Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Seminário em Paulista discute as formas matemáticas em vários contextos culturais

A Secretaria de Educação do Paulista, através do Departamento de Formação Continuada, realiza um trabalho de capacitação para professores, gestores, supervisores e outros técnicos da rede municipal. Nesta quarta-feira (23.11), das 13h30 às 17h, acontece o VIII Seminário Cultura e Consciência. O tema desta edição será Etnomatemática: Valores Invisíveis no Mundo Globalizado. O evento ocorre no Teatro Paulo Freire, na Avenida Marechal Floriano Peixoto, s/n, Centro, Paulista. 

Serviços Públicos realiza ação de conscientização sobre os dias certos para colocar o lixo para fora

Foto: Jorge Macrino
Por meio da secretaria de Serviços Públicos, a Prefeitura do Paulista está realizando uma ação de mapeamento e erradicação de pontos de acúmulo de lixo, por meio da conscientização para que a população evite descartar de maneira errada o lixo, como em ruas, calçadas ou em terrenos desocupados. A atividade já foi realizada nos bairros de Maranguape 0 e Maranguape II, e está passando pelo bairro de Conceição, na Avenida Estados Unidos. 

A comerciante  Ângela Geralda, de 48 anos, relatou que os problemas relacionado ao lixo são recorrentes na localidade. “É muito bom uma ação como essa. Pode até ser que mude a cabeça das pessoas e elas se conscientizem, certeza a gente não tem, porque vem um e prejudica outros, quando dá enchente o lixo vai todo para a canaleta, mas estamos percebendo uma mudança pra melhor, se comparado com o que já foi aqui”, disse ela.  

“O objetivo é fazer com que os moradores passem a esperar sempre pelos dias da coleta do lixo. Pois tem pessoas que jogam lixo, e muito entulho e acabam formando pontos de acúmulo desse lixo”, relatou o encarregado da ação na área, Jobson Guedes. 

Ele explicou ainda, que para realizar a conscientização, um

Portaria exige uso de calçados para aulas e exames práticos de “ACC” e categoria “A”

FOTO: PAULO MACIEL // DETRAN-PE
Devido aos altos índices de acidentes com condutores de motos e ciclomotores, onde muitas vezes provocam mutilações dos membros inferiores atingindo com mais frequência os pés, conforme constatação do Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto (CEPAM), o diretor presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, Charles Ribeiro, assinou portaria que começa a valer hoje, 21, estabelecendo a obrigatoriedade do uso de calçados fechados para realização das aulas práticas e dos Exames Práticos de Direção Veicular para obtenção da Autorização para Conduzir Ciclomotor “ACC” e da categoria “A”.  

A medida, que foi publicada no Diário Oficial do Estado em 21 de outubro, passou a valer após um prazo de 30 dias, onde foi possível realizar ações educativas e dar conhecimento aos envolvidos diretamente com essa norma, como os Centros de Formação de Condutores – CFCs, instrutores e examinadores.  

Jardim Paulista Baixo recebe obra de recuperação do giradouro

Foto: Jorge Macrino
Um giradouro que antes era apenas uma obra viária de pedra e cal, ganha vida e cara nova ao receber grama, calçadas para facilitar o acesso de pedestres e um monumento em forma de catraca, símbolo do Município. O referido espaço é a rotatória em frente à UPA de Jardim Paulista Baixo que foi entregue, nesta segunda-feira (21.11),  totalmente recuperada e mais humanizada.
 
Recentemente, toda a extensão da avenida C, principal via do bairro, também recebeu um mutirão de limpeza, que contemplou serviços como os de poda, capinação, varrição, remoção de entulho, limpeza da linha d’água e pintura de meio fio.
 
A Prefeitura do Paulista tem investido em recuperação de espaços como este, além de construção e reformas de praças como as recém-inauguradas praça Emílio Russel, em Maranguape II, e a Praça Alípio Rodrigues de Oliveira, no bairro da Jaguarana, que conta com um minicampo, quadra poliesportiva, playground, além de uma pista de Cooper e equipamentos de ginástica.

Escolha uma ceia mais saudável neste fim de ano

Fim de ano é sempre uma época difícil para quem apresenta problemas cardíacos, hipertensos, diabéticos e quem tem colesterol alto, porque os pratos que compõem as ceias geralmente são proibidos no cardápio destas pessoas. Pensando nisso, o Hospital Jayme da Fonte pediu para que a nutricionista Stella Bezerra ensinasse como preparar uma ceia saudável e saborosa, substituindo alguns alimentos e mudando a forma de preparo.

Para a nutricionista uma boa dica é começar substituindo o açúcar pelo adoçante, o leite integral pelo desnatado e não usar o leite coco nas receitas. As comidas deste período, além de muito calóricas, são ricas em gorduras saturadas, caracterizadas pela sua difícil digestão. “Se o paciente tiver alguma restrição alimentícia por ordem médica, faz dieta para redução peso ou procura ter uma vida saudável, evitar os excessos é a melhor pedida”, alerta Stella.
“Trocar o arroz convencional pelo integral e optar por peixes, chester ou peru ao invés de carnes gordurosas, ajudam a evitar o aumento das taxas de colesterol e triglicéride”, afirma a nutricionista. Fazer saladas e evitar molhos com maionese, podendo usar azeite, limão, cravo e alecrim. A calabresa e o bacon, muito utilizados na preparação da farofa, podem ser trocados por passas, banana ou o queijo de soja. Abusar das frutas, deixá-las descascadas estimula o consumo. Aposte em nozes, castanhas, amêndoas, ameixas, figos, uva, cereja, abóbora, nabo, aspargo, e cogumelo.
A dica para obesos, diabéticos ou hipertensos lidarem com esta época do ano é optar por comer pequenas quantidades e escolher os alimentos mais adequados à sua condição. É só buscar alimentos com baixas calorias, ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes para a produção dos pratos.  “É possível fazer uma ceia deliciosa sem abrir mão dos pratos típicos, é só manter o equilíbrio e respeitar as limitações de quem irá consumi-la”, explica a nutricionista.
A nutricionista ainda nos indicou duas receitas para a ceia, para que você possa curtir o ano novo sem aquele peso extra no estômago e na consciência:

Rabanada Light
Ingredientes
• 7 fatias de pão de fôrma light
• 1 xíc. (chá) de leite desnatado
• 3 col. (sopa) de adoçante culinário
• 1 col. (chá) de essência de baunilha
• 1 ovo inteiro
• 3 col. (sopa) de água
• 1 col. (sopa) de margarina light para polvilhar
• ½ xíc. (chá) de leite em pó desnatado
• 1 col. (sobremesa) de canela em pó
• 3 col. (sobremesa) de adoçante culinário

Modo de fazer
Corte as fatias do pão na diagonal, formando dois triângulos com cada fatia. Reserve. Misture o leite, o adoçante e a baunilha e reserve. Bata ligeiramente o ovo e misture a água. Reserve. Passe o pão no leite e, em seguida, no ovo batido. Arrume as fatias numa fôrma untada e leve ao forno preaquecido a 180° C por oito minutos. Vire as rabanadas na metade do tempo para dourar os dois lados. Misture o leite em pó, a canela e o adoçante até obter uma farofa homogênea e polvilhe as rabanadas.
Rendimento: 7 fatias
Calorias por fatia: 100

Canelone Light
Ingredientes
-400g de ricota fresca
-100g de queijo tipo mussarela ralado
-1/2 xícara (chá) de requeijão light
-1/2 xícara (chá) de uvas-passas brancas
-8 talos de cebolinha verde picados
-5 ramos de salsa picados
-250g de peito de peru defumado light fatiado (cerca de 18 fatias)
-1 kg de tomates maduros, sem pele e sem sementes, picados
-1 maço pequeno de folhas de manjericão lavado
- 1 colher (chá) de sal

Modo de Preparo
Comece preparando o recheio: passe a ricota fresca por uma peneira fina e recolha numa tigela grande. Acrescente a mussarela (reserve 3 colheres de sopa para finalizar a receita), o requeijão, as passas, a cebolinha, a salsa e misture bem, até obter a textura de recheio.

Montagem dos canelones: distribua as fatias de peito de peru sobre uma tábua, coloque uma porção do recheio sobre cada uma e enrole-as em seguida, formando os canelones.

Prepare o molho: coloque numa tigela o tomate, as folhas de manjericão, o sal e misture bem. Forre um refratário retangular com uma parte do molho, sobre ele acomode os canelones e espalhe o restante do molho. Polvilhe com a mussarela reservada, cubra com papel-alumínio e leve para aquecer em forno médio, por cerca de 20 minutos. Sirva em seguida.
Calorias por porção: 164 kcal

Miguel Coelho se reúne com ACM Neto e conhece modelo de gestão de Salvador

A pouco mais de um mês para assumir o comando da Prefeitura de Petrolina, Miguel Coelho visitou nesta segunda-feira (21) o prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto. O objetivo da reunião foi conhecer alguns projetos e o modelo de gestão adotados na capital baiana.

Na conversa, ACM Neto falou sobre a importância de equilibrar a máquina pública e de retomar a autoestima da população em tempos de crise. O prefeito de Salvador ainda apresentou alguns projetos sobre infraestrutura e saúde para Miguel e se colocou à disposição para parcerias técnicas entre as duas cidades.

"São cidades com perfis diferentes, mas quando ACM Neto assumiu a prefeitura, existia um clima de muita cobrança e expectativa, semelhante ao que vamos encontrar em Petrolina. Nossa ideia foi justamente conhecer como o prefeito conseguiu reverter o quadro de abandono que Salvador apresentava para recuperar a autoestima do povo e o processo de retomada do desenvolvimento", explicou Miguel após o encontro.

O socialista ainda convidou ACM Neto para visitar Petrolina no próximo ano. "Já que Salvador é muito conhecida por grandes eventos como o Carnaval, pedi para o prefeito visitar Petrolina em nossa maior festividade. Ele se comprometeu a prestigiar nosso São João no ano que vem e tenho certeza que irá vivenciar uma grande experiência", garantiu o prefeito pernambucano.

Envio de documento para queima controlada de cana termina dia 30

Até quarta-feira da próxima semana, a Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP) recebe os documentos de seus membros interessados em adquirir licença estadual para usar o fogo como técnica para realizar a colheita da atual safra de cana. A documentação será encaminhada à Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH) - órgão responsável por emitir a permissão da queima controlada no canavial. Sem a autorização do Estado, ou se a queimada for realizada fora do prazo predeterminado, o agricultor poderá sofrer várias sanções previstas. 
O associado deve levar todos os documentos para o Departamento Técnico da AFCP. São eles: escritura da propriedade e cópia da identidade e do CPF. A autenticidade da documentação será feita pela AFCP. "Esta iniciativa reduzirá mais um custo dos associados", diz Alexandre Andrade Lima, presidente da AFCP. Ele aproveita para informar que, durante a entrega do material, será realizado o cronograma de queima na propriedade e o croqui - ilustração do acesso ao referido local.
Esta será a inscrição do 2º lote de fornecedores para obter nesta safra a autorização do controle da queima da cana. A licença está prevista na Instrução Normativa nº8 da CPRH. A norma disciplina os procedimentos da CPRH à autorização para uso do fogo controlado em propriedades e posses rurais mediante o estabelecimento de normas de precaução relativas às queimadas em práticas agropastoris e florestais no Estado.

EM OLINDA, COMISSÕES DE TRANSIÇÃO SE REÚNEM NESTA TERÇA

Após realizar um levantamento inicial da atual situação das secretarias da Prefeitura de Olinda, a Comissão de Transição do gestor eleito do município, Professor Lupércio (SD), terá o primeiro encontro com a equipe de transição da gestão em exercício. A reunião vai acontecer nesta terça-feira, 22, no prédio da Caixa Econômica Federal de Bairro Novo. 

No encontro, a equipe vai receber da atual gestão informações a respeito de convênios, obras em andamento, quantitativo de servidores, cargos comissionados, terceirizados e contratos temporários, entre outros. O espaço onde a reunião será realizada fica localizado na Av. Getúlio Vargas, 1530. O local foi cedido formalmente ao gestor eleito hoje, em reunião com o parlamentar e a cúpula da instituição. 

Coordenada pelo vice-prefeito eleito de Olinda, Márcio Botelho, a equipe é formada pelo advogado Wolney Wanderley de Queiroz, o engenheiro Gervásio Gurgel do Amaral, os contadores Diógenes Ramos Brasileiro e Miguelito Rodrigues de Almeida Junior, a mestra em Tecnologia Ambiental Silvania Cabral e Mirella Fernanda Bezerra de Almeida, pós-graduanda em gestão pública. 

Já a equipe da atual gestão, encarregada de repassar informações à comissão do prefeito eleito, é formada pelos secretários João Alberto Costa Faria (Fazenda e Administração), Luciano Moura (Educação, Esportes e Juventude) e Tereza Miranda (Saúde), o controlador geral do município, Cláudio Queiroz, e a Diretora de Previdência Social da cidade, Kátia Miranda. 

Educa Mais Brasil: abertas as inscrições para bolsas de estudo em Pernambuco

Programa contempla estudantes de Paulista e cidades vizinhas

Quem procura por cursos com preços mais acessíveis em faculdades particulares vai encontrar para esse semestre de 2017.1 muitas oportunidades. Isso porque o Educa Mais Brasil, maior programa de inclusão educacional do país, está selecionando estudantes que não podem pagar 100% da mensalidade nestas instituições de ensino, para beneficiá-los com bolsas de estudo de até 70% de desconto.

O programa conta com a adesão de mais de 15 mil instituições parceiras e inscreve estudantes de todas as regiões do país. Ao todo no estado, são mais de 39.084 mil bolsas de estudo para 2017.1. Em Paulista, as oportunidades são para Graduação, Pós-Graduação, Educação Básica, Cursos Técnicos, Idiomas, Preparatório para Concursos, Cursos Profissionalizantes, EJA – Educação para Jovens e Adultos e Pré-Vestibular/Enem. Mas o programa também atende a população das cidades vizinhas, sendo possível verificá-las no site.

Sobre as oportunidades disponíveis, a Diretora de Expansão e Relacionamento do Educa Mais Brasil, Andréia Torres, salienta: "no cenário atual do país, com desemprego em alta e instabilidade econômica, é desafiador fazer investimentos, mas é preciso ser otimista e não deixar se intimidar por isso. Busquem a educação, ela é um meio de favorecer o acesso ao emprego”. 

Para ser contemplado, o candidato precisa atender a alguns critérios estabelecidos no regulamento do Programa, entre eles o de não poder pagar a mensalidade integral, identificado por meio da análise socioeconômica. Além de ser levada em consideração a impossibilidade de pagar o valor total, também é avaliada a condição de pagar uma parte da mensalidade.   

Para se candidatar é preciso realizar a inscrição, por meio do site:www.educamaisbrasil.com.br. Mais informações podem ser obtidas na central de atendimento pelos telefones 4007-2020 para Capitais e Regiões Metropolitanas ou 0800 724 7202 para demais localidades.