Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

PEC do Teto volta a ser colocada à prova nesta semana na Câmara

Felipe Pontes - Repórter da Agência Brasil

A poucos dias do segundo turno das eleições municipais, marcado para 30 de outubro, a Câmara dos Deputados tem pautada para esta semana a retomada do trâmite da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, que estabelece um teto para os gastos públicos pelos próximos 20 anos e tem suscitado reações inflamadas por parte de quem é contra e a favor.

A expectativa do governo, autor da proposta, é que o texto seja aprovado rapidamente como está, de modo que possa a vigorar a partir do Orçamento do ano que vem e que sirva como um sinal positivo para a retomada de confiança dos agentes econômicos, mas a oposição e movimentos sociais, que temem a restrição de gastos em áreas como saúde e educação, estão mobilizados contra a medida.

Edição: Fábio Massalli

Secretaria de Agricultura reforça ações do Outubro Rosa

A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), por meio da Associação dos Servidores (Assepra), abraçou a campanha Outubro Rosa e promoverá, entre os dias 25, 26 e 27 de outubro, a 11ª jornada de saúde. Serão disponibilizados gratuitamente para a população exames de prevenção ao câncer de mama, próstata e colo do útero, além de palestras sobre saúde bucal.
A ação conta com o apoio da secretaria Estadual de Saúde (SES) assegurando os exames preventivos de câncer de colo do útero, de mama e próstata. "O atendimento é gratuito, pois queremos levar saúde e cidadania aos funcionários da SARA, mas sobretudo, às comunidades localizadas no entorno do Parque do Cordeiro ", explica o secretário de Agricultura Nilton Mota.
Serão realizados 150 exames por dia e aferição da pressão arterial, das 8h às 16h, durante os três dias da Jornada de Saúde.  Na terça-feira (25/10) estarão disponíveis testes de glicemia e colposcopia (prevenção ao câncer de colo de útero). A mamografia será realizada nos dias 25 e 26/10 e, na sexta-feira (27/10), os homens com mais de 40 anos podem fazer o exame preventivo do câncer de próstata.
Para participar é necessário apresentar o cartão do SUS, comprovante de residência e algum documento com foto.  As fichas serão distribuídas por ordem de chegada.  "Todos os serviços acontecem nas unidades móveis instaladas pela SES em frente a Assepra. Em caso de dúvida, a população pode ligar para o fone: 3228-6769, das 8h às 13h", afirma Tereza Veloso, vice-presidente da Assepra.

Serviço:
Evento: 11º Jornada de Saúde da Assepra - Outubro Rosa na Secretaria de Agricultura
Dias: 25,26 e 27/10
Hora: 8h às 16h
Local: Sede da Assepra, Parque de Exposições do Cordeiro, Av. Caxangá nº 2200
Contatos para a imprensa: (81) 3184-2865

ASSAÍ CHEGA A 100 LOJAS NO BRASIL

O Assaí Atacadista, segunda maior rede de atacado do Brasil, inaugurou sua 100ª loja no País. A cidade escolhida para receber a unidade foi Aracaju, capital do Sergipe. Aliado a esse marco, a rede também registra o maior crescimento de sua história, reportando um aumento de 45,7% nas vendas líquidas no terceiro trimestre de 2016, na comparação com o mesmo período do ano passado. No ano, o Assaí já acumula um crescimento de 39,8%.

São dois os principais pilares que sustentam o crescimento do Assaí nos últimos anos. O primeiro deles é a reestruturação do formato de loja, que vem acontecendo desde 2012 com o objetivo de desenvolver um modelo de negócio ainda mais assertivo para seus públicos-alvo e atrativo para novos clientes. O segundo pilar é a expansão orgânica: desde que teve início o investimento para o aumento da presença da rede no País, já foram inauguradas 85 lojas em 13 Estados, mais o Distrito Federal – em 2007, quando a rede passou a fazer parte do GPA, o Assaí contava com 14 lojas e tinha unidades apenas em São Paulo.

Como resultado disso, o Assaí apresentou crescimento de 200% nos últimos quatro anos e, este ano, passou a ser o formato de negócio com maior participação dentro do segmento de varejo alimentar do GPA, com 37%, ultrapassando os hipermercados. “A 100ª loja do Assaí representa a força da nossa expansão e do nosso crescimento. Hoje, o Assaí está presente em todas as regiões do País. Chegar a 100 lojas com um crescimento tão expressivo reafirma a força do Assaí no mercado, bem como a sua posição de destaque, como um dos líderes do segmento de atacado no Brasil”, diz Belmiro Gomes, Presidente do Assaí Atacadista.

Definida a programação de shows da festa de Cruz de Rebouças, em Igarassu, de 27 a 30 de outubro

Marília Mendonça, Dorgival Dantas e Musa são algumas das atrações. Evento é gratuito e acontece entre os dias 27 e 30 deste mês, na Praça de Lazer de Cruz de Rebouças, em Igarassu

A Prefeitura de Igarassu definiu a programação oficial de shows da festa de Cruz de Rebouças, intitulada “Cruz de Rebouças em Festa”, que acontece entre os dias 27 e 30 deste mês, na Praça de Lazer de Cruz de Rebouças, no município de Igarassu, Região Metropolitana do Recife, com diversas atrações. As apresentações fecham as festividades do evento, que vem sendo realizado desde o início do mês de outubro com comemorações religiosas.

Na programação, estão shows da cantora Marília Mendonça e das bandas Magnatas do Forró e Virou Boato (quinta, 27), Calcinha Preta, Dorgival Dantas e Xinelo de Tonhe (sexta, 28), bandas Sedutora e Musa e a cantora Ewelyn Braga (sábado, 29) e bandas Pinguim e Só Caô e o cantor Neno Moral (domingo, 30). Os shows começam a partir das 19h30, todos os dias. 

A expectativa de público gira em torno de 30 mil pessoas por noite. A festa contará com uma grande estrutura de palco, além de praça de alimentação, bares, barracas de artesanato e parque de diversão. O evento “Cruz de Rebouças em Festa” é promovido pela Prefeitura de Igarassu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude de Igarassu e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Igarassu, Depatran (Departamento Municipal de Trânsito), Guarda Municipal e Vigilância Sanitária de Igarassu e da Polícia Militar de PE.

Neste sábado (22), acontece o tradicional desfile cívico, com alunos de escolas municipais e particulares. O desfile, que foi resgatado pela atual gestão de Igarassu, sairá da Rua Luciana de Paiva, em Cruz de Rebouças, às 14h.

Serviço:

“Cruz de Rebouças em Festa”
Quando: De 27 a 30 de outubro
Onde: Praça de Lazer de Cruz de Rebouças, Igarassu/PE
Hora: A partir das 19h30
Gratuito


Programação


Quinta-feira (27)

Virou Boato
Magnatas do Forró
Marília Mendonça

Sexta-feira (28)

Xinelo de Tonhe
Calcinha Preta
Dorgival Dantas

Sábado (29)

Ewelyn Braga
Sedutora
Musa

Domingo (30)

Só Caô
Neno Moral
Pinguim

CEHM: 40 anos de préstimos à Memória Pernambucana

Entidade reúne historiadores e pesquisadores e desenvolve ações de preservação da memória dos municípios

Autoridades ligadas à História Municipal pernambucana se confraternizaram no auditório da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Condepe/Fidem pela passagem dos 40 anos de criação do Centro de Estudos da História Municipal (CEHM).  A entidade congrega historiadores  e pesquisadores ligados à temática e desenvolve ações no sentido de preservar a memória dos municípios pernambucanos.

 A solenidade comemorativa teve em sua programação o lançamento de quatro livros, dentro do programa editorial do centro e, ainda, a realização de uma palestra sobre o tema "CEHM : Para a História Municipal Pernambucana", proferido pelo professor José Luiz Delgado, um dos sócios-fundadores da entidade.

A abertura do evento foi conduzida pelo presidente da Agência Condepe/Fidem(órgão que coordena o CEHM), Flávio Figueiredo. A mesa foi composta ainda pelos escritores Fernando Guerra e Yoni Sampaio, pelo professor José Luiz Delgado, pelo ex-prefeito de Pesqueira, Evandro Chacon, pelo arquiteto Paulo Roberto Barros e Silva (presidente da Fundação Instituto de Administração Municipal - Fiam na época da criação do CEHM) e, pelo coordenador do centro, Miguel Meira.  Presentes ao local estavam diversos associados do CEHM, pesquisadores, historiadores, professores e outras autoridades ligadas à História Municipal pernambucana. 

O coordenador Miguel Meira destacou em sua fala a emoção de estar a frente de um organismo único em todo o País, durante os últimos 12 anos de história. Ele cumprimentou a todos e fez um breve histórico das ações mais recentes realizadas pelo CEHM, destacando que "até mesmo a biblioteca nacional tem todos os livros editados até o momento. A avaliação é positiva em relação aos serviços prestados à preservação da memória municipal".  Em seguida, os escritores que tiveram seus livros lançados na ocasião puderam falar sobre seus trabalhos e o público expôs opinião sobre o centro.  

Flávio Figueiredo comentou o trabalho realizado pelo Centro de Estudos da História Municipal e lançou um desafio para que se busque engajar novos talentos (escritores e historiadores pernambucanos) a esta tarefa de preservar a memória municipal. Já Luis Otavio Cavalcanti, atual presidente do Instituto Joaquim Nabuco ofereceu um espaço na instituição para receber o acervo do CEHM.  "A exemplo do que foi feito no passado entre eu e Paulo Roberto, quando éramos secretário de Planejamento e presidente da Fiam, respectivamente, continuamos conspirando a favor de Pernambuco".


LIVROS -  Na solenidade foram lançados os volumes 8, 9 e 10 da Coleção Documentos Históricos Municipais. O escritor Yony Sampaio organizou o  “Inventário de Processos do Cartório de Cabrobó” (volume 8 da coleção). O inventário trata da história de todos os municípios do sertão, mesmo daqueles que não estivessem com povoações em 1772, mas que vieram a se constituir de nucleações em volta de fazendas e caminhos de passagem, desmembrados diretamente de Cabrobó ou de freguesias e vilas criadas a partir do município.
 Já o livro “Adros, Pátios e Praças Públicas”, de autoria de Fernando Guerra de Souza, integra a coleção em seu volume 09.  Tem o prefácio escrito por José Luiz Delgado, que diz : "no texto elaborado pelo arquiteto Fernando Guerra, posso ler  sobre as formas de uso de tais espaços e também de suas histórias". O autor fala dos adros, dos pátios e praças públicas através da integração das funções e, ainda, como cenário de encontros. Também se dirige aos núcleos urbanos do interior.  
O “Livro de Atas das Sessões da Câmara Municipal de Cimbres de 1840 a 1854” (volume 10) foi organizado pelo escritor José Florêncio Neto, com apresentação de Yoni Sampaio. Retrata o período vivenciado em Pesqueira no qual ocorre a passagem da matriz da antiga sede da povoação de Cimbres para o município. Contém posturas municipais, nomeações, arrendamentos de terras e próprios municipais e a discussão de questões pertinentes à gestão
Por fim, o foi lançado o volume 34 da Coleção Tempo Municipal : “Para a História Municipal Pernambucana: Crônicas”, que é de autoria de José Luiz Delgado. Nele o autor evidencia alguns cronistas e historiadores municipais com os quais, em sua maioria, conviveu. Ele relata a trajetória do CEHM e seus aspectos históricos e políticos, desde a fundação até os dias de hoje. Anexa artigos de seu pai, Luiz Maria de Souza Delgado, que deu inicio ao centro e, outros depoimentos e memórias relevantes para o municipalismo pernambucano.

As atividades foram formalmente iniciadas em 1976, com o objetivo de promover o resgate da memória municipal, estimulando historiadores a preservarem a memória dos municípios e a registrarem fatos e informações acerca da história dos municípios pernambucanos. Os associados se reúnem quinzenalmente, às 17 horas, às q