Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Som na Praça traz música e lazer para curtir o final de semana

Seu programa de final de semana é no Shopping Costa Dourada. Este sábado (22) o Som na Praça vai ser de muita música boa e diversão na Praça de Eventos do shopping, a partir das 19h, com voz e violão de Bruno Filipe. Tudo de graça para você curtir na companhia dos amigos ou da família.

Bruno Filipe tem um repertório variado, para todos os gostos. “Começo o show com um ritmo um pouco mais lento, com Djavan, Jorge Vercílio, Maria Gadú e, aos poucos, vou agitado com reage, pop rock e até os sertanejos universitários”, comenta.

Segundo ele, durante o último show que realizou no mall, a grande pedida do público foi o estilo universitário. A adequação dos arranjos para voz e violão faz da apresentação deste sábado uma noite especial para quem gosta de reunir os amigos ao redor de uma mesa com boas conversas.

Depois do show, aproveite para pegar um cineminha e ver as novidades: ‘O Shaolin do Sertão’ e ‘OUIJA: Origem do Mal’. Além deles, também estão em cartaz: ‘Cegonhas: A História Que Não Te Contaram’; ‘O Lar das Crianças Peculiares’; ‘ É Fada’ e ‘Inferno’. Confira a programação indicativa.

PAULISTA PROMOVE FÓRUM SOBRE SAÚDE MENTAL

Em sua primeira edição o Fórum na Saúde Mental do Paulista reuniu profissionais de saúde e de outras áreas do conhecimento em torno de pautas comuns com o objetivo de melhorar a qualidade na rede de atenção à saúde mental e promover a luta por uma visão ampla de Direitos Humanos, inclusiva, solidária, que respeite as diversidades e particularidades de cada indivíduo. A iniciativa, que faz parte da programação da III Semana da Saúde que tem como tema: (RE) Discutindo o Fortalecimento do Cuidado Integral da Saúde no SUS,foi realizada no Teatro Paulo Freire, Centro do Paulista.
O evento contou com mesas redondas, rodas de conversa, atividades artísticas e culturais. Os temas debatidos foram os aspectos e cuidados da saúde mental na atenção básica e o cuidado à crise em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) 24 horas. De acordo com a coordenadora de Saúde Mental, Karin Melo, a finalidade central da iniciativa é promover um espaço de discussão sobre a saúde mental. “Nosso objetivo é problematizar questões ligadas à saúde mental, na tentativa de fortalecer a mobilização social em atenção ao assunto”, ressaltou.
Entre os especialistas que compuseram a mesa de debates estava o gerente estadual de Atenção à Saúde Mental, João Marcelo Costa. O gestor ressaltou a importância de movimentos como esse. “A gente vive um momento de extrema fragilidade no SUS, e de fato todo tipo de manifestação, de encontros e discussão, é extremamente estratégico para não abrirmos mão de todo um avanço que a saúde mental tem tido nos últimos anos. Esse trabalho é um grande alinhavo que temos que fazer para fortalecer a rede de saúde mental e seus dispositivos como os CAPS, os componentes de urgência, emergência e atenção primária, buscando um modelo cada vez mais efetivo no processo de cuidado”, afirmou.
Durante a ação foi feita a divulgação e comercialização de produtos artesanais confeccionados pelos próprios usuários dos CAPS, e um bazar com roupas, sapatos e acessórios provenientes de doação. Toda renda adquirida será revertida para o trabalho desenvolvido nas unidades.
A programação segue nesta sexta-feira (21), confira:
09h – Academia da saúde;
10h – Mesa 1: O cuidado do álcool e outras drogas;
11h – Mesa 2: Mobilização social no cuidado em saúde mental;
12h às 14h – Intervalo;
14h às 15h30 – Mesa 3: Desinstitucionalização e residências terapêuticas;
15h30 às 17h – Encerramento: Peça teatral com a participação do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Tereza Noronha e das Residências Terapêuticas.

Outubro Rosa em Arthur Lundgren I conta com o Amigo do Peito

 Intensificando os cuidados com a saúde do público feminino, a Secretaria de Saúde do Paulista promove nesta sexta-feira (21.10), atividades que buscam orientar as mulheres a respeito do câncer de mama. Serão disponibilizados exames de mamografia, através da unidade móvel do programa Amigo do Peito; aferição de pressão e glicose; palestras e um momento cultural com músicas e danças. A ação será realizada na Unidade de Saúde da Família (USF) de Arthur Lundgren I, que funciona na Rua Belo Jardim, próximo a associação dos moradores. A programação Outubro Rosa segue durante todo o mês em diversas unidades, sempre das 8 às 17h. 

DEERHOOF ENCONTRA ESTUDANTES DE MÚSICA NO PAÇO DO FREVO NESTA SEXTA

Uma das principais atrações do festival No Ar Coquetel Molotov neste ano, a banda norte-americana Deerhoof vem ao Recife tanto para realizar show na Coudelaria Souza Leão, como para conhecer músicos locais. Em um evento promovido pelo Consulado dos Estados Unidos no Recife, a banda vai se encontrar com estudantes de música da Escola Técnica de Criatividade Musical na sexta (21) à tarde no Paço do Frevo.
Será um momento com duas etapas em que tanto os integrantes do Deerhoof conhecerão melhor o autêntico frevo pernambucano quanto os participantes entenderão como o grupo trabalha com suas gravações e na produção dos discos. Ao longo dos últimos anos, o Paço do Frevo tem sido uma importante peça para a difusão do ritmo em nível internacional. Com a chancela de Patrimônio Imaterial pela UNESCO, o frevo ganhou maior visibilidade nos últimos anos.
Alternativo – Formada em 1995 em San Francisco, a Deerhoof acabou de completar 20 anos de estrada e possui uma legião de fãs pelo mundo que inclui gente como Yoko Ono, Wayne Coyne (The Flaming Lips) e Thurston Moore (Sonic Youth), gente com a qual a banda já excursionou junto abrindo turnês. O grupo é formado pela carismática Satomi Matsuzaki nos vocais ao lado do baterista Greg Saunier e dos guitarristas Ed Rodriguez e John Dietrich.
A Deerhoof representa a junção ideal de um vocal twee-pop com transgressões melódicas e guitarras de riffs quebrados. Satomi Matsuzaki, que empresta sua doce voz para a maioria das faixas, tem aquele jeito japonês de cantar que dá um charme maior às músicas. É uma banda dos anos 90 que mantém ainda aquele espírito de ser indie-pop quando nem tudo precisava ser hype ou a nova promessa do rock.
Paço do Frevo – O Paço do Frevo é um centro de referência de ações, projetos e atividades de documentação, transmissão, salvaguarda e valorização de uma das principais tradições culturais brasileiras, reconhecida como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco: o frevo. Localizado na Praça do Arsenal da Marinha, no Bairro do Recife, o Paço é uma iniciativa da Prefeitura do Recife, com realização da Fundação Roberto Marinho e gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG).
O projeto conta com o patrocínio cultural do Grupo Globo e do Banco Itaú, além de apoio do Instituto Votorantim. Os parceiros institucionais do espaço são a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), a Rede Globo, o Governo do Estado de Pernambuco, por meio de sua Secretaria de Turismo e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), o Instituto Votorantim e o Instituto Camargo Corrêa. A realização é do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Encontro com Deerhoof
Local: Paço do Frevo – Praça do Arsenal – Recife Antigo
Data: Sexta – 21/10 – 15h
Aberto ao público
Mais informações: 
www.coquetelmolotov.com.br 

Instituições se unem em Garanhuns para combater epidemia de acidentes de motos

O CRPAM - Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Moto - esteve reunido nesta quarta-feira, 19, no auditório da GRE Agreste Meridional, em Garanhuns, sob a presidência da Dra. Catarina Tenório, da V GERES, para apresentação dos números mais recentes de acidentes e óbitos na região, assim como planejar ações em conjunto com as instituições que fazem parte do comitê, buscando a melhora nas estatísticas, que registram Garanhuns como uma das cidades com trânsito mais violento do estado.

A reunião contou com representantes de diversas instituições, Polícia Militar e Operação Lei Seca, Polícia Rodoviária Federal, Autarquia Municipal de Trânsito, Secretarias de Educação do Estado e do Município, Associação de Mototaxistas, Bombeiros Militares, Detran/PE, além de representantes da V GERES.

Catarina Tenório enfatizou os números de acidentes e óbitos, que têm sido uma constante, em toda a região, e em especial Garanhuns. Os órgãos ajustaram ações que podem ser efetivadas em conjunto, além das blitz que estão surtindo resultado na diminuição de condutores alcoolizados, e na retirada do trânsito de motoristas sem habilitação e com documentos atrasados. Segundo a gestora, a maior incidência de acidentes envolvem condutores sem habilitação. "Trata-se de uma situação grave de saúde pública, pois os hospitais estão em grande parte com suas emergências lotadas de acidentados de motos".

Segundo Coronel Luciano Nunes, coordenador da Operação Lei Seca (OLS), neste ano de 2016, em Garanhuns, mais de 14 mil veículos já foram abordados, com pouco mais de 1,6% de autuação para condutores sob efeito de álcool. Em 2015, este percentual chegou a 2,5%. O Detran e a AMSTT também têm feito fiscalizações.

CRPAM E EPIDEMIA DE ACIDENTES

Os Comitês Regionais foram instituídos pelo Governo do Estado, e as reuniões mensais estão sendo monitoradas diretamente pelo governador Paulo Câmara. Além das instituições presentes, outras devem se juntar nos próximos encontros, a exemplo de SAMU, Polícia Civil, Hospital Dom Moura, etc.

"Estamos obtendo uma melhora nos índices de acidentes, mas ainda longe do que aceitaríamos como normal, por isto é imprescindível a participação de todos. Conseguimos grandes parcerias, como a GRE Agreste Meridional, e precisamos do apoio da imprensa, igreja, instituições públicas e privadas, pois a epidemia de acidentes preocupa a todos, tanto da área de saúde, como também educação e segurança." - Finaliza Catarina Tenório.

A próxima reunião acontece na segunda semana de novembro.


Para saber mais:
V GERES - Gerência Regional de Saúde
Dra. Catarina Fábia Tenório
Endereço: Rua Joaquim Távora, 240 – Garanhuns/PE
Telefone: (87) 3761.8341 / 3761.8342
E-mail: gerencia.saude.pevgeres@hotmail.com

PERNAMBUCO RECEBE I COPA AFIA DE FUTEBOL AMADOR

Confirmada a realização da I Copa Afia Brasil Pernambuco de futebol amador. Um evento que vai reunir equipes de oito estados ( RS, PR, SP, DF, AM, MS, MG e ES) de 12 a 17 de novembro, no estádio GIleno de Carli, no Cabo de Santo Agostinho e finais na Arena Pernambuco.

O evento é promovido pela AFIA, uma entidade especializada em organização de Copas de Futebol Internacional para atletas amadores com idade entre 35 e 70 anos, associados a clubes, academias, condomínios ou outras instituições que organizam futebol amador.

Pesquisa que busca cura da ELA faz coleta de material genético em Porto Alegre neste domingo

O Instituto Paulo Gontijo (IPG) realiza a segunda coleta brasileira de material genético a ser enviado ao Project MinE, projeto internacional que busca a cura da ELA. Participarão 12 pessoas com mais de 18 anos que apresentam diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica e 6 controles, ou seja, pessoas que não têm a doença. A ação vai ocorrer no próximo domingo (23/10), das 9h30 às 12h e das 13h às 15h30, em Porto Alegre.
O Project MinE atua em 16 países e tem como objetivo identificar as causas da ELA e trazer novas formas de abordagem terapêutica. Para tanto, o projeto se propõe a sequenciar 15.000 pacientes com ELA e 7.500 controles. “Sugere-se que o background genético dos brasileiros seja distinto do das demais populações, por causa do histórico de imigração para nosso país e pela grande miscigenação populacional. Assim, as amostras que estão sendo coletadas serão essenciais para definir a variabilidade de perfis genéticos ligados à doença”, acrescenta o dr. Miguel Mitne Neto, coordenador de pesquisas do IPG.
Em agosto deste ano, o Brasil atingiu a marca de 8% nas coletas do Project MinE. A expectativa é que, até o fim de 2016, o País represente 20% do projeto. O projeto mundial já está com 35% da meta concluída. Foram analisados 7.875 DNA's, o que significa que as pesquisas em esclerose lateral amiotrófica estão avançando no Project MinE.

A esclerose lateral amiotrófica causa atrofia muscular. No Brasil, estima-se que 12 mil a 15 mil pessoas tenham a doença. No mundo todo, são cerca de 200 mil. “A esclerose lateral amiotrófica é um diagnóstico que muda para sempre a vida de todos os atingidos, sejam pacientes, familiares, amigos ou cuidadores”, afirma o neurologista Francisco Rotta, coordenador médico do Instituto Paulo Gontijo (IPG).

As coletas de material genético são possíveis devido às doações que o instituto recebe de pessoas físicas e de instituições parceiras. Para saber mais sobre a participação do IPG no Project MinE e conhecer a pesquisa, acesse www.projectmine.com/country/brazil/.
Sobre o IPG
O Instituto Paulo Gontijo é uma organização privada, sem fins lucrativos (OSCIP), que atua para promover pesquisas e estudos científicos que contribuam para aumentar o nível de conhecimento a respeito da esclerose lateral amiotrófica (ELA). Além disso, tem como missão desenvolver ações de sensibilização e humanização que contribuam para o melhor atendimento dos profissionais, pacientes e de suas famílias.
O físico e engenheiro Paulo Gontijo foi diagnosticado como portador de ELA em 1999. Pesquisador, procurou incansavelmente a causa e a cura da doença e idealizou os primeiros moldes de como seria a instituição e qual seria sua contribuição em prol da ciência. O IPG foi fundado por seus filhos, principais mantenedores, em 2005, três anos após seu falecimento.

Vestibular do IFPE disponibiliza 144 vagas em cursos técnicos no campus Paulista

Seguem abertas as inscrições para o vestibular do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Os interessados devem realizar o procedime