Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Acessibilidade é tema de evento gratuito sábado (26) na FG

No próximo sábado (26), a Faculdade dos Guararapes (FG) – integrante da rede internacional de universidades Laureate – realiza encontro gratuito e aberto ao público para discutir a acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior. O público-alvo são educadores, pedagogos e profissionais que lidam com pessoas com deficiência.

De iniciativa do Núcleo de Acessibilidade da FG (NAG), a programação envolverá palestras, oficinas e lançamento de livros e de cartilha sobre acessibilidade, além de apresentações culturais. Uma delas é com Amanda Lima, primeira bailarina com Síndrome de Down a usar sapatilhas de ponta do Norte-Nordeste. Também haverá aula de Zumba com Priscila Mesquita, aluna de Educação Física da FG com Síndrome de Down.

livros

A programação envolverá ainda apresentação de dois livros. Um deles é intitulado de ‘Receitas de Brincadeiras : A arte de desenvolver vários tons azul !’, de autoria da psicóloga Frínea Martins da Costa Andrade e da pedagoga Ana Cláudia Prazeres França Cavalcanti de Albuquerque. A obra trata de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O outro é ‘A Política de Inclusão na Educação Profissional’, da pedagoga Kátia Cristina B. Moura dos Santos. A publicação trata da educação profissional a partir de núcleos de acessibilidade como complemento.


Pioneirismo
A Faculdade dos Guararapes é pioneira em acessibilidade no ensino superior. No campus Piedade, por exemplo, a infraestrutura física e arquitetônica permite inclusão no seu ambiente educacional. Conta, entre outros, com sinalização acessível, plataformas elevatórias para cadeirantes, rampas acessíveis, piso e mapa tátil e sanitários acessíveis.

Além de disponibilizar estrutura física que permite a mobilidade e acessibilidade de alunos, funcionários e visitantes, a instituição de ensino conta ainda com o Núcleo de Acessibilidade, formado por 12 pessoas para auxiliar, orientar e permitir que pessoas com deficiência ou necessidades específicas sejam atendidas e desenvolvidas suas habilidades em sala de aula e demais atividades, com cidadania. A equipe é formada por tradutor e intérprete de libras, psicopedagogos, fonodiaudiólogo e tiflólogo, que lida com pessoas com baixa visão ou cegas.

Descrição: bocha 1.jpeg

Referência nos esportes
A FG também é referência no mundo esportivo para a realização de atividades esportivas paralímpicas. Já sediou, por exemplo, Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica com atletas de todas as regiões do País, incluindo os que participaram dos Jogos Paralímpicos de Londres. Outro destaque foi receber o Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas, da Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas (CBBC).



Confira abaixo a programação completa do I Acessibilidade em Foco: “Incluindo no Ensino Superior”:

Senac lança pós-graduação em Segurança da Informação para 1° semestre de 2017

Devido aos riscos que as informações estão correndo hoje no ambiente cibernético, as empresas estão cada vez mais estruturando áreas de Segurança de TI. Para os profissionais que desejam se preparar para esse segmento, o Senac lança a pós-graduação a distância em Segurança da Informação para o primeiro semestre de 2017. O objetivo do curso é preparar profissionais para melhorar a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações trafegadas pelos indivíduos e empresas, a fim de construir um ambiente estritamente seguro onde a informação é o bem mais importante. 

A nova pós-graduação tem a finalidade de formar profissionais capazes de desenvolver metodologias, processos e procedimentos para a proteção e a governança das questões de segurança da informação das organizações, de modo a aplicar padrões de mercado e políticas de segurança. “Os profissionais dessa área vem sendo disputados por empresas. Todos querem e precisam de um profissional qualificado para proteger e administrar a segurança de todas as informações que são geradas. É uma das áreas mais propícias ao desenvolvimento de uma carreira”, afirma Vladimir Esteves, professor e coordenador do curso Segurança da Informação do Senac EAD.

A especialização em Segurança da Informação, ministrada pelo Senac EAD, é voltada para graduados nas áreas de computação e para interessados nesse segmento. O curso prevê diversas situações de ensino nas quais o conteúdo é trabalhado de forma contextualizada no ambiente virtual de aprendizagem.

Para Márcio Roberto Seraggi, coordenador das áreas de redes e infraestrutura do Senac São Paulo, a proposta do curso lançado é abrangente e está dividida em três blocos de conhecimentos. “Eles começam com os aspectos gerais da segurança da informação em redes computacionais, dispositivos wireless e cloud”. Em seguida, complementa Seraggi, o curso aborda a “organização da informação”, visando definir políticas e procedimentos voltados à segurança da informação, que incluem auditorias, criptografias e forense computacional. “A grade é finalizada com todos os aspectos ligados à gestão da segurança da informação, complementada com gestão de riscos e continuidade dos negócios”, descreve o especialista da instituição.

Prefeitura do Ipojuca entrega carteiras funcionais da Guarda Municipal

A Prefeitura do Ipojuca, através da Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS) iniciou a entrega, nesta quinta-feira (24), das Carteiras de Identificação Funcional dos agentes de sua Guarda Municipal. Com um efetivo de 434 agentes, os profissionais estarão recebendo as cédulas de identificação com fotos, impressão digital (biometria), tipo sanguíneo, posto/graduação, data de nascimento, filiação, número de matricula, porte de armas, dentre outras informações.

O documento possui ainda assinaturas digitalizadas, confeccionadas com papel moeda seguindo seis critérios rigorosos de segurança. O material evita falsificações e permite maior controle e segurança tanto para os guardas municipais que estão em atividade nas ruas, como para a população. Além da carteira de identificação funcional estarão, também, sendo entregues aos agentes, e servidores as carteiras em couro na cor preta com o brasão do município do Ipojuca.

A ação está em consonância com o decreto municipal de número 261 de 28 de dezembro de 2015 e com a resolução de número 001/2016 – do Conselho Nacional dos Guardas Municipais - CNGM, onde estabelece sobre a padronização nacional das carteiras de identificação Funcional das Guardas Municipais.

Com esta aquisição, Ipojuca passa a ser o primeiro município de Pernambuco a entregar ao seu efetivo municipal as carteiras de identificação funcional, válida em território nacional.

PROFESSOR LUPÉRCIO INICIA PLANEJAMENTO DA SEGURANÇA DO CARNAVAL 2017

Foto: Divulgação/ Guia da Semana
Com o objetivo de ampliar a segurança aos foliões e turistas que vão brincar o Carnaval 2017, o prefeito eleito de Olinda, deputado estadual Professor Lupércio (SD), reuniu-se nesta quinta-feira, 24, com representantes da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). O encontro, que aconteceu na sede da prefeitura do município, contou com a presença de dirigentes da atual administração da cidade. 

No encontro, Lupércio solicitou o reforço nas ações de segurança durante a festividade. “É muito importante garantir a segurança das pessoas que vão brincar o Carnaval 2017. Queremos que os foliões e os turistas se sintam seguros e possam se divertir com paz”, afirmou o parlamentar. 

Para reforçar o pleito, Lupércio se reuniu na última quinta, 17, com o comandante geral da Polícia Militar, coronel Carlos D'Albuquerque. O gestor eleito também vai conversar com membros da Companhia Independente de Apoio ao Turista (CiaTur). O encontro acontecerá na próxima terça, 29, às 8h30, na unidade do órgão em Olinda. O espaço fica localizado na Rua Dr. Justino Gonçalves, 85, no bairro do Carmo. 

Profissionais do Paulista discutem sobre sexualidade, obesidade e prevenção ao uso de drogas nas escolas

Temas como sexualidade na infância e na adolescência, combate à obesidade infantil, agressividade e prevenção ao uso de drogas serão discutidos durante a III Semana de Educação Permanente de Saúde do Programa Saúde na Escola (PSE) do Paulista. O evento irá reunir professores, gestores de unidades de ensino, agentes de saúde escolar e outros profissionais da prefeitura. A abertura será realizada nesta segunda-feira (28), às 8h, no auditório do bloco A da Faculdade Joaquim Nabuco. A programação continua na quarta-feira (30.11) e na sexta-feira (02.12). Nos dois últimos dias as atividades serão concentradas no auditório da Secretaria de Saúde, na área central do Paulista. 
Programação detalhada:
Data
Turno
Temática
Palestrante
Local
28/11/2016
Manhã
Sexualidade na Infância e na adolescência
Bethânia Cunha (Técnica do Programa Estadual de Controle  de DST/Aids)
Auditório da Faculdade Joaquim Nabuco – Bloco A
28/11/2016
Tarde
Combate à obesidade infantil
Nancy Aguiar (Coordenação municipal de Nutrição)
Auditório da Secretaria de Saúde
30/11/2016
Manhã
Abordagem sobre o uso de drogas na infância e adolescência
Priscila Carvalho (Psicóloga do CAPS-AD Paulista)
Auditório da Secretaria de Saúde
02/12/2016
Manhã
Agressividade nas escolas
Lindinalva Santos (Psicóloga NASA-Paulista)
Auditório da Secretaria de Saúde

Matuto e Câmara devem viajar ao RS para trazer empresa a Paulista

Foto: Divulgação Internet/Leia Já
O prefeito Junior Matuto anunciou que deve viajar ainda este ano, junto com o governador Paulo Câmara, para o estado Rio Grande do Sul. “Vamos consolidar a vinda de uma grande empresa na PE-22, entre Maranguape II e Engenho Maranguape, que vai investir R$ 150 milhões e vai gerar 360 empregos de carteira assinada”, declarou o prefeito, durante entrevista a uma emissora de rádio.

Além disso, Matuto também aproveitou o momento para destacar algumas das metas para o segundo mandato, que se inicia no dia 1º de janeiro do ano que vem, como melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do município.

“Paulista não está lá embaixo, mas poderia e vai estar melhor porque temos como meta. E isso vai da qualidade da merenda, do fardamento escolar, o Programa Olhar Paulista, que é para toda criança que tem dificuldade no aprendizado por conta da visão, que já contemplou mais de 40% dos que precisam. Com essa parceria, serão investidos mais de R$ 2 milhões, em capacitação, de metas, acompanhamento, metodologia inovadora e se Deus quiser, vai dar certo e vamos melhorar nossos índices”assegurou Matuto.

O prefeito respondeu ainda questões de moradia, calçamento, postos de saúde, Mercado de Paratibe, defesa civil, emprego. Para Junior, a expectativa é de que o pais retome o crescimento e isso acontecendo, Paulista deve acompanhar e desenvolver suas políticas de melhoria em todas as áreas.

"Momento de crise também é momento de oportunidade. Diante da situação que o país está vivendo sabemos que de um jeito ou de outro, tanto o governo Estadual como o Federal vai ter que executar orçamentos e o  que Paulista se destaca é a elaboração de projetos, a sua capacidade de execução. E o governo federal  e o estadual já perceberam que colocando recursos em Paulista a obra acontece”, declarou Matuto.