Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Carteira com documentos perdida em Pau Amarelo

O leitor do Blog Paulista Atualizado Arlindo perdeu, ontem, uma carteira no bairro de Pau Amarelo, na cidade do Paulista. Quem achar esta carteira, por favor, entre em contato com o Blog Paulista Atualizado.

Pode enviar um e-mail para paulistaatualizado@hotmail.com

RETA FINAL DA MULTIVACINAÇÃO EM PAULISTA

Os pais ou responsáveis têm até esta sexta-feira (30.09) para atualizar o cartão de vacinação dos filhos nos postos de saúde da rede municipal do Paulista. A Campanha de Multivacinação disponibiliza gratuitamente 14 tipos de doses para crianças (zero a menor de cinco anos) e adolescentes (nove a 14 anos). O atendimento nas unidades de saúde acontece das 8 às 17h.
            Para imunizar a garotada, os pais ou responsáveis devem comparecer nos postos de saúde munidos apenas do cartão de vacinação. Os meninos e meninas de nove a 14 anos devem tomar as doses contra Hepatite B e a DT (difteria e tétano), sendo que para as adolescentes será incluída a imunização contra HPV.

Matuto abre frente de 25 pontos sobre Sérgio em Paulista

Houldine Nascimento
Da equipe do blog
Se as eleições fossem hoje, o prefeito de Paulista, Júnior Matuto (PSB), seria reeleito com 39,6% dos votos, abrindo uma frente de 25 pontos percentuais ante o candidato do PDT, Sérgio Leite, que aparece com 14,2%. Em seguida, aparece Severino Ramos, do PTB, com 13,3%, Gilderley Alves, do PMN, registra 1,8%, Cleide Andrade (Psol) 0,9% e Gilberto Sabino (Rede) 0,7%. Brancos e nulos somam 13,8% e os indecisos são 15,7%.
Na espontânea, Matuto praticamente repete a diferença. Aparece com 33,8% dos votos e o pedetista com 9,1%, seguido por Ramos, com 8,4%. Gilderley foi lembrado por 1,1% dos eleitores, enquanto Cleide tem a preferência de 0,7% e Sabino apenas 0,2%. No quesito rejeição, o prefeito aparece no topo. Dos entrevistados, 25,1% disseram que não votariam nele de jeito nenhum. Sérgio Leite vem logo atrás com 19,8%. Severino Ramos tem a rejeição de 6,7% dos entrevistados e Cleide Andrade tem a negativa de 2,7%.
Gilberto Sabino não seria votado por 2,2% dos eleitores e Gilderley é rejeitado por apenas 1,6%. Dos entrevistados, 12% disseram rejeitar todos e 29,9% declararam não rejeitar nenhum dos candidatos. Em Paulista, o Instituto Opinião aplicou 450 questionários entre os dias 23, 24 e 25 últimos, nas localidades de Arthur Lundgren I e II, Centro, Engenho Mamanguape, Fragoso, Jaguarana, Janga, Jardim Mamanguape, Jardim Paulista, Jardim Velho, Mamanguape I e II, Maria Farinha, Mirueira, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora do Ó, Nobre, Paratibe, Parque do Janga, Pau Amarelo, Tabajara e Torres Galvão. A pesquisa está registrada no TRE sob o número PE-02186/2016.
O levantamento conta com intervalo de confiança estimado de 95 % e a margem de erro máxima estimada de 4,6 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. Foram realizadas entrevistas pessoais e domiciliares.
Estratificando a pesquisa, Júnior Matuto tem melhor desempenho entre os eleitores jovens, de 16 a 24 anos (54,8%), entre os eleitores com escolaridade até o 5º ano (43,6%) e entre os eleitores com renda familiar acima de cinco salários (48%). Por sexo, 44,5% dos seus eleitores são homens e 35,6% são mulheres.
Sérgio Leite se sai melhor entre os idosos (17,7%), entre os eleitores com grau superior (17%) e entre os eleitores com renda familiar abaixo de dois salários mínimos (15,2%). Por sexo, 14,8% dos seus eleitores são mulheres e 13,5% são homens.
Ramos tem melhor cenário entre os eleitores de 35 a 44 anos (17%), entre os eleitores com escolaridade do 6º ao 9º ano (13,3%) e entre os eleitores com renda de até dois salários (15,2%). Por sexo, 15,6% do seu eleitorado são mulheres e 10,5% são homens.

Ação no Dia Mundial do Coração

Hoje, Dia Mundial do Coração, o Plaza Shopping realizou atendimento gratuito com uma equipe de médicos, enfermeiros e nutricionistas.O objetivo da ação, que é promovida pelo Hospital Jayme da Fonte em parceria com a Intercordis e o Plaza, é promover consultas com cardiologista, aferição de pressão e eletrocardiograma, além de orientações dos profissionais sobre os cuidados com a saúde do coração. A ideia é alertar a população sobre os riscos das doenças cardiovasculares e estimular a prevenção.
De acordo com a cardiologista Cláudia Braga, à frente da ação, engana-se quem começa a se preocupar com os cuidados com o coração apenas na fase adulta da vida. Ela explica que, um bom coração na infância, terá grandes chances de envelhecer bem, se os cuidados com ele forem sempre respeitados. A partir dos 18 anos a aferição da pressão deve ser feita anualmente, já que sabemos que uma das doenças que mais acometem a população é assintomática e silenciosa: a hipertensão. “Estar em dia com as consultas médicas é o primeiro passo para manter o bom funcionamento cardiovascular e afastar os riscos de ser surpreendido com alguma cardiopatia”, afirma a médica.

Um paciente que tem no seu histórico familiar, hipertensão, diabetes, doença coronariana, alterações do nível de colesterol e triglicerídeos e obesidade, é um forte candidato a desenvolver problemas cardiovasculares.Esse indivíduo deve estar sempre vigilante aos sinais que podem indicar que algo não está indo bem; sensação de opressão no peito;dor no lado esquerdo ou no meio do peito — que pode irradiar para o pescoço e para o braço esquerdo; suor frio e intenso; desconforto acompanhado de tontura; desmaio; náuseas e falta de ar já acende o sinal amarelo.

A nutricionista Karla Conolly, que também participará da ação, lembra que o Ministério da Saúde aponta a hipertensão como fator de risco para o diabetese vice-versa. “Manter uma alimentação equilibrada, evitar o fumo e a bebida alcoólica e fazer atividades físicas regulares é a eterna dica do coração saudável.Sabe-se que 80% do risco de desenvolver problemas cardíacos pode ser eliminado com mudanças no estilo de vida e/ou medicações. Apenas 20% do risco pode ser atribuído ao fator genético.Sendo assim, cabe a cada um de nós a responsabilidade no cuidado com a saúde do coração”, diz a nutricionista.O atendimento terá início às 10h e segue até as 18h, no Piso L1 do Plaza Shopping.
SERVIÇO:
Ação Dia Mundial do Coração
Data: 29 de setembro
Local: Piso L1 do Plaza Shopping
Horário: das 10h às 18h
Atendimento gratuito

Colégio Motivo realiza mostra de curtas metragens feito por alunos

Neste sábado, dia 1° de outubro, os alunos do Colégio Motivo das unidades Boa Viagem, Casa Forte e Caruaru, irão exibir curta-metragens de desenvolvimento próprio. Os filmes serão apresentados no UCI Cinemas do Shopping Recife, a partir das 8h e a mostra segue até às 12h. O projeto é voltado especialmente para os alunos do 1° ano do Ensino Médio, que escreveram e produziram osshortfilms com duração máxima de 10 minutos.  Os curtas foram produzidos através do trabalho em sala de aula do gênero textual roteiro, no qual conhecimentos de fotografia, direção, atuação, dentre outros, são também estimulados.

A produção de um vídeo de curta metragem gera uma série de desafios ao grupo de alunos, que os leva a mobilizar membros da comunidade em prol da realização de um objetivo comum, superando eventuais obstáculos. Desde a concepção do curta, os alunos desenvolvem o senso de negociação e criatividade coletiva. A produção dos filmes exige capacidade de colaboração, organização e divisão de tarefas.

Uma equipe especial do colégio atribuiu notas aos trabalhos e os que obtiveram melhor resultado foram selecionados para serem exibidos no cinema. Este ano, serão premiadas as principais categorias do cinema, como melhor ator e atriz, melhor diretor(a), melhor fotografia e melhor roteiro.

O evento é realizado em prol dos estudantes, da família e do público em geral com o objetivo de desenvolver a teoria da sala de aula, as habilidades artísticas dos alunos e fornecer subsídio para quem deseja conhecer mais sobre a vivência no mundo da cinematografia.

Serviço:

“Curta Motivo” – Unidades Boa Viagem,  Casa Forte e Caruaru
UCI Cinemas do Shopping Recife
Quando: 1° de outubro de 2016
Horário: Das 8h às 12h
Aberto ao Público
Ingressos no local

Projeto “Vou Sambar” homenageia Maestro Duda

O frevo e o samba vão tomar conta da edição deste mês do “Vou Sambar”. O projeto, que muda de local e passa a acontecer na Creperia Rouge, em Casa Forte, na Zona Norte do Recife, contará com show da cantora e compositora Adriana B, que recebe, neste sábado (1º), a partir das 14h, o grande ícone da música pernambucana, o Maestro Duda.
O show revisita sambas tradicionais e divulga composições inéditas do gênero pernambucano, além de prestar uma homenagem ao Maestro Duda pelos seus 80 anos de vida e 69 anos de sua primeira composição, o frevo “Furacão”.
Para quem for curtir o show, além de cair no samba e no frevo, poderá aproveitar ainda para ser solidário e ajudar na campanha “Natal do Bem com a Mesa Cheia”, que beneficiará todas as ONGs presentes nas edições do “Show do Bem” (projeto idealizado por Adriana, que acontece todos os últimos domingos de cada mês, no Marco Zero) entre abril de 2015 e dezembro deste ano.
O ingresso individual custa R$ 20 + 1 Kg de alimento não perecível para a campanha. A festa acontece na parte da frente da Creperia Rouge, que tem vista bucólica para o jardim de Burle Marx. No local, será instalado um food truck. A Creperia Rouge fica na Praça de Casa Forte, nº 570. Outras informações pelo telefone (81) 3269-5344.
Homenageado
José Ursicino da Silva, conhecido como Maestro Duda, começou estudar música aos oito anos e aos dez já era integrante da Banda Saboeira, escrevendo logo a sua primeira composição, o frevo “Furacão”. Regente, compositor, arranjador e instrumentista, o artista é referência no cenário cultural do frevo. Chegou a tocar Oboé na Orquestra Sinfônica do Recife e formou várias bandas de frevo, tendo a carreira repleta de sucessos, como “Nino, o pernambuquinho”. Para o teatro, musicou “Um Americano no Recife”, com direção de Graça Melo e outras peças dirigidas por Lúcio Mauro e Wilson Valença. Em 1970, voltou de São Paulo para o Recife, tornando a integrar a Orquestra Sinfônica e passando a atuar como professor/arranjador do Conservatório Pernambucano de Música. Compositor de diversos frevos, choros e sambas gravados por Jamelão, músicas para Quinteto de Sopros e Quinteto de Metais, Maestro Duda recebeu o prêmio de melhor arranjo de música popular brasileira em 1980, em concurso promovido pela Globo, Shell e Associação Brasileira de Produtores de Discos. Reconhecida a sua excelência cultural, foi eleito como Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco em 2010 e homenageado pelo Carnaval do Recife em 2011. 
Serviço:
Projeto "Vou Sambar"
Local: Creperia Rouge
Data: Sábado (1º)
Hora: A partir das 14h
Endereço: Praça de Casa Forte, nº 570
Ingresso: R$ 20 + 1 Kg de alimento não perecível
Informações e reservas: (81) 3269-5344

A importância de sermos mais humanos e ‘menos’ máquinas

Inspirado na reflexão do pensador polonês Zygmunt Bauman, de que nada é feito para durar, o escritor e professor de Literatura Marcelo Mourão apresenta uma crítica à sociedade atual em seu novo livro de poemas “Máquina Mundi”. Publicado pela Oficina Editores, a obra pretende mostrar que o mundo moderno é cheio de inquietações, angústias e dilemas, onde se pensa muito e se sente pouco.

Para o autor, o espirito do livro é falar da máquina do mundo e do mundo da máquina. “Falo também de outras máquinas que também têm seus problemas na atualidade: a máquina do sentimento, a do eu (ego freudiano), a máquina das interrogações (filosofia) e, claro, a máquina da poesia”.

Segundo Mourão seus versos abordam os limites da pós-modernidade e da virtualidade, onde a velocidade do deletar é mais rápida do que da compreensão. Com esse pensamento ele pretende fazer com que as pessoas pensem mais sobre a realidade contemporânea, “provocando” no leitor perplexidade, estranhamento, espantos, encantamento, doçura e também bom-humor.

- Desejo lançar um olhar para o mundo de hoje em que, como disse Charles Chaplin, na década de 40 do século passado, ‘mais do que de máquinas precisamos de mais humanidade’ - reforça.

Inspiração
Além da realidade que nos cerca, Mourão diz que muitos fatores serviram para a concepção d