Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Curso gratuito ensina como alfabetizar autistas

Foto: Divulgação
O processo de aprendizagem de toda pessoa com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é sempre mais difícil. Pensando em ajudar pais e capacitar profissionais da educação, a Neuro Saber irá realizar um curso totalmente gratuito e on-line, dos dias 5 a 9 de dezembro, sobre o processo de alfabetização para crianças com TEA.

As aulas serão ministradas pela psicopedagoga Dra. Dayse Serra. Durante o programa, a especialista dará dicas, exercícios e atividades práticas com a proposta de estimular o processo de aprendizado de autistas, além de informar mais detalhes sobre as dificuldades comuns impostas pelo transtorno e a importância de alfabetizar crianças com o TEA.

Segundo a psicopedagoga, a forma como o autista pensa é diferente, por isso é fundamental respeitar o tempo deles de aprendizado. Por exemplo, ela explica que muitas vezes o aluno com TEA não consegue compreender explicações da professora devido às dificuldades na forma de falar, de expressar emoções, de entender linguagem subliminar, expressões faciais e até em mudanças de tom da voz.

Geralmente, o autista não consegue entender, por exemplo, o signo linguístico nem o que é uma representação da comunicação. Isso torna o ensino mais trabalhoso, no entanto necessário. A alfabetização dessas crianças vai além de facilitar um diálogo, traz mais qualidade de vida para elas e para as pessoas próximas - relata.

Os interessados devem realizar as inscrições para a semana da Alfabetização no TEA pelo endereço (http://neurosaber.semanaalfabetizacaonotea.com.br/inscreva-se).

Sobre a Dra. Dayse Serra:
Com Doutorado em Psicologia pela PUC-Rio, Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Especialização em Psicopedagogia Diferencial pela PUC-Rio, Especialização em Orientação Educacional pela FAHUPE  e com graduação em Pedagogia pela UFRJ (1990), Dayse Serra é professora adjunta na Universidade Federal Fluminense (UFF) na área de Educação Especial e Inclusiva e Psicologia I e II. Atua principalmente nos seguintes temas: autismo, inclusão, aprendizagem, família, Psicopedagogia e desenvolvimento humano.

Natal Solidário pretende contemplar mais de 10 mil crianças

As crianças que moram em Maranguape II e nos bairros vizinhos, em Paulista, já estão na expectativa pela grande festa que acontece há 12 anos, na Praça José Lopes de Araújo: O Natal Solidário. Esta festa natalina,pretende contemplar este ano mais de 10 mil meninas e meninos,  com a distribuição de doces, brinquedos,  e claro,  muita alegria com a presença de Papai Noel. 

A festa organizada pela primeira dama do município, Andréa Pereira,  acontece no terceiro domingo de dezembro, dia 18, a partir das três da tarde. O trabalho de arrecadação de donativos já começou como explica Andréa: “A gente já começou a receber donativos. Pipocas, doces, brinquedos. Só não aceitamos dinheiro. O trabalho é grande, mas o prazer de ver a felicidade das crianças durante a festa, não tem nem palavras pra descrever. É muito gratificante ser um pouquinho responsável pela felicidade de tantas crianças. Todos os anos, só tenho a agradecer a Deus pela conquista”, declarou Andréa. 

Por se tratar de um evento desta dimensão, a coordenação da festa já está arrecadando as doações. Se você também quer sentir a mesma satisfação deste grupo que está trabalhando para proporcionar a realização do sonho de milhares de crianças, passe lá na sede da Casa da Juventude, que fica na Rua 77, 363, em Maranguape II, e deixe sua contribuição para o Natal Solidário de Maranguape II.

Comerciantes de São Paulo e do exterior participam de feira em Paulista

Foto: Jorge Macrino
Até o dia 05 de dezembro, acontece pela primeira vez em Paulista, a tradicional Feira do Brás (25 de Março), diretamente de São Paulo. São comerciantes oriundos da cidade paulistana e também de países como Angola, Bolívia e Arábia Saudita. Cerca de 60 estandes vão estar no pátio do Clube Municipal da cidade, que fica na Rua do Nobre, s/n, bairro com mesmo nome, no horário das 10 às 21h. A iniciativa é da Secretaria de Turismo e Cultura.

Nova diretoria da Associação dos Procuradores do Paulista toma posse no município

Foto: Almir Martins
A nova diretoria da Associação dos Procuradores do Município do Paulista (APMP) tomou posse durante cerimônia realizada na tarde desta quarta-feira (30.11). O evento, que ocorreu no Plenário da Câmara Municipal Vereador Adolfo Pereira, Centro da cidade, reuniu servidores, procuradores e demais autoridades do Estado. A nova gestão, que estará à frente da APMP no biênio 2016/2018, terá Arisson Coutinho Reis como presidente e Josiel Lucena como vice- presidente. 


Confira abaixo os integrantes da Diretoria da APMP, biênio 2016/2018

Presidente: Arisson Coutinho Reis

Vice-presidente: Josiel Lucena

Diretora de Evento: Azenath Paula da Silva

Diretora Administrativa: Ivone Cabral de Araújo 

Diretora Geral: Lyudmmilla Sardinha

Tesoureiro: Dimitri Teles

Presidente do Conselho Consultivo: Rodrigo Moraes