Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Junior Matuto fez caminhada em Paratibe; veja a cobertura fotográfica no facebook do blog paulista atualizado

Ontem o prefeito e candidato a reeleição na cidade do Paulista, Junior Matuto, fez caminhada nas ruas do bairro de Paratibe. O gvernador Paulo Câmara prestigiou e declarou apoio a Junior nessas eleições. Veja a cobertura fotográfica completa no Facebook do Blog Paulista Atualizado.

Consecanas precisam rever preço da cana com base na biomassa

O presidente da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), Alexandre Andrade Lima, que também preside uma cooperativa de canavieiros em Pernambuco, que geri uma importante usina no Estado, defenderá hoje em Brasília que a redefinição do valor da cana de açúcar seja avaliado por um árbitro independente dos segmentos dos Consecanas. 

Apesar do uso da energia proveniente do bagaço da cana para gerar eletricidade para o próprio consumo das usinas e da crescente venda do excedente dessa  energia elétrica para o mercado consumidor, o setor dos fornecedores independentes de cana continuam sem receber pela biomassa ofertada aos parques fabris, que produzem eletricidade graças ao vapor por meio da queima de bagaço de cana em suas caldeiras. A biomassa passou a ser um novo mix da indústria sucroenergética, que, tradicionalmente, fabrica açúcar e etanol. O problema é que as usinas não querem requalificar o preço da cana fornecida a elas por produtores que representam 30% de toda cana produzida no Brasil. Um novo meio para calcular o valor desta cana, que hoje ocorre através de conselhos entre esses setores (Consecanas), será abordado na tarde desta quinta-feira (22) durante uma reunião da Comissão Nacional de Cana da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília.

O preço da cana é definido através desses Consecanas, formados em alguns estados pelo segmento dos fornecedores independentes de cana e pelas usinas. Hoje existem tais conselhos em Pernambuco, Alagoas, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. O preço da cana definido por cada um desses conselhos tem validade para outros estados que balizam os valores pelos Consecanas mais próximos. A controvérsia é que nenhum desses conselhos aprovaram ainda a inclusão desta biomassa, que gera a energia e tem sido comercializada, assim como o açúcar e o etanol, na lista de produtos fabricados pela cana para a composição do seu preço.

Ainda não houve avanço por questões óbvias. O novo método somente pode ser adotado se houver consenso entre os setores do Concecana. Mas, o segmento industrial se recusa a aprovar esta justa questão para os fornecedores de cana às usinas. "A palha e o bagaço que produzem energia integra a cana. É justo que seja pago por ela", frisa o presidente da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), Alexandre Andrade Lima, que também preside uma cooperativa de canavieiros em Pernambuco, que geri uma importante usina no respectivo Estado.

Andrade Lima defende a adoção de um novo mecanismo para garantir isonomia da questão com justiça para toda a cadeia que forma o setor sucroenergético. Ele, que é titular da Comissão Nacional de Cana da CNA, apresentará hoje à tarde durante a reunião da entidade esta nova fórmula. A Feplana defende que a redefinição do preço da cana seja avaliado através do julgamento de um árbitro independente, sem a  necessidade de consenso dos membros das Consecanas nos estados.

Professor Lupércio faz caminhada e participa de debate nesta quinta

O deputado estadual e candidato à Prefeitura de Olinda, Professor Lupércio, vai ter quatro compromissos nesta quinta-feira, 22. Às 9h, o postulante fará caminhada no Alto do Cajueiro. Depois, o parlamentar participará de um debate na Rádio Jornal e se reunirá com moradores dos Altos Nova Olinda e da Macaíba. Confira agenda:

9h – Caminhada no Alto do Cajueiro. Concentração no Terminal de Ônibus do bairro.

16h – Debate na Rádio Jornal.  

19h – Reunião com moradores do Alto da Macaíba. Local: Igreja Batista Missionária.

20h – Reunião no Alto Nova Olinda. Local: Associação dos moradores do bairro.

"Show do Bem" recebe atrações musicais do Movimento Pró-Criança no Marco Zero

O "Show do Bem", que integra o Recife Antigo de Coração, acontece neste domingo (25), a partir das 10h, no Marco Zero, com apresentações de Adriana B (idealizadora do projeto) e dos cantores mirins Gabriel Carneiro e Cassyo Victor, ambos do Movimento Pró-Criança, que estará no evento com a ação “Solidariedade Pró-Criança”. Na abertura, sobem ao palco a Companhia de Dança Andarilho e Maracatu Calunga de Ouro, Orquestra de Cordas do Movimento Pró-Criança e Equipe de Percussão do Movimento Pró-Criança. O Sport Club do Recife realizará um peneirão dentro da festa, com o objetivo de selecionar novos atletas para equipes de futsal do clube. 
“No último dia 11, o Show do Bem completou dois anos de muita festa e solidariedade. Fizemos a primeira edição do evento em benefício emergencial ao Pró-Criança, da unidade dos Coelhos, que teve o prédio incendiado naquele ano e deixou crianças e jovens sem assistência. Isso nos inspirou a continuar o projeto. Agora receberemos quase 80 crianças da unidade do Recife Antigo para a ação Solidariedade Pró-Criança, em prol da reconstrução da sede destruída”, afirma Adriana.
Para participar do peneirão, os jovens devem fazer a inscrição no dia do evento e levar 2kg de alimentos não perecíveis, que serão doados para a campanha “Natal do Bem com a Mesa Cheia”, que está sendo realizada pelo “Show do Bem” e beneficiará as ONGs presentes nas edições do projeto entre abril de 2015 e dezembro deste ano (a campanha é aberta à população). Os candidatos à seleção devem se apresentar com materiais adequados para jogo (roupa, tênis e chuteira). De acordo com o técnico de futsal do Sport, Renan Franklin, o peneirão vai selecionar jovens para compor as equipes das categorias sub-7 a sub-15. “Os melhores jogadores desse peneirão serão levados para uma avaliação na escola de futsal do Sport”, revela ele.
A Feirinha do Bem, que faz parte do “Show do Bem”, estará presente no segundo quarteirão da Avenida Rio Branco, no Marco Zero, das 9h às 17h, com venda de produtos institucionais e artesanais das entidades filantrópicas Anjos Kairós, Centro de Apoio e Integração de Portadores de Necessidades Especiais (CAINE), Cais do Parto, Casa de Apoio ao Idoso Vovó Bibia (CAIVOB) e União de Mães de Anjos (UMA).
O “Show do Bem” acontece todos os últimos domingos de cada mês no Marco Zero. A festa conta com a estrutura de palco do Recife Antigo de Coração, evento realizado pela Secretaria de Turismo do Recife, e o apoio da plataforma digital Transforma Recife, que faz o cadastramento dos cidadãos e instituições beneficentes através do site www.transformarecife.com.br

Serviço:
“Show do Bem”
Local: Marco Zero, Recife Antigo
Data: Domingo (25)
Hora: A partir das 10h

Lupércio e Coutinho fazem caminhada em Rio Doce

O deputado estadual e candidato à Prefeitura de Olinda, Professor Lupércio, fez campanha ao lado do presidente estadual do Solidariedade, Augusto Coutinho, nesta quarta-feira, 21. Ambos realizaram caminhada pelo bairro de Rio Doce. Durante o percurso, o postulante conversou com moradores e afirmou que vai implantar escolas de tempo integral no município.

A proposta tem a finalidade de proporcionar maior desenvolvimento dos aspectos intelectual, social e físico dos alunos. A iniciativa será voltada ao Ensino Fundamental.

“A escola em tempo integral vai oferecer um ensino ainda mais humanizado para os alunos. Ela vai garantir que os estudantes tenham uma formação diferenciada. Isso contribui bastante para que o jovem tenha um bom futuro”, afirmou Lupércio.

Lupércio vai ter quatro compromissos hoje. Às 9h, o postulante fará caminhada no Alto do Cajueiro. Depois, ele participará de um debate na Rádio Jornal e se reunirá com moradores dos Altos Nova Olinda e da Macaíba.

Participação microempreendedores no total de empresas cresce de 24% para 40% em PE

A participação Microempreendedores Individuais (MEIs) tem crescido dentro do universo de novas empresas que são constituídas ano a ano em Pernambuco. Em 31 dezembro de 2012, quando haviam 312 mil empresas ativas no Estado, o percentual de MEIs era de 24,3%. Em dezembro de 2015, essa participação de Microempreenderes cresceu para 40,9% de uma total de 440 mil empresas ativas, segundo dados divulgados pela Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe). Os números deste ano mostram que o percentual de MEIs no universo de empresas abertas deve continuar crescendo. No primeiro semestre, foram registradas 31.140 empresas, das quais, 22.728, ou 70%, eram microempreendedores.