizando a disseminação positiva e vitoriosa do samba de Pernambuco em cidades como Rio de Janeiro,Salvador, Natal, São Paulo, Paraíba e Brasília. 


SERVIÇO:
Clube do Samba do Recife com Karynna Spinelli e convidados
Quando: 18 de setembro
Horário: 14h às 17h
Onde: Quadra Central do Morro da Conceição
Entrada:  Contribuição de doces, guloseimas, brinquedos, roupas e livros infantis para serem doadas para as crianças do Morro da Conceição

Petrolina: Fernando Bezerra homenageia cidade-natal e convida população a refletir sobre futuro do município

Brasília, 13/09/16 – Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) subiu à Tribuna do Senado, nesta tarde (13), para parabenizar Petrolina (PE) – cidade-natal do parlamentar – que, no próximo dia 21, irá comemorar 121 anos de emancipação política. Ao homenagear os conterrâneos, o senador convidou a população a refletir sobre o futuro que os cidadãos desejam para o município.
“Porque a esperança por dias melhores está sempre presente no coração dos petrolinenses. É uma força que nunca esmorece. Porque é a força de quem ama a sua cidade”, destacou. Após lembrar os avanços conquistados pelo município durante as três oportunidades em que foi prefeito de Petrolina, o senador Fernando Bezerra – considerado o gestor que mais investiu em saneamento – lamentou as dificuldades enfrentadas, atualmente, pela população.
“Os últimos anos não têm sido fáceis para o povo petrolinense por conta de uma gestão municipal que não soube cuidar da cidade e deixou a população desassistida”, lamentou o senador. Na avaliação de Bezerra Coelho, o município regrediu em diferentes aspectos; principalmente, nas áreas de saúde e saneamento. “Mas, o petrolinense é forte. O petrolinense não se abate. E está enfrentando, com coragem, esta dificuldade; igual a todas as outras que já enfrentou e sempre venceu”, destacou.
Confira, abaixo, a íntegra do pronunciamento feito pelo senador Fernando Bezerra Coelho:

“Senhor Presidente,
Senhoras Senadoras, Senhores Senadores,
Ocupo hoje a Tribuna para prestar minha homenagem à cidade de Petrolina, que no dia 21 de setembro comemora 121 anos de emancipação política. E essa homenagem vai sobretudo para o povo da minha cidade. Um povo que é conhecido por enfrentar, com firmeza, as dificuldades. E que tem uma força – uma capacidade de superação – que é exemplo não só para o Estado de Pernambuco mas para todo o Brasil.
Não por acaso, Petrolina é conhecida como a terra dos impossíveis, e sua história mostra o porquê desse nobre título. De um local de passagem para se chegar a Juazeiro da Bahia, Petrolina tornou-se a grande cidade que é hoje, com mais de 330 mil habitantes. Ela também é chamada “a Capital do São Francisco”.
Petrolina soube vencer a dificuldade da seca para se tornar uma grande potência da fruticultura no Brasil em pleno sertão pernambucano. E tudo isso graças à visão de homens públicos que souberam lutar por sua terra, levando água para irrigar o sertão, e transformar Petrolina num exemplo para todo o país.
Tive a honra de ser prefeito por três vezes e pude contribuir para o desenvolvimento da minha cidade. Construímos o Centro de Convenções, o Hospital de Traumas, a Orla 2, a Biblioteca Cid Carvalho. Pavimentamos e calçamos centenas de ruas e duplicamos várias avenidas, como a Monsenhor Ângelo Sampaio, a Avenida da Integração, a Avenida dos Tropeiros, a Avenida 7 de Setembro e tantas outras obras que tivemos a oportunidade de realizar.
Me orgulho de ter sido o prefeito que mais investiu em saneamento. Carrego também, a alegria de ter doado o terreno para a implantação da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Uma luta inesquecível do Deputado Osvaldo Coelho.
Na zona rural, tivemos também a alegria de entregar mais de três mil cisternas. Implantamos as Adutoras de Rajada, de Cristália, a de Uruás, Cruz de Salinas, Atalho e Caititu, entre outros sistemas de abastecimento que levam água para diversas outras comunidades e assentamentos de Petrolina e região. Levamos, ainda, energia elétrica para mais de duas mil famílias.
Em todos os cargos públicos que já ocupei, seja como secretário de Estado, deputado estadual, deputado federal, ministro da Integração Nacional, e hoje exercendo o mandato de senador, em todos eles, sempre busquei trabalhar pelo bem de Petrolina, lutando para destinar recursos e levar programas dos governos federal e estadual, para atender as necessidades de nossa população. Porque para mim, essa é a forma de retribuir todo o apoio que Petrolina sempre me deu.
Os últimos anos, Senhor Presidente, não têm sido fáceis para o povo petrolinense por conta de uma gestão municipal que não soube cuidar da cidade e deixou a população desassistida. Petrolina regrediu em muitos aspectos, notadamente no saneamento e na saúde. Mas, o petrolinense é forte. O petrolinense não se abate. E está enfrentando, com coragem, essa dificuldade; igual a todas as outras que já enfrentou, e sempre venceu. Porque a esperança por dias melhores está sempre presente no coração dos petrolinenses. É uma força que nunca esmorece. Porque é a força de quem ama a sua cidade.
Que o dia 21 de setembro seja um dia de alegria para todos os petrolinenses; mas, que sobretudo, seja também um dia de reflexão. Para que o povo de Petrolina possa pensar sobre a nossa cidade, e que futuro nós queremos para ela e que ela merece por sua grandiosidade. Desejo, portanto, um feliz aniversário para a nossa querida Petrolina. E um forte abraço, que mando a todos que amam a nossa querida cidade!
Muito obrigado.”

EXEMPLO DE CAMPEÃO

A convite do deputado estadual Lucas Ramos (PSB), o jogador de futebol Carlinhos Bala, conheceu esta terça-feira (13) o belo trabalho desenvolvido no Centro Comunitário da Paz (Compaz) Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, Zona Norte do Recife. Ficou encantado. Por várias vezes enfatizou o quanto gostaria de contar com um espaço como esse quando era criança, adolescente.
O jogador aproveitou para falar um pouco sobre sua trajetória de luta e vencedora para os jovens que participam de atividades na área de artes marciais do Compaz. Em cada sala, cada corredor, desfrutou do carinho de membros da comunidade que reconhecem em Carlinhos Bala a figura de um campeão.



LUCAS RAMOS LEMBRA SONHO DE EDUARDO CAMPOS EM DISCURSO SOBRE O IDEB

O sucesso de Pernambuco no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi o tema do discurso desta terça-feira (13) do deputado estadual Lucas Ramos (PSB) no plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE-PE).

O parlamentar deu início a sua fala lembrando uma frase do saudoso ex-governador Eduardo Campos: “No dia em que os filhos do pobre e do rico estudarem na mesma escola, nesse dia o Brasil será o país que queremos”. Desde esse célebre depoimento, o Estado tem mostrado resultados significativos na área de educação e se destacado entre as demais Unidades da Federação.

Para coroar um trabalho que já dura uma década, Pernambuco obteve, segundo dados apresentados na semana passada, a maior nota, junto com São Paulo, no IDEB.

O indicador de qualidade aferido pelo Ministério da Educação a cada dois anos e que vai de zero a dez, deu nota 3,9 ao Estado em 2015 – maior do que a meta, de 3,6, e até mesmo do que a média nacional, que foi de 3,5. Antes Pernambuco estava em quarto lugar.

Vários fatores indicam que o Estado está no caminho certo na construção de uma educação pública de referência. No ensino médio, Pernambuco também superou sua meta – que era de 3,9 – passando da nota 3,8 para a nota 4,0. Desde 2011, o IDEB do ensino médio não cresce no País. Em pernambuco conseguiu crescer, junto apenas com o Amazonas.

"O Estado tem hoje uma escola mais atrativa para o ensino médio, com programa de intercâmbio; acompanhamento de metas; e uma rede integral forte, que se tornou referência para todo o País", lembrou Lucas Ramos. "Inclusive para o próprio Ministério da educação, que, inspirado em nosso exemplo, vê o ensino integral como um importante aliado para reverter o quadro geral nacional, que tem se apresentado desfavorável."

Atualmente, dos 614 mil alunos matriculados na rede estadual de ensino, 330 mil compõem o ensino médio. Destes, 250 mil estudam em regime integral. Isso sem entrar no mérito do ensino técnico, que foi substancialmente ampliado e aperfeiçoado. Pernambuco também tem hoje a menor taxa de abandono escolar do Brasil, em declínio há três anos no Estado. Em 2015, o índice de evasão foi de apenas 2,5%.

"O trabalho atualmente desenvolvido em Pernambuco na área de educação se assemelha ao cuidado que os pais têm com seus próprios filhos", reforçou o deputado. "Proporcionar educação da melhor qualidade é dar o direito à vida, à cidadania e de inaugurar um modo melhor de se viver."

Lançamento do Quinta no Galo com Gustavo Travassos e Israel de França

O cantor Gustavo Travassos lança
a  temporada 2016/17 do projeto Quinta no Galo, no dia 15 de setembro, tendo como convidado especial o Maestro Israel de França.