Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Justiça Eleitoral do Paulista impugna pesquisa da Datametrica

 
 

A Juiza da 12ª Zona Eleitoral do Paulista, Drª Laura Simões, acatou no final da tarde desta quarta-feira, 28, denuncia da Frente Paulista no Rumo Certo, contra  pesquisa de intenção de voto para prefeito. A referida pesquisa foi realizada pela empresa Datametrica Contact Center, contratada pela empresa Nova Comunicação Integrada.

A impugnação da pesquisa, proibindo a divulgação do resultado da mesma, foi baseada na flagrante violação das disposições legais contidas na resolução TSE 23.453/2015, em seu Art. 2º, incisos IV e VII, que determinam respectivamente:  divulgação de pesquisa sem prévio registro de cinco dias de antecedência a sua divulgação e constatação de irregularidades no plano amostral, caracterizando infringência dos requisitos legais.

A citada pesquisa, encomendada pela Nova Comunicação, indicou Evandir Pedrosa, PP, para vice na chapa de Sergio Leite, candidato que tenta pela quarta vez se eleger prefeito do Paulista. Sérgio, por sua vez, acionou o jurídico de sua campanha no TRE, na tentativa de impugnar a pesquisa do Instituto Opinião, mas a Juíza não acatou e a pesquisa está prevista para ser divulgada nesta sexta-feira, 29.

A divulgação de uma pesquisa considerada fraudulenta, em quaisquer veículos de comunicação, constitui crime punível com detenção de seis meses a um ano e pagamento de multa nos valores que variam de R$53.205,00 a R$106.410,00.