Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

NOVA PESQUISA: Geraldo Julio 47%; João Paulo 34%

Folha de Pernambuco

De acordo com pesquisas de intenções de voto, o prefeito Geraldo Julio saiu na frente da disputa à Prefeitura do Recife no segundo turno

Por: Alex Ribeiro em 12/10/16 às 19H09, atualizado em 12/10/16 às 19H46

A primeira pesquisa do instituto Datafolha com as intenções de voto para o segundo turno à Prefeitura do Recife, divulgada nesta quarta-feira (12), mostrou que o prefeito Geraldo Julio (PSB) saiu na frente nesta etapa final da disputa. Ele aparece com 47%. O candidato João Paulo (PT) está com 34%. Os votos brancos, nulos ou indecisos são de 13%; os que não sabem ou não quiseram responder são de 6%.



Ganhe um curso de inglês aqui no Paulista Atualizado

A ABA English vai sortear cinco cursos com a duração de seis meses cada



O inglês é essencial, quer seja para estudar, trabalhar ou viajar ao exterior. Para quem quer aprender o idioma, o curso de inglês online ABA English vai sortear cinco cursos, com a duração de seis meses cada.

Para concorrer é só marcar dois amigos no post do sorteio, na página de Facebook do Paulista Atualizado, e deixar um comentário por que gostaria de aprender inglês com a ABA English. As cinco respostas mais originais ganharão seis meses de curso. Apenas será aceita uma resposta por parte de cada participante.

Os vencedores serão anunciados na página do Facebook do Paulista Atualizado e serão contactados através de mensagem privada no Facebook. Quem sabe você não seja um dos contemplados?!

Jogo de celular criado por professor do Amazonas une diversão e matemática

Bianca Paiva - Correspondente da Agência Brasil

Aprender matemática brincando. Essa é a ideia do Matemagos, um jogo criado para smartphones que mistura magia à disciplina considerada o terror dos estudantes. O game começou a ser desenvolvido há quase dois anos durante o doutorado do professor de design de jogos da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica(Fucapi), Sylker Teles, na Universidade de Kyushu, no Japão.

“Desenvolvi uma tese sobre jogos e educação e precisava de um protótipo para testar a minha hipótese de que crianças que jogam têm mais facilidade no aprendizado. Por isso, desenvolvi o Matemagos. Escolhi a matemática porque busquei alguns dados, principalmente, da Unesco [Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura], sobre educação e países em desenvolvimento, e descobri que a matemática é um dos grandes problemas. Sempre tive essa preocupação. Nossas crianças se desenvolvem e chegam até a graduação sem um bom domínio da matemática”, explicou.

No Matemagos, o jogador entra no “Reino da Tabu’Ada”, onde um bruxo abre uma porta dimensional permitindo a passagem de criaturas malignas. Os magos, heróis do game, precisam impedi-los de conquistar o reino e selar o portal. Mas, para ter sucesso nas batalhas, o usuário precisar aplicar alguns conhecimentos de matemática do ensino fundamental.

“As crianças vão jogando, vão se divertindo e a matemática está ali embutida na mecânica do game. Elas precisam resolver pequenas operações de matemática para ter sucesso nas batalhas e acabam absorvendo o conteúdo dessa forma”, disse Teles.

Inspiração amazônica
Jogos conhecidos pelos amantes dos games, como Final Fantasy e Saga e elementos da cultura pop atual, como Harry Potter, Senhor dos Anéis e Game of Thrones, serviram de inspiração para o professor. A cultura amazônica também está presente no Matemagos.

“São seis magos os personagens principais e cada um é baseado em um aspecto diferente da cultura mundial. Existe um personagem, um indiozinho, que representa a cultura amazônica. Ele é o pajé. A função dele no game é justamente a cura. É ele quem cura os outros personagens”, ressaltou o professor.

O jogo Matemagos foi desenvolvido para plataformas Android e iOS e poderá ser baixado gratuitamente. O lançamento está previsto para o fim do mês.

Edição: Luana Lourenço

Regulamentação da lei da dívida rural pode sair este mês, diz Feplana

Cresce a expectativa dos canavieiros e demais produtores do NE em relação à regulamentação da recente lei federal 13.340/16, onde permite a renegociação das dívidas rurais em antigos financiamentos com a União. Pela lei, os agricultores e pecuaristas com débitos junto aos bancos públicos, ainda não seguritizados, poderão parcelar e liquidá-los diante dos descontos oferecidos, bem como fazer novos financiamentos. Já a dívida seguritizada, por sua vez, não terá parcelamento, mas contará também com descontos para pagá-la. O governo federal e a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) estão preparando o texto respectivamente da regulamentação de cada tipo da dívida. A previsão é que as regulamentações ocorram até o fim deste mês, como apurou e informa a Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana).

"Em Pernambuco, por exemplo, uma parte dos 13 mil fornecedores de cana possuem dívidas junto a bancos públicos, as quais foram majoradas significativamente por pacotes econômicos de governos passados, inviabilizando a liquidação", conta Alexandre Andrade Lima, presidente da Feplana, satisfeito com a nova lei que reviu o caso, dando bons descontos e que garante o pagamento inclusive com parcelamento, exceto às dívidas segutirizadas pela PGFN. O dirigente conta que, mesmo com a sanção da lei, os bancos somente poderão iniciar as renegociações após a regulamentação da legislação. 

Clube das Pás inicia ensaios para o Carnaval 2017 nesta quinta (13)

O Clube das Pás inicia os ensaios para o Carnaval 2017, nesta quinta (13), a partir das 20h. O anfitrião da festa será o cantor Nonô Germano, que recebe a cada edição um convidado diferente. Nesta estreia, o artista conta com a presença da Orquestra das Pás, quando gravará o clipe da música "Escandalosa", de autoria de J. Michiles.  

Os ensaios das Pás para o Carnaval serão realizados todas as quintas-feiras até o período momesco. O ingresso individual custa R$ 15 (preço único), disponível na bilheteria da sede da entidade. O Clube Carnavalesco Misto das Pás fica na Rua Odorico Mendes, 263 - Campo Grande, Recife. Mais informações pelos telefones (81) 98543 - 7595 e (81) 98625 - 2409.

Serviço:

Ensaios para o Carnaval 2017 - Nonô Germano
Quinta (13) | 20h
Local: Rua Odorico Mendes, 263 - Campo Grande, Recife
Ingresso: R$ 15 (preço único)
Informações: (81) 98543 - 7595 e (81) 98685 - 2409

Deputado Kaio Maniçoba defende criação de Frente Parlamentar em Defesa da Vaquejada

O deputado federal Kaio Maniçoba (PMDB) está buscando meios para que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) a respeito da inconstitucionalidade da vaquejada seja revista. Nesta terça-feira (11), assinou documento que vai permitir a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Vaquejada como Evento Desportivo e Cultural.

O parlamentar explica que o principal objetivo desta Frente Parlamentar será a regulamentação, por meio de Lei Federal, da vaquejada, em todo o território nacional. “É importante lembrar, que este esporte existe há mais de 100 anos em nosso país. Além disso, tem sido fonte de manutenção de 120 mil empregos diretos e 600 mil empregos indiretos, o que consideravelmente ajuda a movimentar a economia brasileira com o aporte de 600 milhões de reais/ano”, enfatiza.

Maniçoba se sente confiante que por meio desta Frente Parlamentar, em breve, estados brasileiros poderão retornar com a tradicional prática da vaquejada.

CAAPE oferece mamografia gratuita