Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Festival No Ar Coquetel Molotov promove workshops e oficinas gratuitas

Como parte de sua programação prévia, o Festival No Ar Coquetel Molotov 2016 irá realizar durante os dias 16 a 21 de outubro, uma série de oficinas, com o intuito de promover a troca de experiências e integrar o público a novas questões culturais. Serão oferecidos de forma gratuita, opções ligadas a arte, música, HQs e performances de dança. 

As atividades terão início às 10h, no domingo (16) no MAMAM – Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, com uma “Oficina de Aquarela” ministrada pelo artista plástico Nestor Jr. 

De 17 a 21 de outubro, das 13 às 17h, a Casa Navio e o Núcleo Criativo Casa Torta oferecem no esquema pague quanto puder, a oficina “Direcionando o percurso ou Antes de Agir, obras de viver” que busca reavaliar as ações físicas através da prática performática. A tônica é perceber a vida, estar atento a ela e às suas delicadezas. O resultado da ação será registrado em um vídeo que será exibido no dia do festival.

Nos dias 19 e 20, a partir das 17h, o MAMAM recebe a “Oficina de Zines”. Ministrada pela ilustradora Beatriz Perine e pelo quadrinista Diego Sanches, o objetivo da ação é explorar alternativas de produção, discutindo e produzindo com colagens, objetos, diferentes materiais e sair com um zine pronto.

O festival ainda vai receber a primeira edição do BH Vogue Fever que irá realizar um “Workshop e duelo de Voguing”, dança que surgiu nas comunidades e congregam pessoas gays, trans, negras e latinas como forma de afirmação dessas minorias. A oficina será sediada na boate Metrópole no dia 20 de outubro, a partir das 19h às 22h.

Duas grandes atrações que se apresentam na Coudelaria Souza Leão irão se encontrar com músicos da cidade na “Oficina de Imersão” para compartilhar suas experiências de gravação e produção. Entre os dias 18 e 20 de outubro a banda Boogarins irá realizar um workshop no estúdio Casona em Candeias intercalando a apresentação de tracks de seus discos com novas gravações e jam sessions com os músicos.

No dia 21, o grupo americano Deeerhoof e os alunos da Escola Técnica de Criatividade Musical de Pernambuco estarão juntos no Paço do Frevo em um encontro para falar sobre produção fonográfica e a carreira do grupo, que é referência na cena alternativa e já conta com mais de 20 anos de estrada.

As oficinas são todas gratuitas e as inscrições já podem ser feitas através do link: http://coquetelmolotov.com.br/novo/inscricoes-para-oficinas-no-ar-2016-recife/

Paulista promove 20.º Festival Nordestino de Poetas Cantadores

Os amantes da poesia popular e do repente terão neste sábado (24.09) a oportunidade de acompanhar a cantoria de nomes consagrados da viola. Na ocasião, cinco duplas irão participar do 20.º Festival Nordestino de Poetas Cantadores da Cidade do Paulista. O evento acontecerá, às 20h30, no pátio da Igreja de Santa Isabel, na área central do município. A iniciativa, organizada pela Secretaria de Turismo e Cultura, fará homenagem póstuma ao poeta José Manoel.

As duplas serão as seguintes: Severino Feitosa e Gilberto Alves; Ivanildo Vila Nova e Raimundo Caetano; Antonio Lisboa e Edmilson Ferreira; Luciano Leonel e João Lídio; e Rogério Menezes e Raulino Silva. Cada dupla terá cerca de 30 minutos para se apresentar.

A apresentação do festival será de Raudênio Lima e a coordenação de Amaro Poeta Rodrigues. O acesso é gratuito. 

Equipe de Futsal do Sport realiza peneirão durante Show do Bem no Marco Zero

No país do futebol e no ano em que o Brasil sediou um dos eventos mais importantes do mundo - os Jogos Olímpicos - conquistando a medalha de ouro no futebol, o que não faltam são garotos sonhando em ser “craque” de bola. Embalado pela ocasião, o Sport Club do Recife, com objetivo de selecionar novos atletas para a equipe de futsal realiza um “peneirão”, no próximo domingo (25), às 10h, dentro do projeto “Show do Bem”, que integra o Recife Antigo de Coração, no bairro do Recife. 
Para participar da seleção, os jovens devem fazer a inscrição no dia do evento e levar 2kg de alimentos não perecíveis, que serão doados para a campanha “Natal do Bem com a Mesa Cheia”, que beneficiará as ONGs presentes nas edições do "Show do Bem" entre abril de 2015 e dezembro deste ano.  Os candidatos à seleção devem se apresentar com os materiais adequados para jogo (roupa, tênis e chuteira).
“Vamos selecionar jovens para compor as equipes – categorias Sub 07 ao 15. Os melhores jogadores desse peneirão serão levados para treinar na escolinha de futsal do Sport”, revela o técnico da modalidade do Sport Club do Recife, Renan Franklin. “Estou muito feliz em poder participar desse “peneirão”, dentro do projeto Show do Bem, e poder de alguma forma ajudar aos que precisam através de algo que escolhi para minha vida, que foi o esporte. Poder usar a observação para avaliar as crianças e poder ajudá-las em transformar a sua vida, encaminhando-as para um futuro de sucesso no esporte”, finaliza o técnico.
O evento contará com apresentações de Adriana B (idealizadora do projeto) e dos cantores mirins Gabriel Carneiro e Cassyo Victor, ambos do Movimento Pró-Criança. Na abertura, sobem ao palco a Companhia de Dança Andarilho e Maracatu Calunga de Ouro, Orquestra de Cordas do Movimento Pró-Criança e a Equipe de Percussão do Movimento Pró-Criança. 
O “Show do Bem” acontece todos os últimos domingos de cada mês no Marco Zero. A festa conta com a estrutura de palco do Recife Antigo de Coração, evento realizado pela Secretaria de Turismo do Recife, e o apoio da plataforma digital Transforma Recife, que faz o cadastramento dos cidadãos e instituições beneficentes através do site www.transformarecife.com.br
 Serviço:
“Show do Bem”
Local: Marco Zero, Recife Antigo
Data: Domingo (25)
Hora: A partir das 10h
Gratuito

Projeto Saúde nos Portos chega no Porto do Recife

Trabalhadores portuários e caminhoneiros que atuam nas áreas próximas ao Porto de Recife (PE) têm a oportunidade de cuidar da saúde gratuitamente durante esta semana. O projeto Saúde nos Portos, organizado pelo SEST SENAT em parceria com o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil acontece nesta quarta-feira (21/09), das 9h às 16h, no terminal marítimo de passageiros.

Serão oferecidos serviços de aferição de pressão arterial, testes rápidos de Aids, sífilis e glicose, aplicação de vacinas, orientação nutricional com medição de massa corporal, orientação sobre saúde da coluna e cuidados com a postura, orientação sobre saúde bucal e psicológica, além de informações sobre doenças como tuberculose, hanseníase e tabagismo.

Os trabalhadores também participarão de ações socioeducativas de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes em conjunto com o projeto Proteger, também desenvolvido pelo SEST SENAT.

Neste mês, a ação também será realizada nos portos de Vitória (ES) e Rio Grande (RS). Até dezembro, outros sete terminais receberão a iniciativa: Fortaleza (CE), Maceió (AL), Cabedelo (PB), Salvador (BA), Natal (RN), São Francisco do Sul (SC) e São Sebastião (SP). Lançado em 2015, o Saúde nos Portos já realizou mais de 12 mil atendimentos em nove portos organizados do Brasil.

Walmart participa de mutirão pelo Dia Nacional de Contratação de Pessoa com Deficiência

O Walmart participa, na próxima sexta-feira (23), das 8h às 17h, das ações do Dia Nacional de Contratação da Pessoa com Deficiência e Reabilitados, promovido pela Agência de Emprego do Recife. O evento é direcionado para quem almeja ingressar ou voltar ao mercado de trabalho.

A empresa oferece oportunidades em todos os níveis hierárquicos nas lojas Bompreço, TodoDia, Sam’s e Maxxi e incentiva um ambiente profissional que valoriza as diferenças, sejam elas físicas, étnicas, culturais, de idade e orientação sexual, além de oferecer todas as suas vagas de trabalho, sem restrição, à candidatura de pessoas com deficiência.

A ação será realizada na própria Agência, situada na Avenida Rio Branco, área central do Recife. Serão oferecidas vagas, emissão de carteira de trabalho, orientação profissional, habilitação ao seguro desemprego e distribuição de folders em braile sobre como preparar um currículo.

EVANGÉLICOS DECLARAM APOIO À REELEIÇÃO DE JUNIOR MATUTO

Candidato à reeleição pelo PSB, o prefeito do Paulista, Junior Matuto, esteve reunido na noite desta segunda-feira (19.09) com membros da Igreja Assembléia de Deus – Convenção Abreu e Lima. No encontro, que ocorreu numa casa de recepções no bairro de Pau Amarelo, os evangélicos reafirmaram o compromisso de apoiar o projeto político encabeçado pelo socialista. Em 2012, a aliança ajudou a campanha vitoriosa do jovem morador de Maranguape II.
“Há quatro anos firmamos um compromisso com o povo de Paulista e conseguimos fazer um mandato atento às necessidades de cada segmento. E com o público evangélico não foi diferente. Tenho certeza que conseguimos ajudar a concretizar o sonho de muitos cristãos quando instituímos o Dia da Consciência Evangélica, celebrado em 31 de outubro, feriado municipal. Uma data que entrou pra história da cidade. Um dia dedicado ao louvor e a adoração”, salientou Junior Matuto, após prestar contas do mandato.
Coordenador do evento, o presidente da Assembléia de Deus – Convenção Abreu e Lima, pastor Roberto José dos Santos, ressaltou a importância de reeleger o prefeito. “Dentro das limitações que enfrenta, ele tem honrado com a igreja nos trabalhos que vem desenvolvendo. Isso a gente precisa reconhecer. Não é o projeto de fulano ou de beltrano, é o projeto da igreja”, frisou.
O encontro desta segunda-feira também contou com a presença do pastor Esdras Cabral e dos vereadores e candidatos à reeleição, Junior de Irmã Linda e Nadinias.

Erigir um Império de Boa Vontade

Paiva Netto
A Caridade, na sua expressão mais profunda, deveria ser um dos principais estatutos da Política, porque não se restringe ao simples e louvável ato de dar um pão. É o sentimento que — iluminando a Alma do governante, do parlamentar e do magistrado — conduzirá o povo ao regime em que a Solidariedade é a base da Economia, entendida no seu mais amplo significado. Isso exige uma reestruturação da Cultura, por intermédio da Espiritualidade Ecumênica e da Pedagogia do Afeto, no meio popular e como disciplina acadêmica. Contudo, no campo intelectual, que o seja sem qualquer tipo de preconceito que reduza, em determinadas ocasiões, a perspectiva de grandes pensadores analíticos, pelo fato de alguns deles se submeterem a certos dogmatismos ideológicos e científicos, o que é inconcebível partindo de mentes, no supino, lucubradoras. Até porque a Ciência é pródiga em conquistas para o bem comum. Mas também, no seio dela, houve os que muito sofreram incompreensão, por causa do convencionalismo castrador, mesmo de certos pares que apressadamente os prejulgavam. Vítimas deles foram Sócrates, Bias, Baruch Spinoza, Dante Alighieri, Galileu Galilei, Semmelweis, William Harvey, Samuel Hahnemann, Maria Montessori, Luiza Mahin, Dr. Barry J. Marshall, Dr. J. Robin Warren e outros nomes célebres, universalmente acatados.
Em suma, a Caridade, sinônimo de Amor, é uma Ciência especial, a vanguarda de um mundo em que o ser humano será tratado como merece: de forma humana, portanto, civilizada. Estaríamos, assim, erigindo um Império de Boa Vontade neste planeta, o estado excelente para o Capital de Deus, que circula por todos os cantos e não mais pode aceitar especulação criminosa de si mesmo. (...)
Esta ponderação da educadora e escritora brasileira Cinira Riedel de Figueiredo (1893-1987) vem ao encontro do que anteriormente abordamos: “De cada homem e cada mulher depende o aprimoramento de tudo quanto nasce, cresce, vive e se transforma sobre a Terra, porque, de fato, nada morre. Existe uma contínua transmutação, e devemos ser os guias para que essa transformação se faça uma ascensão constante, tornando-se cada vez mais bela e mais perfeita para representar melhor a vida que a anima”.
José de Paiva Netto ― Jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com 


XIV Congresso Internacional de Tecnologia na Educação debate “Educação e Tecnologia na Era do Conhecimento”

Com o objetivo de discutir os desafios da educação e o uso adequado das novas tecnologias, o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE promove o Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, que este ano chega a sua XIV edição. O evento acontece entre os dias 21 e 23 de setembro, no Centro de Convenções de Pernambuco e tem apoio do Sebrae, Caixa Econômica Federal e Governo Federal. Palestras, oficinas, apresentação cultural, exposição de trabalhos científicos e a entrega do Prêmio Lucilo Ávila Pessoa de Educação fazem parte da programação.
Abordando como tema “Educação e Tecnologia na Era do Conhecimento”, o evento contará com a participação de educadores e pesquisadores de vários estados do Brasil. Entre os nomes confirmados estão o professor Silvio Meira, um dos mais renomados do País quando o assunto é inovação e empreendedorismo, e o filósofo Mario Sérgio Cortella, especialista em educação. Ainda haverá palestras dos educadores e escritores Celso Antunes (SP), Hamilton Werneck (RJ), Kátia Smole (SP), Maria Teresa Montoan (SP) e Tiago Aquino (SP). De Pernambuco, Mozart Neves (ex-reitor da UFPE), Fernanda Bérgamo e Luiz Schettini Filho. Também estarão presentes o professor Steven Dubner (EUA) e de Portugal, Domingos Fernandes e o ex-reitor da Universidade de Lisboa, Antônio Nóvoa.
A programação inicia a partir do dia 21, às 8h30, com apresentação e defesa de trabalhos e artigos científicos no Espaço do Conhecimento, coordenado pela Faculdade Senac. A solenidade oficial de abertura do congresso acontecerá às 14h30 do mesmo dia, com apresentação do artista pernambucano de Ouricuri, Junior Baladeira, que faz rap regional com a temática do sertão e palestra magna de Silvio Meira com o mesmo tema que dá nome ao evento.
As palestras e oficinas serão realizadas a partir do dia 22, sempre nos horários da manhã e da tarde. “O impacto da qualidade do ensino médio no ensino superior – janelas de oportunidades e desafios”, “Criatividade na educação: o papel dos símbolos tradicionais e símbolos virtuais” e “Inclusão escolar e social e as tecnologias que possibilitam a acessibilidade comunicacional e física” estão entre os assuntos debatidos nesta edição. Ao todo, serão ofertadas 25 palestras e 12 oficinas.
O encerramento do evento, no dia 23, ficará por conta do professor Mario Sérgio Cortella, que ministrará palestra com o tema Educação e Tecnologia na Era do Conhecimento.
SALÃO DO EMPREENDEDORISMO - Para ampliar o leque de atividades, foi incorporado à programação o Salão de Empreendedorismo, uma feira de exposição e comercialização de produtos e serviços de alta tecnologia, artes e manufaturados, como softwares educacionais; sistemas de ensino; projetos pedagógicos; livros, revistas e periódicos; artesanatos, entre outros.