Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

PAULISTA SEGUE COM COMEMORAÇÕES A III SEMANA DA SAÚDE

As ações em comemoração a III Semana da Saúde do Paulista continuam a todo vapor. O evento, ocorreu na última terça-feira Faculdade Joaquim Nabuco, Centro, foi voltado a saúde e qualidade de vida da pessoa idosa. Apresentações culturais com o grupo Saúde em Movimento, além de palestras que abordaram temas como: importância da alimentação para o envelhecimento saudável e atendimento ao idoso na perspectiva da Atenção Básica, fizeram parte da programação.

De acordo com a secretária de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart, umas das políticas mais importantes a serem trabalhadas é a dos idosos e isso requer uma atenção especial.  “Nós não trabalhamos com essas pessoas focados apenas nas doenças e necessidades, mas sim buscamos ampliar o nosso olhar para o espaço onde cada um está inserido, a comunidade em que vivem. Isso tudo para que a gente consiga fazer um trabalho conjunto”, ressaltou. 

“Outro diferencial que ocorreu na III Semana da Saúde foi à participação multidisciplinar desses profissionais. Tivemos médicos, enfermeiros, nutricionistas, terapeutas, educadores físicos... Isso, podemos dizer, que foi um dos nossos maiores pontos positivos, pois nossa abordagem foi completa. Discutimos temas que foram desde à saúde das crianças aos idosos”, completou Fabiana.

Nesta quarta-feira (26.10) será o último dia da iniciativa. Entre os assuntos que serão discutidos estão: autoestima – Cuidando de mim para cuidar do outro, auriculoterapia – Uma nova abordagem para profissional de saúde, entre outros. Os participantes também poderão se divertir com uma apresentação de zumba. Durante toda a ação, que teve início no dia 18 de outubro, o público contou com apresentações de grupos de dança com crianças e adolescentes, além do compartilhamento de experiências exitosas.  

Pró-Vaquejada Legal supera expectativas e sensibiliza sociedade e autoridades

A ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha) e a ABVAQ (Associação Brasileira de Vaquejada) consideram que o ato em defesa da Vaquejada Legal, realizado ontem (25), em Brasília, superou todas as expectativas e cumpriu com os objetivos de suas lideranças e dos manifestantes. Além de chamar a atenção da sociedade para a importância dessa prática cultural e esportiva secular do Nordeste, o ato sensibilizou autoridades para a necessidade de sua regulamentação.
Durante os últimos dois dias, representantes das associações tiveram dezenas de encontros com parlamentares e ministros. Destaque para as reuniões com os presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Rodrigo Maia; o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e seu chefe de assuntos Jurídicos, Gustavo do Vale Rocha; os ministros da Agricultura, Blairo Maggi; Turismo, Marx Beltrão; Trabalho, Ronaldo Nogueira; Cultura, Marcelo Calero; Saúde, Ricardo Barros;  Transportes, Maurício Quintella; e das Cidades, Bruno Araújo.  Além disso, o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, que estava fora de Brasília, já expressou interesse em recebê-los em audiência pessoalmente.
Todos eles se posicionaram em favor da vaquejada e se dispuseram a apoiar a busca de uma solução para a manutenção da atividade, garantindo o cuidado e as boas práticas com os animais.  Uma das grandes preocupações que envolve o tema é o fato de que uma eventual proibição da prática no país ameaçaria o sustento de mais de 700 mil pessoas e suas famílias no Brasil.
Após ouvir as sugestões de caminhos por parte das autoridades, os representantes das associações se reunirão nos próximos dias para discutir os passos a seguir e oficializar uma posição.    “Vamos fazer nossa lição de casa. Recolhemos muitas informações e sugestões em Brasília, agora é estudar qual o melhor caminho para que a solução seja ágil e boa para o país”, afirmou o presidente da ABVAQ, Paulo Fernando Cavalcante de Morais Filho, o Cuca.
Para  Fabio Pinto da Costa, presidente da ABQM, o ato de ontem mostrou não só a  importância dessa atividade, mas a disposição das associações para o diálogo e o consenso.  “Nós queremos que a sociedade e as entidades defensoras dos animais participem conosco de um pacto.  Só nos interessa uma prática em que os animais são cuidados e bem tratados. E isso já vimos fazendo faz tempo”, afirmou.

Para expressar essa abertura para o diálogo e apresentar a sugestão de pacto em defesa de uma vaquejada com regras claras e sem agressões aos animais, a ABQM e a ABVAQ protocolaram pedido de audiência com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF),  ministra Cármen Lúcia, e com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot.
A manifestação — Milhares de pessoas em mais de 1.000 cavalos, 500 caminhões e 80 ônibus viajaram de todo o Brasil para a manifestação que ocupou a Esplanada dos Ministérios ao longo de toda a terça-feira.  Apesar do evento superlativo, nenhum acidente ou briga foi reportado ao longo de todo o dia, demonstrando o caráter pacífico dos grupos defensores da vaquejada. Entre as atividades que ocuparam o coração da capital federal, foram realizados ato político, cavalgada, missa e apresentações artísticas.

ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha) e 
ABVAQ (Associação Brasileira de Vaquejada)

Miguel encerra agenda no Planalto com reunião e apoio do presidente da República

Após percorrer quase metade dos ministérios da República em busca de recursos, o prefeito eleito de Petrolina, Miguel Coelho, teve audiência na noite desta quarta (26) com o presidente Michel Temer. A conversa teve como foco a aliança política com o Governo Federal para realizar obras e programas a fim de resgatar o desenvolvimento da capital do São Francisco. O encontro foi acompanhado também pelo senador Fernando Bezerra e o ministro das Minas e Energia, Fernando Filho.

Miguel foi um dos primeiros prefeitos eleitos em Pernambuco a ter uma audiência com o presidente da República. O socialista destacou após o encontro a receptividade e disponibilidade de Temer para assegurar recursos para a cidade sertaneja. "Saio dessa grande agenda com a certeza de que Petrolina terá uma importante aliança para retomar o tempo bom do desenvolvimento. O presidente Michel Temer e todos os ministros com os quais conversei demonstraram apoio total sabendo que nossa cidade é uma potência de desenvolvimento no Sertão e com essa força política que nós estamos construindo, a certeza é de que muita coisa boa será feita nos próximos anos", destacou o prefeito eleito.

Ao longo desta semana, Miguel visitou 12 ministros, além dos presidentes da Caixa Econômica e da Codevasf. O futuro prefeito de Petrolina encerra agenda em Brasília com um encontro com uma visita ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Paulista realiza vacinação contra a Febre Aftosa

Começa no dia 1.º e segue até 30 de novembro a segunda fase da vacinação contra a Febre Aftosa. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Paulista e a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) têm como meta vacinar 1.100 búfalos e bovinos da zona rural do município.
           A Febre Aftosa é uma doença altamente contagiosa que ataca, principalmente, bovinos, suínos, ovinos e caprinos, causando mais prejuízo quando acomete bois e vacas.  Os animais afetados pela doença ficam com a produção de leite e a carne comprometidas. 
          O mal é transmitido pelo contato com animais infectados ou por meio de secreções e utensílios utilizados por esses bichos. A doença também pode ser transmitida pelo ar, saliva, fezes ou leite.  

Saúde do Paulista realiza exames de Sífilis no centro do município

Foto: Almir Martins
Um mutirão de exames de sífilis movimentou, nesta quinta-feira (27.10), a Praça Agamenon Magalhães, no Centro, em Paulista.  A ação, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, faz parte da Campanha Nacional de Eliminação da Sífilis do Governo Federal. O trabalho contou com o apoio de 16 profissionais de saúde e da unidade móvel do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), onde foram feitos testes rápidos em 100 pessoas, com resultados em 20 minutos.


De acordo com a coordenadora do Programa de DST/AIDS do Paulista, Guilhermina Bacalhau, o Estado está vivendo um momento delicado. As pessoas precisam se conscientizar que só com o uso do preservativo nas relações sexuais é possível prevenir à sífilis. O diagnóstico precoce ajuda no êxito do tratamento”, ressaltou. 

A dona de casa Itanacy Souza Araújo, 59 anos, estava passando pela Praça Agamenon Magalhães, e decidiu realizar o exame de sífilis. “A prevenção é melhor forma de se evitar as doenças sexualmente transmissíveis. Não devemos ter vergonha do exame. É necessário para saber que estamos bem de saúde”, enfatizou. 

Durante a ação também foram entregues preservativos e panfletos informativos sobre as doenças sexualmente transmissíveis. Em Paulista, as pessoas podem fazer exames para detectar a sífilis e o vírus do HIV, no Centro de Testagem e Aconselhamento, que fica na rodovia PE-15, s/n, na Vila Torres Galvão; nas Unidades Básicas de Saúde e no auditório da Secretaria de Saúde do município, apenas na segunda-feira, na Rua Cleto Campelo, n° 59. Para mais informações o público pode ligar para o telefone:  3437.7265.

Oficinas gratuitas de desenho e exibição de filmes marcam Dia Internacional da Animação no Paulista

O Teatro Paulo Freire, no Centro do Paulista, recebe nesta sexta-feira (28.10) uma série de atividades em alusão ao Dia Internacional da Animação. A programação, que é totalmente gratuita, vai contar com oficinas de desenho, animação e cinema, além de exibição de filmes. O evento acontece das 14h às 21h e abrange todas as faixas etárias. Para participar, não é necessário fazer inscrição. 
            A ideia da programação é difundir o cinema de animação nacional, proporcionando o contato do público com o trabalho de diretores brasileiros, estimulando debates, revelando talentos e despertando o interesse do espectador em assistir filmes dessa categoria. A iniciativa acontece simultaneamente em 200 cidades brasileiras. 
O Dia Internacional da Animação é coordenado pela Associação Brasileira de Animação e conta com o apoio da Secretaria de Educação do Paulista. 

Crimes virtuais: a importância da gestão de riscos de TI para pequenas e médias empresas

Muito se fala sobre cybercrime no contexto das grandes companhias, especialmente empresas de varejo, e-commerce, redes de jogos (como XBOX e PSPN), bancos, empresas financeiras, dentre outros segmentos. Porém, esta é uma ameaça real também para negócios de pequeno e médio portes. Segundo levantamento do site Cyberthreat Real-Time Map da Karspersky, o Brasil é o quarto país com mais ataques cibernéticos em todo o mundo.
Quanto às ameaças, o ransomware – que consiste em uma operação no qual o atacante criptografa os dados da vítima e solicita o pagamento de resgate para a liberação dos mesmos - continua a liderar o ranking. No primeiro semestre de 2015, o ransonmware apresentou mais de dois milhões de variantes, um número nove vezes maior que o mesmo período de 2014. O valor médio de um resgate varia de US$ 300 a US$ 12.000.
Apesar do valor cobrado pelo resgate das informações ser, por vezes, baixo, os criminosos costumam não cumprir o acordo da entrega dos dados decriptados mediante o pagamento. Com isso, as empresas continuam nas mãos dos criminosos, tendo que realizar o pagamento de vários resgates sucessivos.
Os alvos dos ataques são geralmente servidores com dados corporativos, como sistemas ERP´s, servidores de arquivos e outras bases de dados. Mesmo que a infraestrutura esteja “on premise”, ou seja, instalado em data center interno da empresa, ou na nuvem por meio de uma cloud pública ou privada, o criminoso pode conseguir o acesso a todo tipo de informação nestes sistemas.
E como se dá esses ataques? De que forma os criminosos chegam até seu ambiente? O primeiro caminho, e o mais óbvio, é a utilização da internet para efetuar varreduras constantes em servidores com serviços, websites, sistemas e aplicações publicados na rede mundial. A partir dai, ele identifica as vulnerabilidades exploráveis que permitem o acesso a recursos computacionais.
Outro caminho também muito conhecido é a distribuição de conteúdo em redes P2P (Peer-to-Peer) ou sites de compartilhamento de mídias, principalmente vídeos e músicas ilegalmente distribuídos ou softwares alterados para uso ilegal, ou seja, sem registro.
Esses conteúdos, assim que copiados ou instalados, se alastram e dominam recursos da infraestrutura por meio da operação remota que utiliza um backdoor (acesso informal e desconhecido), que permite uma conexão direta do criminoso ao ambiente corporativo.
Com isto, vem a questão: como se proteger de tais eventos? A segurança do ambiente de TI depende de diversos fatores, que vão desde controles tecnológicos, filtros e bloqueios, até a conscientização dos colaboradores. É extremamente importante o acompanhamento da saúde do ambiente de TI e a aderência às melhores práticas de mercado, que incluem, mas não se limitam, à gestão de políticas e configurações do ambiente e estações de trabalho, e a avaliação continua de vulnerabilidades, principalmente para sistemas que estão disponíveis na Internet. Importante também que o uso de conteúdo e softwares não-oficiais ou sem licenciamento seja proibido.
Auditorias contínuas devem fazer parte da rotina da TI para garantir que transgressões sejam rapidamente identificadas e sanadas, assim como vulnerabilidades tratadas, mitigadas ou minimamente monitoradas quando consideradas inevitáveis pela organização.

Marco Ribeiro é líder da prática de gestão de risco de TI da Protiviti, consultoria global especializada em Gestão de Riscos, Auditoria Interna, Compliance, Gestão da Ética, Prevenção à Fraude e Gestão da Segurança.
Sobre a ICTS Protiviti
A ICTS é uma empresa de consultoria, auditoria e serviços em gestão de riscos. Possui a mais ampla atuação do mercado de gestão de riscos, auditoria interna, Compliance, gestão da ética, prevenção à fraude e gestão da segurança. A ICTS também oferece uma plataforma de serviços recorrentes de gestão de riscos, como o Canal de Denúncias, para a proteção continua dos negócios. Estabelecida no Brasil desde 1995, atende a 40% dos 200 maiores grupos empresariais do Brasil (Valor Econômico – Maiores e Melhores 2013).
No Brasil a ICTS representa a Protiviti, empresa global que auxilia empresas a resolver problemas em finanças, tecnologia, operações, governança corporativa, riscos e auditoria interna. Através de sua rede com mais de 70 escritórios em mais de 25 países, a Protiviti atende a mais de 35% da FORTUNE® 1000 e Global® 500.  Essa parceria permite que a ICTS atenda seus clientes nos cinco continentes com a mesma qualidade e eficiência.
 
A abordagem ICTS inclui o tratamento de processos, sistemas, ambientes de trabalho vulneráveis, erros operacionais e eficiência, e situações de riscos. A ICTS destaca-se pelas suas competências exclusivas e abordagens pragmáticas.
 
Cada setor do mercado tem diferentes conjuntos de riscos e oportunidades que as empresas podem gerir para criar vantagens competitivas. Para cada setor a ICTS oferece consultoria com uma extensa experiência e credenciais, o que permite as organizações fazer o melhor aproveitamento das oportunidades.
 
A equipe de consultoria ICTS ajuda seus clientes a proteger e incrementar o valor de suas empresas, através da solução de problemas corporativos em diferentes áreas de negócios como TI, operações/processos, investigações, governança, riscos e compliance.

1° PEDALADA ROSA DO PAULISTA MOBILIZA MULHERES CICLISTAS CONTRA O CÂNCER DE MAMA

Na manhã desta quinta-feira (27.10), a mulherada tomou conta das principais avenidas do bairro do Janga, em Paulista. Um passeio ciclístico, batizado de 1.º Pedalada Rosa, fez parte do calendário de atividades da Prefeitura alusivas ao Outubro Rosa. Os trabalhos buscam a conscientização da população a respeito do câncer de mama.

Um grupo de aproximadamente 50 ciclistas entre mulheres, homens e crianças compareceu ao evento com suas bikes enfeitadas com adereços no tom rosa. Em clima de descontração, antes da saída do ponto de concentração, o pessoal se concentro na Unidade de Saúde da Família (USF) São Pedro. As pessoas presentes desfrutaram de um café da manhã saudável, com frutas regionais.

“Nós como funcionários da unidade ficamos satisfeitos em realizar esse evento, que estimula as mulheres da comunidade a adquirirem hábitos saudáveis e a buscar informação sobre o câncer de mama e outras doenças”, ressaltou a coordenadora do Pedalada Rosa e enfermeira Rosemary Duarte.

Além do café saudável, quem compareceu ao local pode aferir a pressão antes de realizar o passeio. Durante o trajeto um carro de som acompanhou o público tocando a paródia da música show das poderosas da cantora Anita. A letra da canção foi adaptada com base em informações educativas que incentivam o autoexame.

Os homens também foram convocados para a ação, o personal trainer, Senir Sampaio, 47 anos, participou do passeio e fez um alerta para os homens. “Eventos como o pedalada divulgam os cuidados com a saúde e a necessidade dos homens também se cuidarem e realizar os exames”. 

3º ENCONTRO DO PÚBLICO DA TERCEIRA IDADE

Uma vez por mês pacientes da Unidade de Saúde de Arthur Lundgren II Alto, em Paulista, se reúnem para participar de um evento dedicado a saúde mental e física dos idosos. Temas como depressão na terceira idade, direitos e deveres dos idosos, saúde bucal, entre outros, são abordados durante esses encontros.

De acordo com a enfermeira Ana Paula Melo, o principal objetivo da iniciativa é tirar esses idosos do ócio. “Sabemos que nessa idade algumas doenças como a depressão e a ansiedade são bastante comuns. Queremos além de mudar a rotina desse público, fazer com que eles saibam tudo sobre os seus direitos e deveres e também como cuidar melhor da própria saúde”, explicou.