Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Mutirão Natal nos Trinques faz varredura e outras ações em Jardim Maranguape




Fotos: Jorge Macrino/Prefeitura do Paulista

Teve início, nesta segunda-feira (28.11), o Mutirão Natal nos Trinques, que contemplará 12 bairros do Paulista, com diversas ações envolvendo a Secretaria de Serviços Públicos e a superintendência de Vigilância em Saúde do município. As primeiras ações foram realizadas no bairro de Jardim Maranguape, e contou com 40 trabalhadores da área de limpeza urbana, além de 4 caminhões, educadores ambiental, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE).

Na ocasião, foram executadas obras de varrição, capinação, podas de árvores, troca de lâmpadas queimadas nos postes, pintura, recolhimento de lixo, entulhos e móveis velhos, e remoção de carcaças de automóveis abandonadas em calçadas.

"Estamos fazendo esse faxinão em todos os bairros. E estamos chamando a atenção da população para nos ajudar, para depois que passar esse mutirão, não colocar o lixo fora do horário. Essa é nossa intenção", explicou o secretário de Serviços Públicos do Paulista, Jaime Domingos. 

 A articuladora social Ana Cláudia Alves, de 38 anos, elogiou o trabalho da equipe da prefeitura. "Está de parabéns a gestão, porque essa atitude só era o que o bairro estava precisando. E, moradores, vamos ter consciência e fazer a limpeza, pois não só o prefeito precisa fazer, mas nós temos de faze nossa parte", ressaltou Ana. 

Além das ações de limpeza, o trabalho da secretaria de Saúde, foi em relação ao alerta contra as harbovirores, como são conhecidas as doenças como dengue, zika e shikungunya. "A gente sempre puxa para a população, no controle do mosquito causador dessas doenças, mas também pelos roedores, que podem transmitir leptospirose, baratas - que é a principal causa para atrair escorpiões, então, estamos com essa ação integrada, com o recolhimento dos entulhos dos moradorea", explicou Fábio Diogo, superintendente de Vigilância em Saúde do Paulista. 

No bairro de Jardim Maranguape, a ação será realizada ainda nesta terça-feira (29). A próxima localidade será a da Jaguarana, com o mesmo serviço na próxima quarta (30 de novembro), e quinta (1º de dezembro).


Veja a reportagem no site da TV Globo.
Acesse: http://g1.globo.com/pernambuco/netv-1edicao/videos/

Comissão de transição inicia série de visitas às secretarias da Prefeitura de Olinda

Para conhecer melhor o ambiente interno da Prefeitura de Olinda, a comissão de transição do gestor eleito da cidade, Professor Lupércio (SD), iniciou nesta segunda-feira, 28, uma série de visitas às secretarias ligadas ao Governo municipal. Coordenada pelo vice-prefeito eleito, Márcio Botelho, a iniciativa será realizada até o dia 30 do próximo mês. 

O local visitado hoje pela comissão foi a Secretaria de Patrimônio e Cultura. O órgão foi escolhido para ser o primeiro por conta da proximidade do período de Carnaval. 

“Começamos esta série de visitas para conhecer bem como é o cotidiano das secretarias da Prefeitura de Olinda. Estamos analisando a rotina de trabalho e as demandas que cada órgão recebe”, comentou o vice-prefeito eleito de Olinda e coordenador da equipe de transição, Márcio Botelho. 

Receitas irresistíveis da Qualitá para as festas de fim de ano

As festas de final de ano estão chegando e já está na hora de organizar o cardápio para as ceias de Natal e Réveillon com comidas gostosas e fáceis de preparar. Para que as confraternizações sejam especiais, Qualitá, marca exclusiva do GPA, selecionou seis receitas para o prato principal que farão a diferença na hora de servir.

As receitas, típicas das comemorações, incluem para o menu de Natal o Pernil com Frutas, Lombo Recheado, Farofa de Tender e Arroz Festivo e, para a noite do Ano Novo uma deliciosa Bacalhoada e a Moqueca de Peixe com Camarão, todas elaboradas com ingredientes Qualitá que podem ser encontrados nas lojas da Rede Extra.

Clube das Pás promove festa beneficente nesta sexta (2)

O Clube das Pás realiza uma festa beneficente, nesta sexta (2), a partir das 17h, com shows dos artistas Nonô Germano, Ed Carlos, Fábio Torres, Ribamar José e Gino Liver e das bandas Chama do Brega e Pirata do Brega. A Orquestra das Pás abre a casa. 

O ingresso individual custa R$ 10 (durante toda a noite). Toda a renda será revertida para a compra de uma cadeira de rodas motorizada para o garoto Ibsinho, de cinco anos, que tem atrofia muscular espinhal. A doença rara, sem cura, é caracterizada por fraqueza muscular grave e progressiva, que causa a degeneração e perda dos neurônios motores inferiores da medula espinhal e do núcleo do tronco cerebral. O Clube das Pás fica na Rua Odorico Mendes, 263 - Campo Grande, Recife. Mais informações pelos telefones (81) 98543-7595 e (81) 3242-7522. 

Serviço:

Clube das Pás – Festa beneficente 
Sexta (2) | 17h
Local: Rua Odorico Mendes, 263 - Campo Grande, Recife
Ingresso: R$ 10 (durante toda a noite)
Informações: (81) 98543-7595 e (81) 3242-7522

Clube das Pás apresenta detalhes para o Carnaval 2017

O Clube Carnavalesco Misto das Pás Douradas está nos preparativos para o desfile no Carnaval 2017, no Recife, quando retorna ao Grupo Especial, após doze anos. Sob o comando do carnavalesco José Hilário, contratado recentemente pelo clube, uma equipe de costureiras e artesãos vem trabalhando todos os dias na confecção de fantasias e adereços. O carnavalesco promete muitas surpresas para os foliões, sócios e amantes do clube. 

No dia 30 de novembro (quarta-feira), o Clube das Pás realiza uma coletiva para apresentar o tema e todos os detalhes do seu Carnaval. Intitulado “A Festa do Boi Voador de Maurício de Nassau”, em homenagem aos 380 anos do desembarque de Nassau em Pernambuco, o evento contará com um desfile das fantasias que estarão presentes na Passarela do Frevo, em fevereiro. Após o desfile, será oferecido um coquetel e haverá apresentação dos jovens passistas da Escolinha de Frevo do clube, ao som da Orquestra das Pás e do cantor Almir Rouche. Na ocasião, também será divulgada a programação dos bailes que acontecem na entidade no período momesco. O evento, para convidados, acontece a partir das 19h.

A coletiva pode contar com a presença da representação consular da Holanda, que estará no Recife. O Clube das Pás, fundado em 1888, é a mais antiga e tradicional agremiação carnavalesca de Pernambuco e uma das mais antigas do país.


José Hilário

José Hilário, que tem mais de trinta anos de carreira, passou oito sendo responsável pelas vitórias consecutivas da Escola Gigante do Samba. O carnavalesco já realizou trabalhos para a Unidos do Comércio - que hoje não existe mais, a Pitombeira dos 4 Cantos, Unidos da Boa Vista, Bloco Esperança, Batutas de Água Fria, Bole Bole e muitos outros. 

Cartas ao Mundão inicia primeira etapa nesta terça (29) e quarta (30)

Cartas ao Mundão – Oficina de filme-carta para adolescentes sob medidas socioeducativas é um projeto de formação que propõe uma vivência prática com cinema, através de exercícios, reflexões e debates que aproximem os estudantes de uma produção colaborativa. A primeira etapa do projeto é destinada aos professores (as) e pedagogos (as) de seis unidades socioeducativas da Região Metropolitana do Recife: Case Santa Luzia, Case Cabo, Case Jaboatão, Case Abreu e Lima, Cenip Santa Luzia e Cenip Bongi. As atividades de formação começam nesta terça-feira (29) e quarta-feira (30), das 8h às 18h, no Centro Paulo Freire, no bairro da Madalena.

JOTA MICHILES EM AQUECIMENTO PARA O CARNAVAL NO QUINTA NO GALO

Homenageado do desfile de 2017 recebe os convidados André Rio, Nena Queiroga e Almir Rouche em  noite de esquenta para o carnaval


Faltando menos de três meses para o Carnaval e o desfile do Galo da Madrugada, o consagrado compositor pernambucano, Jota Michiles foi convocado para realizar um “esquenta” para o período mais aguardado do ano pelos foliões. O artista será o anfitrião da próxima edição do projeto “Quinta no Galo”, a partir das 20h, no Palácio Enéas Freire, no bairro de São José, nesta quinta, 1º de dezembro. 

Para tornar a noite ainda mais especial, a noite contará ainda com a participação dos cantores André Rio, Nena Queiroga e Almir Rouche. Autor de sucessos como “Bom Demais”, “Me Segura Senão Eu Caio”, “Diabo Loiro” e “Roda e Avisa”, Jota Michiles completa 50 anos de carreira e promete uma noite de muito frevo no pé.

Com mais de 20 anos de estrada, André Rio é um dos convidados de Jota Michiles nessa edição. Parceiros de longas datas, o pernambucano iniciou sua carreira como cantor de frevo com o álbum “Queimando a Massa”, música composta por Michiles na década de 1990. André promete trazer sucessos como “Sou teu amor”, “O bicho vai pegar” e sua nova música de trabalho “Se joga e vai”, além de “Chuva de Sombrinhas”, uma composição feita em parceira com Nena Queiroga e Beto Leal.

Filha de artista, a ligação de Nena Queiroga com o frevo começou acompanhando a mãe. Aos 16 anos já cantava em Orquestras, animando os bailes de carnaval nos clubes da cidade. Cantou a primeira vez com o Maestro Duda. Três anos mais tarde, deu vida à noite recifense, quando fez parte do elenco da casa de shows Som das Águas. Ao lado de André Rio, Nena foi introduzida no mundo dos shows populares e das composições.

Presença garantida nas prévias, bailes e blocos carnavalescos do estado, Almir Rouche segue há 16 anos em carreira solo. “Galo eu te Amo”, “Recifolia”, “A Vida Inteira te Amar”, “Deusa de Itamaracá” são alguns dos sucessos do artista presente em suas apresentações. 

O evento contará ainda com apresentações culturais para levar o público a reviver os grandes Carnavais com Palhaços Mascarados do Galo, Fantasias do Galo da Madrugada, Maracatu Rural, Maracatu de Baque Virado, Caboclinhos, Grupo de Passistas de Frevo e Bloco Lírico.

SERVIÇO
Prévia “Quinta no Galo com Jota Michiles e convidados”
Local: Palácio Enéas Freire (Sede do Galo da Madrugada)
Rua da Concórdia, 984, bairro de São José, Centro do Recife-PE
Data: quinta-feira, 1º de dezembro
Horário: 20h às 23h
Ingressos: R$ 30 (individual) e R$ 140 (mesa para quatro pessoas)
À venda na sede do bloco
Informações: (81) 3224-2899

DETRAN-PE lança projeto voltado aos jovens e adolescentes

Com uma proposta diferenciada para formar futuros condutores, a Secretaria das Cidades, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE lança na próxima terça-feira, 29, às 09h, na Escola Pública de Trânsito – EPT, o Projeto Jovem Cidadão. A previsão é receber três mil estudantes por ano, com as vivências pedagógicas realizada na EPT, tendo duração de duas horas.

A ação, que acontece até meio dia, é voltada aos alunos do ensino fundamental de escolas públicas e privadas do Recife e Região Metropolitana, conta com um micro-ônibus decorado para buscar os estudantes nas unidades de ensino, dispondo de toda infraestrutura necessária para garantir a vinda e o retorno para a realização das visitas e desempenho das propostas planejadas. 

Entre as atividades propostas estão: visita ao pátio de exames práticos; palestra sobre ética e segurança; momento de reflexão, vivências sobre o efeito da associação do álcool e direção (utilizando óculos simuladores), vivência em simulador de direção e momento de leitura na biblioteca da EPT. Cada grupo será composto com até 24 alunos, subdivididos em grupos menores que percorrerão simultaneamente o circuito de atividades e ainda participarão de momentos educativos com a Turma do Fom-Fom.  

“Infelizmente, os jovens e adolescentes estão entre um grande grupo que dão entrada nas emergências do estado e que muitas vezes o causador disso é a mistura de álcool e direção. Com esse Projeto, estamos fechando um ciclo de programas educativos, com atividades permanentes com crianças, adolescente, jovens e adultos, na busca por diminuir ainda mais o número de acidentes em Pernambuco”, defende o diretor presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro.