Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Dias para o Enem

Os estudantes em fase pré-vestibular estão em polvorosa com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem, realizado dias 5 e 6 de novembro em todo o país. Um bom desempenho nesta prova significa aumentar potencialmente as chances de conseguir uma vaga em instituições públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada - Sisu, em faculdades privadas através do ProUni ou dar entrada no Fundo de Financiamento Estudantil - Fies.

Para ajudar os alunos que estudaram tanto o ano todo, mas ainda procuram uma última revisão, o Stoodi - startup de educação à distância que oferece videoaulas, plano de estudos e monitorias transmitidas ao vivo - preparou o projeto #StoodiNoEnem. De 31 de outubro a 3 de novembro, os professores da plataforma responderão as dúvidas dos alunos através do Twitter. Para enviar suas questões basta twitar a pergunta com essa hashtag (#StoodiNoEnem). Confira abaixo os dias e horários em que as dúvidas serão solucionadas ao vivo no site: www.stoodi.com.br/stoodi-no-enem/.

31/out às 15h - Desvendando a prova do Enem: Com o fundador do Stoodi, professor Daniel
31/out às 17h - Linguagens com a professora Priscila
01/nov às 15h - Dicas da Prova de Ciências da Natureza com os professores Igor, Davis e Doug
01/nov às 17h - Ciências Humanas com os professores Dimas, Eduardo e Braian
02/nov às 15h - Dicas da Prova de Matemática com a professora Larissa
02/nov - Redação com a professora Marina
03/nov às 15h - Atualidades com o professor Érico
03/nov às 17h - Dicas finais com os professores Daniel, Davis e Doug


Sobre o StoodiLançado em 2013, o Stoodi é uma startup de educação a distância que oferece videoaulas, plano de estudos e monitorias transmitidas ao vivo. A plataforma nasceu com o objetivo de democratizar o acesso à educação no país, oferecendo uma plataforma intuitiva e acessível para facilitar a vida dos estudantes em fase pré-vestibular e de alunos do ensino médio que precisam de reforço escolar. A plataforma já conta com aproximadamente 220 mil cadastrados e 17,5 milhões de aulas assistidas, que correspondem a 3,2 milhões de horas de conteúdo. 

Ações do Outubro Rosa seguem até o fim do mês

Para apoiar o Outubro Rosa, campanha mundial de conscientização que visa chamar atenção para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce, o Extra mudou o seu tradicional vermelho pelo rosa.  A partir de uma parceria e apoio financeiro à Federação Brasileira de instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), as lojas da rede estão compartilhando informações sobre a principal forma de combate à doença – o diagnóstico precoce. O principal objetivo da campanha é emprestar a força e alcance do Extra para chamar a atenção para a causa.

Durante todo o mês, o Extra contará com uma série de ações, dentre elas a presença de voluntários de ONGs parceiras da Femama, que distribuirão filipetas em diversas lojas Extra Hipermercados, com o objetivo de reforçar a importância dos cuidados à saúde da mulher e do diagnóstico precoce do câncer de mama, que pode aumentar as chances de cura.

Os folhetos de ofertas também foram repaginados e apresentam a cor rosa, bem como a comunicação para a televisão, para enfatizar o apoio da rede ao Outubro RosaNas redes sociais, o Extra apresenta um vídeo em animação com informações sobre a doença e a importância de realizar a mamografia anualmente, após os 40 anos, como principal ferramenta para conseguir um diagnóstico precoce da doença. O conteúdo pode ser visto pelo link https://www.youtube.com/watch?v=lGV6pyH2t8k.

Júlio Cavalcanti declara apoio aos vaqueiros

Júlio Cavalcanti declara apoio aos vaqueiros
 
Júlio Cavalcanti declara apoio aos vaqueiros

“Tornar ilegal a vaquejada é comprometer a realização de uma manifestação cultural importante para o povo nordestino, que gera emprego e renda para milhares de pessoas em toda a Região”, declarou o deputado Júlio Cavalcanti. O parlamentar esteve em Brasília, na última semana, para acompanhar de perto as articulações da bancada pernambucana na Câmara, no sentido de garantir que a vaquejada continue a acontecer. Cavalcanti destacou, juntos aos deputados federais, a importância da regulamentação, para que haja garantia de que não haverá maus tratos com os animais. 
“Vaquejada e pega de boi são tradições centenárias nos Estados do Nordeste. Isso tem que ser levado em consideração”. O parlamentar é solidário com os vaqueiros, que estão promovendo vários atos em defesa do direito de praticar a atividade. “A vaquejada movimenta cerca de R$ 600 milhões por ano, gera 120 mil empregos diretos, 600 mil indiretos. No Nordeste, só perde em público para o futebol”, informou Júlio. 
O parlamentar se solidarizou com os vaqueiros e se colocou à disposição do movimento para intermediar quaisquer demandas do grupo. “Tornar ilegal não é a solução. Regulamentar, sim, concluiu.

SAÚDE DO PAULISTA PROMOVE AÇÕES DO OUTUBRO ROSA NESTA QUINTA E SEXTA-FEIRA

A programação do Outubro Rosa na cidade do Paulista segue nesta quinta (27) e sexta-feira (28.10), a partir das 9h. Serão desenvolvidas atividades para conscientização do público feminino a respeito do câncer de mama nas Unidades de Saúde da Família (USF) de Jardim Paulista Baixo III e IV e na comunidade da Chã de Mangabeira. 

Também serão realizadas mamografias na unidade móvel do Programa Amigo do Peito. A ação acontecerá na Unidade de Saúde da Família Francisco Marcelo Dias, que fica na Av. Procurador Pedro Jorge, Tururu, no Janga. O atendimento é feito das 8h às 12h. O público alvo são mulheres com mais de 40 anos de idade, mas também é aconselhado para aquelas que estiverem com dores na região da mama ou possuírem familiares que já tiveram a doença. O resultado será entregue em até 30 dias.

Serviço: 

O que? Atividades Outubro Rosa
Quando? Quinta-feira (27.10), ás 9h
Onde? USF. Jardim Paulista Baixo III - RUA 101, n.º 25, Jardim Paulista Baixo;

Quando? Sexta-feira (28.10), às 9h
Onde? USF. Jardim Paulista IV – Rua 88, s/n, Jardim Paulista Baixo e Programa de agentes comunitários de saúde (PACS) Chã de Mangabeira Rua Bela Vista, s/n, Cidade Tabajara.

AULA GRATUITA: Agressividade na infância pode ser sinal de transtorno

Toda criança tem seus momentos de birra. Mas há casos em que elas vão além dos limites, mostrando-se extremamente desafiadoras para pais e professores. Pode não ser características de alguém mal-educado ou de personalidade forte, mas, sim, de Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD). Para esclarecer melhor o assunto, a Neuro Saber (www.neurosaber.com.br) vai realizar aula gratuita sobre o tema no dia 31 de outubro.

Totalmente online, a conversa servirá para esclarecer aos pais e professores sobre o que é e como diagnosticar o TOD, além de dar detalhes sobre como é feito o tratamento. Quem irá ministrar a aula será o neuropediatra Dr. Clay Brites, pesquisador e doutorando do Laboratório de Dificuldades e Distúrbios da Aprendizagem e Transtornos de Atenção (Disapre), da UNICAMP.

Brites diz que é frequente observar nessas crianças com TOD um descontrole emocional, além de terem um perfil de discussão frequente com os adultos, desafiando e se recusando a seguir regras. “Não reconhecem erros e se ressentem demais chegando a agir de forma vingativa”.

- Ele pode ocorrer em qualquer pessoa, porém é mais comum em pacientes com Transtornos do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou em pacientes com transtornos de Humor - explica.

O resultado? O neuropediatra diz que elas costumam ser discriminadas, perdem oportunidades e desfazem círculos de amizades. Não raro, sofrem bullying e são retiradas de eventos sociais e de programações da escola por causa de seu comportamento difícil. “Os pais evitam sair ou passear com elas e muitas vezes as deixam com parentes ou em casa”.

Sobre a Neuro Saber
O projeto nasceu da necessidade de auxiliar familiares, professores, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, médicos e demais interessados na compreensão sobre transtornos de aprendizagem e comportamento. A iniciativa tem como objetivo compartilhar informações valiosas para impactar as áreas da saúde e educação, além de unir especialistas do Brasil e do exterior.

Olinda terá mamografia gratuita e dia de ações contra o câncer de mama

Na próxima quinta-feira (27/10), o mandato da deputada federal Luciana Santos, em parceria com a União Brasileira de Mulheres (UBM), o projeto Cais do Parto e o Ponto de Cultura Coco de Umbigada, promove um dia de ações voltadas às mulheres e ao combate ao câncer de mama e do colo uterino. O evento acontece na Praça do Carmo, em Olinda, das 8h às 17h e contará com o Mama Móvel realizando exames de mamografia, gratuitamente, durante todo o dia.