Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Prefeito Junior Matuto inaugura 9ª unidade de Saúde construída no Paulista, no bairro de Arthur Lundgren II

Com o objetivo de proporcionar um melhor atendimento na área de Saúde para a população do Paulista, foi entregue, na tarde desta quinta-feira (06.10), a 9ª Unidade de Saúde da Família (USF) construída na gestão. Estiveram presentes o prefeito Junior Matuto, o vice Jorge Carreiro, que descerraram a placa de inauguração, juntamente com os moradores e lideranças locais.

De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Fabiana Bernart, cerca de 7,5 mil pessoas deverão ser atendidas pela nova unidade. A USF Arthur Lundgren II Baixo conta com vários consultórios, salas de vacina, consultório odontológico, além de sala de reunião e sala para uma equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), e a sala para a realização de Pilates para mulheres a partir do 5º mês de gestação.

“O pilates será realizado em uma sala que inicia as Práticas Integrativas no Município, ou seja, abordagens diferentes. Isso é um diferencial que a gente entrega, e se tudo der certo a gente pretende expandir para toda a rede. Isso vai ajudar as gestantes a fazer um parto normal, a serem acompanhadas, e é isso que a gente entende por mudança na qualidade de atendimento”, declarou Fabiana.

Para Junior Matuto, a entrega de mais essa unidade foi mais um compromisso firmado e posto em prática com a população do Paulista. “Essa é a nona unidade construída e entregue à população, com salas climatizadas, ambiente adequado de trabalho e se Deus quiser e melhoria no atendimento e a humanização e a prestação de serviços para a população cada vez vai melhorar” destacou o prefeito.

Educação do Paulista abre vagas para cursos de iniciação musical

O Centro Cultural Professor e Escritor Ariano Suassuna oferece cursos gratuitos para interessados em iniciar no ramo da música. A unidade disponibiliza cerca de 140 vagas para cursos gratuitos de violão, guitarra, acordeon, flauta doce, teclado, canto entre outros. Os interessados devem, munidos de duas fotos 3x4, cópias de RG e de comprovante de residência, comparecer à unidade, que fica na Rua Manoel Gonçalves da Silva, n°76, Vila Torres Galvão.

As inscrições começam nessa segunda-feira (10.10) e vão até as vagas serem preenchidas. O atendimento é de segunda a sexta, das 8 às 17h e aos sábados das 8 às 13h. Outras informações pelo fone: 9.9969.6480. O centro é administrado pela Secretaria de Educação da cidade. 

Escritora do Paulista lança livro em homenagem aos seus 40 anos de carreira

Em homenagem aos seus 60 anos de idade e 40 de carreira, a escritora Elizabeth Brandt lança dois novos livros “O Voo das cores” e “Pinceladas poéticas”. O primeiro livro é uma homenagem a amigos e literatos que fizeram parte da carreira e da vida da poetisa. O segundo reúne poesias em haicais, forma poética de origem japonesa, constituída de traços específicos.
O evento será neste domingo (09.10) às 16h, na casa de eventos Litoral Recepções, na Av. Doutor Cláudio José Gueiros Leite, nº 5588, Pau Amarelo, Paulista. Na ocasião, os presentes poderão comprar os livros, que estarão à venda pelo valor de R$ 20,00. O acesso é gratuito.

“PITADAS AO VIVO” ENSINA RECEITA ESPECIAL PARA O DIA DAS CRIANÇAS

Em comemoração ao mês das crianças, o projeto “Pitadas ao Vivo” traz no próximo sábado (8), a chef Miau Caldas para ensinar a receita de picadinho de carne com legumes. O evento é gratuito e segue o mesmo formato das edições anteriores, com cinco sessões (11h30; 13h30; 15h30; 17h30 e 19h30). A receita ensinada será harmonizada com um suco de uva integral.

Em um carrinho desenvolvido para a ação, equipado com cooktop, frigobar e espaço para a exposição dos itens utilizados, a chef Miau Caldas explicará o preparo da receita. Ainda, os participantes das seções ganham um brinde exclusivo ao final do evento

Serviço Pitadas Ao Vivo:
Data: 8 de outubro | sábado
Horários: 11h30; 13h30; 15h30; 17h30 e 19h30
Local: Pão de Açúcar Parnamirim – Rua Desembargador Goes de Cavalcante

PROFESSOR LUPÉRCIO DEFINE AGENDA DESTA SEXTA

O deputado estadual e candidato à Prefeitura de Olinda, Professor Lupércio, terá quatro compromissos nesta sexta-feira, 07. Às 7h, o postulante fará novas gravações para o guia eleitoral. O parlamentar também se reunirá com moradores de Ouro Preto, Varadouro e Guadalupe. Confira agenda:

7h – Gravação para o guia eleitoral.

14h – Reunião com moradores da Rua da Boa Hora, no Varadouro.

19h – Encontro com moradores da Rua Nossa Senhora do Guadalupe, no bairro de mesmo nome.

20h – Reunião com moradores da Rodovia PE-15, em Ouro Preto.

Luciana: Luciana: “A PEC 241 é a expressão mais cruel desse programa antipovo”

A Comissão Especial que analisa a PEC 421/2016 encerrou os trabalhos nesta quinta-feira (6), com a aprovação por 23 votos a 7, da proposta que prevê um novo regime fiscal e impõe teto para os investimentos públicos na Saúde, Educação e Assistência Social, entre outras áreas. A medida se constitui em um verdadeiro retrocesso e ataque aos direitos constitucionais do povo brasileiro.

Troca de secretário não resolve problema da falta de segurança

A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco, sobre a mudança no comando da Secretaria Estadual de Defesa Social, gostaria de registrar que o afastamento do ex-titular Alessandro Carvalho já era uma medida esperada diante do crescimento da criminalidade no estado.

Os números da própria Secretaria mostram o quanto a violência está generalizada e aumentou nos últimos tempos. Em 2016, somente de 1º de janeiro a 28 de setembro, mais de 3,1 mil homicídios ocorreram em Pernambuco, uma quantidade 11,4% superior à registrada no mesmo período no ano passado. Também teve incremento nos números de assaltos a ônibus – mais de 1,2 mil apenas no Grande Recife! –, estupros, investidas contra bancos e muitos outros ataques contra o patrimônio público e privado.

Desde 2014, a Oposição vem alertando para o crescimento da violência no Estado. Foram 9,7% a mais homicídios em 2014 e 13,3% mais assassinatos em 2015.

Infelizmente, entendemos que a substituição de Alessandro Carvalho por Ângelo Fernandes Gióia não será suficiente para mudar o atual quadro, como também não surtiram efeito a troca do comando da Polícia Militar e a troca dos titulares das delegacias especializadas, medidas adotadas anteriormente pelo governador Paulo Câmara.

Para nós, da Oposição, não adianta alterar o comando da Secretaria se o governador não tiver o comando da segurança pública. Para sair do atual cenário é preciso rediscutir o Pacto pela Vida. E mais que isso, é necessário envolver os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário nesse debate, além de instituições como o Ministério Público, a Ordem dos Advogados do Brasil, representantes de entidades do setor de segurança e membros da sociedade civil organizada.

A sensação de insegurança atinge a toda a sociedade, independentemente de classe social ou crença política. Como cidadãos e representantes do povo, nos colocamos à disposição para a repactuação do programa de combate à violência e a identificação de soluções que ajudem a resolver tão grave problema.

Paulista sela parceria e implanta programa inovador para dar salto de qualidade na educação

Paulista será o segundo município da Região Metropolitana a implantar o Programa Qualiescola – Anos Iniciais, que visa melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem nas escolas públicas da rede, por meio de um conjunto de ações articuladas. A iniciativa vai beneficiar educadores e estudantes do 3º ao 5º ano. Nesta quinta-feira (06.10), profissionais da Secretaria Municipal de Educação participaram de um evento no SENAC, em Jardim Paulista, para conhecer mais detalhes e tirar dúvidas sobre o programa, que é fruto da parceria entre a administração municipal, Fiat/Jeep e o Instituto Qualidade no Ensino (IQE).
Os primeiros passos para implantação do Qualiescola já foram dados com a indicação dos profissionais da rede que serão responsáveis pela formação do corpo docente municipal. Nos meses de novembro e dezembro, eles vão passar por um processo de aperfeiçoamento de técnicas educacionais para poder compartilhar o aprendizado junto aos demais servidores. A ideia é de que esses formadores comecem o próximo ano colaborando com a elevação da qualidade de ensino nas escolas da rede, tendo como foco a formação em Matemática e Língua Portuguesa. 
            Ao longo dos próximos três anos, o Qualiescola vai contribuir com a formação dos professores, por meio de oficinas e de estudo com material de apoio, e com a gestão escolar, oferecendo assessoria aos responsáveis pelas unidades de ensino. Destaque também para implantação da metodologia de avaliação do desempenho escolar nas unidades de ensino e do reforço didático aos estudantes com materiais de qualidade e alto nível. Em Igarassu, primeira cidade beneficiada, a iniciativa já conseguiu melhorar os índices da educação básica.
            Responsável pela abertura do evento, o secretário de Educação do Paulista, Carlos Ribeiro Junior, revelou a importância do programa para a rede municipal. “Paulista conta com educadores dedicados e compromissados com a qualidade do ensino público oferecido na rede municipal. Isso nos deixa seguro de que esse programa terá êxito em nossa cidade, principalmente, porque estamos com investimentos e ferramentas concretas que vão garantir um futuro melhor para os nossos estudantes e os profissionais do setor”, comentou, lembrando-se em seguida da gestão do ex-governador Eduardo Campos que fez uma série de investimentos na área educacional, alcançando, anos depois, o patamar mais elevado da educação básica no País.
            Ainda participaram do encontro no SENAC, profissionais da Secretaria Municipal de Educação; a coordenadora geral do Instituto Qualidade na Educação (IQE), Iran Freitas; e a representante da Fiat, Erika Souza.

Pernambuco já registrou mais de 3 mil homicídios este ano, denuncia Silvio

O número de homicídios em Pernambuco já superou a marca dos 3 mil casos, mesmo antes de o fechamento das estatísticas do mês de setembro. Segundo dados da Secretaria de Defesa Social, até o último dia 28, foram contabilizados 358 assassinatos, totalizando 3.127 ocorrências. Os dados representam um crescimento de 11,4% em relação ao período janeiro-setembro do ano passado.

No Recife, os 488 casos registrados até o mês passado já superam os 452 consolidados durante todo o ano de 2013. “Vale destacar que, em 2013, a atual gestão criou o Pacto pela Vida do Recife e a Secretaria de Defesa Urbana, com a promessa de auxiliar no combate à violência, o que os números mostram que não aconteceu porque faltou ao prefeito Geraldo Julio e ao governador Paulo Câmara enfrentar o problema como prioridade de governo”, destaca o deputado Silvio Costa Filho (PRB), líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

O parlamentar reforça ainda a preocupação com a escalada da violência nesses últimos três meses do ano. No último fim de semana, aproximadamente uma pessoa foi assassinada a cada hora em Pernambuco - entre a noite da sexta-feira (30) e a manhã da última segunda-feira (3). Dos 70 homicídios registrados nesse período, 48 ocorreram no interior do estado. Os demais, na Região Metropolitana do Recife. Os dados corroboram a necessidade cada vez mais urgente de uma ampla discussão sobre o Pacto pela Vida, como tem insistido o deputado Silvio Costa Filho desde o início do ano passado.

“Os números da violência no Estado são assustadores e apontam para uma piora. A criminalidade tem aumentado numa velocidade espantosa. Este ano estamos com uma média de 11 homicídios por dia, aproximadamente um assassinato a cada duas horas. Não há como contestar algo assim nem como colocar mais essa culpa na crise econômica. Mais uma vez cobramos soluções ao Governo do Estado, que continua omisso, sem apresentar reação nem medidas que ajudem a resolver o problema”, afirmou.

Silvio destaca que, além dos homicídios, mais formas de violência seguem em alta constante, como os assaltos a ônibus. “De acordo com o Sindicato dos Rodoviários, ao longo de 2016 já ocorreram mais de 1.270 investidas contra coletivos somente no Grande Recife. Também identificamos o aumento da quantidade de estupros notificados em Pernambuco, que já se aproximam da casa de 1.000 caos, além do incremento na quantidade de roubos de bancos, caixas eletrônicos e veículos e de outros crimes contra o patrimônio”, elencou.

Para o deputado, o Governo de Pernambuco tem sido negligente. “O que justifica tanta passividade? Não é possível que o governador Paulo Câmara vá chegar ao fim do seu mandato sem escutar o clamor do povo nem dialogar com representantes da sociedade civil organizada, instituições de classe, órgãos da área de segurança, além de entidades como OAB-PE e o Ministério Público. Mais uma vez a Bancada de Oposição na Alepe se coloca à disposição da população do Estado e faz um apelo ao governador para que ele encampe esse amplo diálogo sobre o Pacto pela Vida com todos que possam contribuir para a redução desses números”, concluiu.

Paulista intensifica exames de mama durante Outubro Rosa

Outubro Rosa é o mês de conscientização e prevenção do câncer de mama. Por conta disso, a Prefeitura do Paulista, através da Secretaria de Saúde, intensifica a realização de exames gratuitos na unidade móvel equipada com mamógrafo. A van do projeto “Amigo do Peito” vai visitar várias unidades de saúde oferecendo a mamografia.

O atendimento é feito das 8h às 12h. O público alvo são mulheres com mais de 40 anos de idade, mas também é aconselhado para aquelas que estiverem com dores na região da mama ou possuírem familiares que já tiveram a doença. As mulheres que se submeterem ao teste receberão o resultado em até 30 dias nas unidades de saúde que referenciaram a avaliação médica.

De acordo com Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva (INCA), no Brasil, em 2016, são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama. Tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres d