Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Black Day: Caruaru Shopping oferece descontos de até 70% em todas as lojas

Este ano a novidade fica por conta do acréscimo de mais um dia na maratona de compras, além do sorteio de vários prêmios para os clientes

Nesta quarta e quinta-feira, 21 e 22 de setembro, respectivamente, a maior ação promocional  do interior do estado será realizada no Caruaru Shopping. Trata-se do Black Day, uma super promoção que oferece descontos de até 70% em cada uma das mais de 200 operações que funcionam no centro de compras e convivência.

Esta será a quarta edição do evento e virá cheia de novidades. A primeira delas é o acréscimo de mais um dia na maratona de descontos. “Através de pesquisas realizadas nas edições anteriores, o público solicitou mais dias como este, com ótimas promoções e horário especial, para realizar suas compras. Esse desejo era refletido entre os clientes de outras cidades e estados que também participavam do Black Day”, diz o gerente de Marketing do Caruaru Shopping Walace Carvalho.
Para que tudo seja preparado para receber o publico, na terça-feira, 20 de setembro, o Caruaru Shopping estará de portas fechadas. Já na quarta e quinta, para que as promoções sejam aproveitadas da melhor forma, o centro de compras e convivência estará funcionando com horário estendido, abrindo das 8h às 23h. Na intenção de chamar ainda mais a atenção do público, serão realizados sorteios de prêmios durante os dois dias do evento.

Assim como aconteceu em anos anteriores, o Caruaru Shopping contará com parceria com o Procon nos dias do Black Day, a fim de esclarecer possíveis dúvidas dos consumidores. Polícia Militar e atendimento médico também estarão a postos. Um esquema de transporte público reforçado estará funcionando com foco no evento, atendendo os trechos centro/subúrbio e subúrbio/centro.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Surgida nos anos 90, a partir do estrondoso sucesso do espetáculo “Cinderela, a história que sua mão não contou”, há 25 anos a “Trupe do Barulho” vem marcando fortemente a cena teatral pernambucana com sua irreverência e bom humor genuínos, que cativou numerosas plateias, contribuindo com a popularização do teatro pernambucano. Em 2016 a TRUPE está celebrando suas bodas de prata, são exatamente 25 anos de atividades ininterruptas, de existência e resistência, sempre produzindo seus espetáculos e mantendo suas longas temporadas com a coragem e o suor próprio, sem contar com quaisquer incentivos de verbas públicas para a cultura, mas, com o apoio e parceria daqueles que sempre acreditaram no barulho que essa trupe é capaz de fazer.  E dia 24 de setembro, a TRUPE comemora suas “BODAS  DE PRATA”   no Teatro Experimental Roberto Costa – Paulista North Way Shopping as 20h.  
             
  UM DOS MAIORES SUCESSOS DA TRUPE DO BARULHO
“AS CRIADAS MALCRIADAS”
O espetáculo “AS CRIADAS MALCRIADAS” está de volta depois de uma primeira temporada de cinco anos de sucesso, com quase 40 mil espectadores. A Trupe do Barulho, para não perder a linha, traz de volta as diabólicas Clair e Solange em mais uma tentativa de dar um fim ao glamour da Madame X, uma poderosa Drag Queen, que é capaz de comprar jurados para conquistar títulos.
A peça, cujo texto é assinado por Luiz Navarro, é baseada na dramaturgia do fancês Jean Genet, numa assinatura de direção de Manoel Constantino que, mais uma vez, põe no palco os personagens “marginais” de Genet, ironizados pelo humor irreverente da Trupe do Barulho, com situações do cotidiano das periferias das grandes cidades.
Em cena, estão Clair e Solange, criadas que planejam todo tipo de coisas para impedir o apogeu da patroa e herdar a fortuna da “Madame X”, que se dedica a concorrer e comprar todos os títulos disponíveis no mercado como “Miss Traveca”.
Com um elenco renovado, a “Madame X” é defendida por Ricardo Silva, ao lado de Filipe Endrrio  “Clair” e Thiago Ambriell “Solange” junto com os experientes e talentosos Jô Ribeiro e Aurino Xavier que trazem ainda mais humor na trama policialesca, cômica e carnavalizada.
Para o diretor Manoel Constantino, “além da veia histriônica dos atores, há a marca inconfundível da Trupe do Barulho, que é a capacidade de interagir com a platéia e saber do quanto é importante fazer do teatro um espaço popular, capaz de trazer para o palco, cenas do cotidiano, com o devido tempero de deboche e brincadeira. Na verdade, a minha direção pontua esse lado da farsa, da comédia dell’arte, sendo o texto apenas um pretexto para a improvisação, valorizando a cultura cômica popular”.
O dramaturgo Luiz Felipe Botelho, em comentário no seu blog sobre a primeira montagem de As Criadas Malcriadas, diz “sempre que assisto
as peças da Trupe, fico impressionado coma empatia que criam com o público, por mais escrachada e escatológicas que sejam as piadas e por e por mais atrevidas que sejam as intervenções com os espectadores. Demonstram na prática que são herdeiros legítimos dos milenares cômicos ambulantes, alegria das praças nas velhas aldeias, e que hoje, sob o teto dos teatros, continuam a fazer graça e aliviar as tensões das plateias espelhando desavergonhadamente a face contraditória e ridícula do humano”.
Já o crítico e estudioso Bruno Siqueira, em artigo publicado, ressalta “toda a densidade trágica presente no texto de Genet foi liquidificada, processada e carnavalizada. Nesse clima, o espetáculo oferece uma visão de mundo e das relações humanas decididamente não-oficial. Esse caráter não-oficial já começa pela referência explícita ao mundo gay, esfera ainda marginalizada em nossa sociedade. O espetáculo, As Criadas Malcriadas, transita pela vereda do teatro ligeiro com atores que sustentam  e conduzem satisfatoriamente a peça”.

SERVIÇO:
  • AS CRIADAS MALCRIADAS
  • TEATRO EXPERIMENTAL ROBERTO COSTA – PAULISTA NORTH WAY SHOPPING. – (81) 98463-8388
  • ÚNICA APRSESENTAÇÃO, DIA 24 DE SETEMBRO AS 20h.
  • INGRESSOS – PREÇO ÚNICO -  R$ 20,00  

CIA TRUPE DO BARULHO
AURINO XAVIER  -  CONTATOS: 3492-3843/  98778-4620

CAAPE amplia número de conveniados

Uma carteira com mais de 225 estabelecimentos está à disposição da advocacia do Estado. São convênios nas áreas de saúde, comércio, educação, serviços, turismo, gastronomia e lazer, capitalizados pela direção da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE). Todos oferecem uma série de produtos com descontos diferenciados para os advogados e estagiários regularmente inscritos e adimplentes com a OAB-PE.

A meta, de acordo com o presidente da CAAPE, Bruno Baptista, é ampliar ainda mais este número. “Para tanto, contamos com o fundamental apoio dos nossos representantes nas 25 Subseccionais da OAB-PE, em todo o Estado”, frisou Bruno. “Levaremos adiante o compromisso da gestão de oferecer aos profissionais do interior os mesmos benefícios oferecidos aos advogados da capital”, enfatizou. Ele lembra que, fora da capital, o Sertão é a região do Estado que detém o maior número de empresas conveniadas. Só na cidade de Arcoverde e região, são nove, nos mais variados segmentos.

A lista completa dos conveniados pode ser acessada no site www.caape.org.br. A relação também está disponível no Aplicativo CAAPE para celular e tablets. A forma de acesso ao Aplicativo depende do smartphone. Se o usuário estiver com um aparelho com o sistema Android, ele deve ir ao Google Play e, na loja de aplicativos da Google, basta digitar CAAPE na busca e clicar para instalar. Se o usuário estiver utilizando um iPhone, ele deve ir à App Store e, na loja de aplicativos da Apple, buscar pelo nome CAAPE.

Idade avançada e baixa escolaridade favorecem aumento dos casos de Alzheimer

Causa mais comum de demência, a Doença de Alzheimer é uma enfermidade incurável que tem se tornado cada vez mais frequente, tornando-se um problema de saúde pública e comprometendo a qualidade de vida das pessoas acometidas. Mas não são apenas os portadores da doença que sofrem os efeitos da perda de memória. Seus familiares também sentem esse baque. “Eles necessitam conciliar suas rotinas, estando presentes no cuidado com esses pacientes que perdem progressivamente sua independência para atividades cotidianas e, nas fases mais avançadas da doença, perdem a capacidade de cuidar de si mesmos”, explica a geriatra Andréa Figuerêdo, do Hospital Esperança Olinda.

A profissional explica que a incidência de demência aumenta exponencialmente com a idade, que se torna então um fator de risco importante para o desenvolvimento do Alzheimer. “Estudos científicos demonstraram que quanto maior a idade, maior a chance de apresentar a doença”, afirma. Por isso, a importância de se manter atento aos sinais clínicos da Doença de Alzheimer, de modo a tratá-la ainda nas fases precoces e, com isso, retardar os efeitos das perdas causadas pela doença.

Conforme explica Andréa Figuerêdo, o primeiro sinal da doença é o comprometimento da memória. Em especial, para fatos recentes. “O indivíduo pode esquecer compromissos, de dar recados, de realizar pagamentos, pode repetir histórias e perder objetos”, diz a médica. “A memória para fatos passados encontra-se preservada nas fases iniciais, podendo ser lembrada com maior frequência do que os fatos recentes. Progressivamente, o paciente apresenta dificuldade de gerir sua vida e manter independência para as atividades cotidianas, como tomar remédios, cuidar das finanças, arrumar a casa e usar o telefone”, completa. Pode haver ainda alteração do humor e do comportamento associados, como depressão, irritabilidade e ansiedade.

Apesar de não existirem evidências científicas de algo que possa evitar a Doença de Alzheimer, existem alguns fatores de risco conhecidos. São eles: idade (quanto maior a idade, maior o risco de apresentar a doença), gênero feminino, histórico familiar de parente do primeiro grau com Doença de Alzheimer diagnosticada antes dos 65 anos e portadores de Síndrome de Down. “Outro fator de risco considerado importante para o desenvolvimento da doença é a baixa escolaridade. Assim, a melhoria no acesso das pessoas à educação poderia ser um fator protetor contra o desenvolvimento da doença”, revela a geriatra, que indica a adoção de um estilo de vida saudável, que inclua dieta e exercícios físicos regulares, como forma de minimizar o risco associado ao desenvolvimento de outros tipos de demência – apesar de não haver comprovação científica que mostre a eficácia dessas medidas na prevenção do Alzheimer.

Tratamento – No que diz respeito ao tratamento do Alzheimer, o Hospital Esperança Olinda conta com um Ambulatório do Esquecimento, que funciona às quintas-feiras pela manhã e atende pessoas com problemas relacionados à memória. O local atende de 6 a 8 pacientes por semana, encaminhados por outros profissionais ou a partir de demanda espontânea, que passam por testes que avaliam a memória já na primeira consulta, bem como por exames complementares (ressonância magnética, tomografia de crânio e exames laboratoriais) para auxiliar na avaliação do problema a partir do rastreio de possíveis causas de demência reversíveis com o tratamento adequado.

“Dispomos de avaliação neuropsicológica que realiza testes cognitivos mais detalhados para avaliar o comprometimento da memória. A terapia ocupacional também faz parte da equipe e, através de consultas periódicas, orienta os pacientes e familiares na estruturação e organização da rotina das atividades do dia a dia desses pacientes, de forma a preservar, dentro do possível, a autonomia e independência, minimizando as perdas decorrentes do prejuízo da memória”, explica a geriatra Andréa Figuerêdo, do Hospital Esperança Olinda.

UPAE Garanhuns bate recorde histórico de atendimentos

O gestor da UPAE Garanhuns, Gustavo Amorim, fez uma surpresa aos funcionários da unidade, no início deste mês. Um bolo que tinha na cobertura o número 7.253 foi encomendado para o final da tarde da terça-feira (06/09), quando foi desfeito o mistério. Amorim reuniu enfermeiros, técnicos, maqueiros, médicos, porteiros, seguranças, atendentes, pessoal do administrativo, terceirizados, coordenadores e demais funcionários, para anunciar que a UPAE Garanhuns bateu seu recorde histórico de consultas em um mês, alcançando a marca expressa no bolo: 7.253 atendimentos ambulatoriais médicos. Segundo o coordenador, o recorde anterior vinha desde julho de 2014, com 7.228 consultas médicas. Em agosto de 2016, chegou às 7.253.

Em breves palavras, o Coordenador Médico, Franco Junqueira, dedicou aquele momento a cada um que participa do atendimento ao paciente. "O usuário chega através dos Postos de Saúde, que nos faz o encaminhamento, e aqui na unidade, desde o porteiro ao médico, todos participam do atendimento, desta excelência aprovada pela população". Ao final, Gustavo Amorim, resumiu: "Só temos que agradecer, agradecer e agradecer!".

Há pouco mais de um mês, também com bolo e celebração ecumênica, a UPAE comemorou três anos de funcionamento, e divulgou que passou dos 200 mil atendimentos neste período. A saúde pública regional teve crescimento significativo com a chegada da primeira Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado, em Garanhuns.

NÚMEROS

Agosto contou com 23 dias úteis, e um total de 7.253 consultas ambulatoriais, com uma média diária de 315 atendimentos. Além disso, a UPAE Garanhuns realizou 568 cirurgias,  e 1.927 Atendimentos Ambulatoriais Não-Médicos, com destaque para Enfermagem (554), Fonoaudiologia (355), Nutrição (274), Terapia Ocupacional (167) e Psicologia (148). Foram realizadas 985 sessões de Fisioterapia. 

LUPÉRCIO E COUTINHO FAZEM CARREATA EM OLINDA

Candidato à Prefeitura de Olinda, o deputado estadual Professor Lupércio realizou uma carreata pela cidade neste domingo, 18. Em trajeto com extensão de aproximadamente 50 quilômetros e duração de mais de três horas, o parlamentar percorreu doze bairros do município. O ato contou com a presença do presidente estadual do Solidariedade, deputado federal Augusto Coutinho. O postulante a vice da chapa, Márcio Botelho, e correligionários que disputam a proporcional também participaram do evento.

O parlamentar iniciou o ato em Casa Caiada e passou por Bairro Novo, Bultrins, Ouro Preto, Varadouro, Peixinhos, Vila Popular, Salgadinho, Sítio Novo, Jardim Brasil I e II e Rio Doce, onde o trajeto foi concluído. Durante o percurso, Lupércio recebeu demonstrações de apoio por parte dos cidadãos à sua candidatura.

“Vamos dar uma resposta ao povo de Olinda, que anda cabisbaixo pela forma como a nossa cidade está sendo tratada”, afirmou Lupércio. Com a carreata de hoje, o postulante concluiu a agenda de compromissos do dia.

Amanhã, Lupércio vai realizar uma caminhada pelo bairro de Caixa D’Água. O ato começará às 15h, na Av. Leopoldino Canuto de Melo. O postulante terá ainda reuniões com moradores das Ruas Salomão, em Ouro Preto, e Professor João Batista de Souza, em Peixinhos. Os atos acontecerão às 19h e 20h, respectivamente.

AURESIDE realizará a 15ª edição do Congresso Habitar na Feicon Batimat Nordeste

A 15ª edição do Congresso Habitar já está com inscrições abertas. O evento acontecerá nos dois últimos dias da Feicon Batimat Nordeste, 20 e 21 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco – Olinda (PE). Realizado pela AURESIDE - Associação Brasileira de Automação Residencial - o congresso tem como intuito fomentar o desenvolvimento do segmento de automação residencial e predial, além de reunir engenheiros, arquitetos, projetistas, empresários e todo profissional interessado em conhecer as mais recentes inovações do mercado.

“Preparamos uma grade de apresentações que vai trazer para Recife grandes especialistas em suas áreas de atuação para compartilharem conhecimentos com os congressistas. O segmento de automação residencial e predial tem um potencial enorme no Brasil e é necessário conscientizar toda a cadeia produtiva sobre os seus benefícios”, comenta José Muratori, diretor executivo associação. Na última edição o Congresso Habitar registrou público de mais de 100 pessoas.

A AURESIDE reunirá no evento palestrantes de renome para apresentações e debates sobre as principais vertentes da automação residencial e predial. Entre os palestrantes, Alex Frazati (KNX) falará sobre ‘O uso da automação na construção de prédios’; Walter Lenzi (ASHRAE) debate a ‘Auditoria e comissionamento de automação na obra do Parque Olímpico do Rio de Janeiro’ e Marco Addor (Construliga) falará sobre ‘A coordenação de projetos e sua importância na integração de sistemas’. Mais informações podem ser consultadas através do site: www.congressohabitar.com.br.

CONGRESSO HABITAR - 15ª EDIÇÃO
Data: 20 e 21 de outubro de 2016
Horário: Quarta a Sexta das 16h às 22h
Local: Centro de Convenções de Pernambuco | Pavilhão Sul | Olinda - PE