Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

O Boticário na Dança seleciona 21 projetos para receberem patrocínio em 2017


O programa O Boticário na Dança comemora mais um ano de incentivo a projetos brasileiros de dança e anuncia os selecionados do edital de 2016. Dentre os mais de 300 trabalhos inscritos, a comissão de análise do programa elegeu 21 projetos de 14 estados do país para receber apoio no ano de 2017.
Os selecionados, que se dividem entre companhias, festivais, mostras artísticas, workshops e eventos de dança, atenderam a critérios como perspectiva de enriquecimento sociocultural, concepção geral do projeto, currículo e viabilidade de execução – requisitos que vão ao encontro dos objetivos de O Boticário na Dança de contribuir para a preservação, a valorização e o acesso à dança e às suas diversas manifestações, além de estimular a formação de público e talentos para a área.
Este ano Pernambuco não terá representante, mas a companhia Interatos – Mostra e Formação Permanente de Dança, da Paraíba, o Encontro Nacional Dança, do Rio Grande do Norte, e o Festival Ballace, que acontece na Bahia estão na lista de selecionados.

Pernambuco ocupa 2º lugar no ranking nacional de transplantes de medula óssea e coração

Na próxima terça-feira (27), é comemorado o Dia Nacional de Doação de Órgãos. A data serve para conscientizar a população sobre a importância do ato que salva muitas vidas. E Pernambuco tem muito o que comemorar. Segundo levantamento feito pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), o Estado está em 2º lugar no Brasil no número de transplantes de coração e medula óssea, e ainda se destacou nos números de transplantes de rim (134) e pâncreas (5), ficando no 1º lugar entre os Estados do Norte e Nordeste. No caso dos transplantes de coração, foram realizados 19 procedimentos.
Para a coordenadora da Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE), Noemy Gomes, mesmo com os bons resultados é preciso ficar alerta: “Apesar de estarmos bem no ranking geral, houve uma queda nas doações desse órgão em relação ao mesmo período do ano passado”, ressalta lembrando que entre janeiro e junho de 2015 foram 25 transplantes de coração.
O cirurgião José Olímpio Maia, responsável pela captação de órgãos para transplante do Hospital Jayme da Fonte, reforça que é muito simples melhorar estes números: “Para ser doador, não é necessário nenhum registro. Basta avisar para a família, pois só ela pode autorizar a doação”. O médico ainda ressalta a importância de campanhas de conscientização ao longo do ano: “Há um aumento considerável no número de doadores no período de campanhas e ações nacionais sobre doação. O problema é que, depois de alguns dias, esse número volta a cair. O ideal é que haja uma propagação contínua para a população.
O Hospital Jayme da Fonte, que é referência na realização de transplantes hepáticos (já realizou mais de 800) e na cirurgia de captação de múltiplos órgãos, conta com uma Comissão Intra-hospitalar para identificar possíveis doadores de órgãos. A Comissão é formada por profissionais capacitados que avaliam os pacientes que estão evoluindo para morte encefálica e comunicam à Central de Transplante de PE, que é órgão responsável pelo cadastro de receptores na lista de espera para transplantes e na distribuição dos órgãos. “A CT-PE após ser notificada sobre potenciais doadores com diagnóstico de morte encefálica inicia todo o processo logístico que torna possível a doação dos órgãos e a realização do transplante”, afirma Dr. Olímpio.
Segundo o cirurgião, para que a doação aconteça, é necessário confirmar a morte encefálica do paciente através de um rígido protocolo seguido pelo CT-PE. Depois da confirmação, a família precisa autorizar a doação. Já com a assinatura do termo de autorização, a Central de Transplantes encaminha o órgão para um receptor compatível, obedecendo à ordem da lista. “É importante reforçar que todo o procedimento para doação de órgãos deve passar pela CT-PE para manter a integridade das ações”, reforça.
Existem dois tipos de doação: doadores vivos, que só podem doar órgãos duplos ou partes de órgãos, cuja retirada não causa danos ao doador, tipo um dos rins, parte do fígado, do pulmão, do pâncreas e até da medula óssea; e doadores falecidos, que são os pacientes que evoluiram para a morte encefálica, que podem doar coração, pulmão, fígado, pâncreas, intestino, rim, córnea, veia, ossos, pele e tendão. “Vale lembrar que no caso da doação pós-óbito, um único doador pode beneficiar até dez vidas”, finaliza o cirurgião.

Em carreata, Professor Lupércio disse que o povo de Olinda está "pedindo socorro”

Candidato à Prefeitura de Olinda, o deputado estadual Professor Lupércio realizou uma carreata pela cidade neste domingo, 25. Em trajeto com duração de mais de quatro horas e extensão de aproximadamente 70 quilômetros, o parlamentar percorreu doze bairros do município. No ato, o postulante afirmou que o povo de Olinda está "pedindo socorro”.

A carreata teve início e término em Rio Doce. O trajeto também incluiu os bairros de Jardim Atlântico, Casa Caiada, Bairro Novo, Bultrins, Ouro Preto, Varadouro, Peixinhos, Aguazinha, Águas Compridas, Alto do Sol Nascente e Caixa D’Água. O ato contou com a participação do postulante a vice da chapa, Márcio Botelho, e correligionários que disputam a proporcional.

“O povo de Olinda está pedindo socorro. A população não aguenta mais ver tantos descasos. Vamos dar uma resposta imediata para as pessoas, pois essa situação precisa ser revertida”, afirmou Lupércio.

Com a carreata, Lupércio concluiu a agenda de compromissos de hoje. Amanhã, o postulante vai fazer uma caminhada em Ouro Preto. O ato terá início às 16h, nas imediações do Restaurante Fogo Sobre Terra.

Em Igarassu, Yves Ribeiro fez carreata com a presença do governador Paulo Câmara

A Frente Popular de Igarassu realizou no sábado (24) uma grande carreata pelas principais vias da cidade. Além de Yves Ribeiro e Severino Ninho, prefeito e vice, participaram também do evento o governador Paulo Câmara, o deputado federal Tadeu Alencar(PSB), o deputado estadual e presidente da Alepe, Guilherme Uchôa(PDT), candidatos a vereador e lideranças políticas locais. Pelo menos 400 veículos participaram da carreata que partiu da BR 101, nas imediações da empresa Centauros Formulários, por volta das 15h30, no bairro de Taepe. De lá, percorreu ruas e avenidas das localidades de Agamenon Magalhães, Nossa Senhora da Conceição, Flores, Santo Antônio e Rubina. Depois retornou à BR 101, perto do limite com o município de Abreu e Lima, totalizando mais de dez quilômetros percorridos.
Milhares de moradores e militantes da campanha socialista se concentraram nos locais por onde a caravana do 40 passou, para saudar Yves e sua comitiva. Vestidos de amarelo e agitando bandeiras, eles cantavam jingles da campanha e bradavam: "atraso nunca mais", numa referência direta ao prefeito Mário Ricardo(PTB), candidato à reeleição.
Para Yves Ribeiro, o ato foi uma demonstração da força popular de sua candidatura a prefeito. "As manifestações espontâneas do povo nas ruas nos encorajou ainda mais a enfrentar um adversário que não tem o menor escrúpulo em usar a força da máquina administrativa para sufocar a vontade de mudança da população", desabafou. Em relação a participação do governador na carreata, ele afirmou que só contribui para fortalecer o seu nome na reta final da campanha. "O governador e eu vamos fazer parcerias para tirar Igarassu do atraso e melhorar a qualidade de vida das pessoas", agregou.

1ª Feira de Artesanato e Arte na Orla com atrações musicais, arte e cultura no Janga

A orla do Janga em Paulista recebeu ontem a 1ª Feira de Artesanato e Arte . O evento é uma grande oportunidade para os apreciadores da cultura local e contará com apresentações musicais , ambientes para degustação de comidas típicas e a presença de artesões da região demonstrando e colocando seus produtos a disposição da população
.
 A 1ª Feira de Artesanato e Arte na Orla será neste domingo (25) a partir das 13h com apresentação musical a partir das 16:30h seguindo até as 19h na Av. Beira Mar,  praça das quatro torres, nas imediações do Bompreço do Janga.

Contato :
Karina Agra 81 99916-9561
Rafael Ciriaco 9849.61108