Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Hoje tem caminhada de Junior Matuto em Jardim Paulista; veja a cobertura fotográfica no facebook do Paulista Atualizado

O prefeito da cidade do Paulista e candidato à reeleição realiza caminhada hoje à tarde, às 15h, no bairro de Jardim Paulista Baixo. A concentração será no casarão, localizado por trás do Senac. Ontem, a caminhada aconteceu no bairro da Vila Torres Galvão. Confira a cobertura fotográfica. Clique aqui.

PROFESSOR LUPÉRCIO PROMETE CRIAR ESCOLAS DE MÚSICA EM OLINDA

Com o objetivo de combater a ociosidade e reduzir índices de violência, o deputado estadual e candidato à Prefeitura de Olinda, Professor Lupércio, quer criar Escolas de Música em comunidades carentes do município. A promessa foi feita nesta terça-feira, 13, em caminhada pela Ilha de Santana, que fica localizada em Jardim Atlântico.

A unidade de ensino também vai servir para incentivar a formação de profissionais do ramo da música, permitindo que pessoas interessadas em enveredar pela área consigam se qualificar. Com foco voltado para a juventude, a iniciativa irá contemplar modalidades como violão, saxofone, bateria, percussão e teclado. As aulas serão gratuitas.

“As escolas de música vão proporcionar que muitas pessoas tenham a oportunidade de dar seus primeiros passos na área e servirão para que a ociosidade seja combatida. Além de qualificar o cidadão, isso vai gerar uma redução nos índices de violência”, explicou Lupércio.

Saiba o que você pode fazer para evitar infecções hospitalares

O controle de infecções hospitalares é uma das grandes preocupações de todo centro de saúde. Elas são causadas por fungos, bactérias ou vírus, depois que o paciente está há mais de 48h no hospital ou depois de algum procedimento realizado dentro do ambiente hospitalar.  De acordo com Danielly Mouzinho, chefe da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH, do Hospital Jayme da Fonte, a gravidade da infecção vai depender de fatores diversos, incluindo procedimentos que vão desde uma vacina intramuscular até as cirurgias de grande porte como, transplantes ou cirurgias cardíacas. O microorganismo causador, o local no corpo em que a infecção se manifesta, a imunidade do paciente e doenças preexistentes também são fatores determinantes na gravidade da infecção.

Na verdade, o termo infecção hospitalar atualmente vem sendo substituído pela expressão IRAS – Infecção Relacionada à Assistência à Saúde. Danielly explica que existe um grande trabalho para evitar as IRAS, pois o próprio ambiente hospitalar é repleto de fontes causadoras como: procedimentos invasivos de sondagem vesical, punção venosa, assistência ventilatória, transfusão sanguínea, nebulização, uso indiscriminado de antibióticos, falta da correta higiene das mãos, etc. Por isso, desde 1998, é obrigatório que todos os hospitais brasileiros tenham uma CCIH.

O trabalho da CCIH é basicamente controlar os casos de infecções hospitalares e prevenir a ocorrência de novos casos. Segundo Danielly Mouzinho, a comissão trabalha fazendo a vigilância constante dos pacientes internados, orientando e realizando treinamentos com todos os profissionais, incluindo colaboradores da higienização, copa e até mesmo os que estão frente a frente com os pacientes como enfermeiros, fisioterapeutas e médicos, notificando e monitorando casos suspeitos de infecção e adotando medidas de controle. “Algumas dessas medidas de controle adotadas no Hospital Jayme da Fonte é o Protocolo de Cirurgia Segura; a Certificação de Fixação Segura, que é a adoção de técnica estéril para fixar o acesso venoso, o que reduz de forma bastante significativa a ocorrência de infecção sanguínea; e um rigoroso controle no CME - Central de Material e Esterilização, garantindo que todos os materiais que vão para as cirurgias estão atendendo a todas as recomendações técnicas da ANVISA” reforça a profissional.

Danielly também explica sobre a importância de quem vai visitar pacientes internados: Sempre lavar as mãos ao entrar e sair do hospital e antes de tocar no paciente e em seus pertences; evitar tocar nos equipamentos conectados aos pacientes; não levar flores e alimentos para o ambiente hospitalar; não sentar na cama do paciente nem utilizar sua cadeira e mesa de cabeceira; não visitar o paciente se estiver portando alguma doença contagiosa; evitar aglomeração de pessoas no apartamento do paciente e também nos corredores. “Estas são algumas medidas simples que, junto com a CCIH, ajudam no controle das infecções hospitalares”, finaliza. 

Samba, Solidariedade e Feira Afro em mais uma edição do Clube do Samba de Recife


Neste domingo (18), acontece mais uma edição do Clube do Samba de Recife.  A voz do samba pernambucano, Karynna Spinelli, recebe convidados especiais para mais uma tarde de música de qualidade e solidariedade na quadra central do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife, a partir das 14h.

Entre os convidados estão Cris Galvão, Leno Galeria, Lia Morais, Leide do Banjo e direto de Goiana, Lucas Torres, reunindo o melhor do samba. No repertório, além das músicas autorais de Karynna, os artistas interpretam sucessos de grandes nomes do samba brasileiro.

Ainda no dia do Clube do Samba, o público contará com a Feira Quilombar de Arte Negra, um coletivo criado para fortalecer artistas e artesãos que trabalham, especificamente, com arte para o público que aprecia e