Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Senado aprova PEC do teto dos gastos


Imagem da Câmara Federal dos Deputados
O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira, 13, em segundo turno, o texto-base da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do Teto para os gastos da União, por 53 votos a 16.

Na sequência, ainda serão votados dois destaques apresentados pela oposição, mas a medida que limita - pelos próximos 20 anos - o crescimento das despesas públicas federais à variação do IPCA no ano anterior, será promulgada para próxima quinta-feira, 15.

A PEC já havia sido aprovada em dois turnos no Plenário da Câmara dos Deputados com ampla margem de vantagem.

Informações do Diario de Pernambuco e Estadão

Reportagem especial: A inclusão do idoso no ensino superior

Dona Lindaura,96 anos, vira exemplo de perseverança ao concluir segunda Pós-Graduação no Recife



Max Felipe
jicmax@gmail.com




Professores confiam no potencial de dona Lindaura. Foto: Divulgação.


A mulher mais idosa do Brasil a se formar na pós-graduação em Direito Público, dona Lindaura Cavalcanti, 96 anos, prova que a terceira idade está cada vez mais interessada na educação superior, no século 21. Natural do município de João Alfredo, no Agreste de Pernambuco, ela aprendeu a ler e escrever aos três anos, estimulada pelo pai. Logo, um ano depois, como um ‘flash disparado em uma máquina fotográfica’, começou a falar fluentemente a língua francesa, pois na época não exista a facilidade da internet para estudar idiomas online. 

Formada em Farmácia há 39 anos, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ela administra um estabelecimento comercial no Recife, cidade onde reside, e se interessou por Direito. Religiosa, pretende aplicar o conhecimento do seu conhecimento segundo curso, adquirido em sala de aula da Faculdade de Ciências Humanas de Pernambuco (FCHPE), na defesa dos pobres. “Discordo de muito coisa da legislação brasileira”, contou. Com tanta garra, não quis parar nos estudos e ganhou duas bolsas de Pós-Graduação. Uma em Direito Processual, outra em Direito Público.

A formatura de Direito Público aconteceu sábado passado, dia 10 de dezembro, às 10h, no auditório da FCHPE, na avenida João de Barros, Boa Vista, no Recife. Mantida pela Sociedade Pernambucana de Cultura e Ensino (Socepe), a FCHPE confia no potencial de dona Lindaura.  Representando o corpo docente, o professor da instituição Gilberto Valença; o diretor da unidade Silvio de Albuquerque Santos; e o diretor-geral Luiz Alfredo (filho de Pinto Ferreira, advogado, político e escritor brasileiro – onde foi membro da Academia Pernambucana de Letras, cadeira 6),  acreditam de uma maneira tão alusiva na expansão da educação superior aos idosos. “Eles também merecem uma chance no mercado, bem como, são estudantes assíduos e dedicados, encaram a educação com muita responsabilidade”, explicou o professor Gilberto.

Ainda jovem, quando terminou os estudos do ensino médio, dona Lindaura começou a namorar Mário Cavalcanti de Arruda. Ele era um ano mais velho e para escapar da convocação da Segunda Guerra Mundial casou-se ligeiramente com dona Lindaura, em 1945. Mesmo casados, cada um morou com seus pais. Depois de ter os cinco filhos no interior do estado, o casal se mudou para o Recife, onde manteve uma farmácia. Em 1977, dona Lindaura prestou vestibular e foi aprovada em farmácia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde se formou. Após o falecimento de seu esposo, em 2004, ela disse ter entrado em depressão. Diante dessa situação, a filha mais nova matriculou a mãe na hidroginástica. Depois no curso de direito. “Eu me renovei na faculdade e agora com a pós-graduação. Completou a minha vida. Achei uma maravilha, adquiri mais conhecimento”, disse.

Redes sociais
A Fanpage da Sociedade Pernambucana de Cultura e Ensino (Socepe) aproveitou a internet para homenagear dona Lindaura.





Crescimento da população idosa no Brasil
Documento da Secretaria Nacional de Promoção de Defesa dos Direitos Humanos, aponta que  segundo projeções do Fundo de Populações da União das Nações Unidas (ONU) “uma em cada 9 pessoas no mundo tem 60 anos ou mais, e estima-se um crescimento para 1 em cada 5 por volta de 2050”.  Em 2050 pela primeira vez haverá mais idosos que crianças menores de 15 anos. Em 2012, 810 milhões de pessoas têm 60 anos ou mais, constituindo 11,5% da população global. Projeta-se que esse número alcance 1 bilhão em menos de dez anos e mais que duplique em 2050, alcançando 2 bilhões de pessoas ou 22% da população global”.


Dados do Fundo de Populações da União das Nações Unidas (ONU).

PRAÇA SÉRGIO LORETO RECEBE DECORAÇÃO E CANTATA NATALINA

Evento gratuito e aberto à população será dia 16 de dezembro, a partir das 18h, e contará com apresentações do coral Movimento Pró-Criança no coreto

Foto: Divulgação/ Angélica Souza
Pelo terceiro ano, a praça Sérgio Loreto ganhou uma decoração especial para o período de Natal produzida pelo Galo da Madrugada. O local recebeu iluminação especial e elementos cênicos, como o trenó do Papai Noel e suas renas. Além disso, no dia 16 de dezembro, o maior bloco do mundo realiza uma Cantata Natalina, gratuita e aberta ao público, que contará com a apresentação da Orquestra Mirim do Galo da Madrugada (OMGM), do Coral do Movimento Pró-Criança e pastoris, a partir das 18h. 

Além do espetáculo externo na praça, haverá também apresentações de teatro, pastoris e a presença do bom velhinho, na sede do bloco, para as famílias convidadas das comunidades vizinhas ao Palácio Enéas Freire. Sob comando do Maestro Lima Neto, a Orquestra Mirim do Galo da Madrugada e a Orquetra Metais também serão atrações. A OMGM é composta por alunos da Escola de Música do Galo, que prepara crianças carentes para o universo artístico. 

“Este é o terceiro ano que realizamos a cantata na Praça. É uma forma de saudar, motivar e alegrar o povo que está ou passa pelo local, além de congregar todas as pessoas que colaboram com o Galo durante todo o ano, e nossos amigos das comunidades de São José, do Coque, da Ilha Joana Bezerra e dos Coelhos”, comenta Rômulo Meneses, presidente da agremiação. A ocasião também celebra a confraternização do Galo com sua diretoria e com os componentes do tradicional Bloco das Ilusões na sede. 

Divulgação/Angélica
VIVA A PRAÇA – A Cantata Natalina do Galo faz parte das ações culturais que o bloco realiza na Praça Sérgio Loreto, a fim de aproximar os moradores de comunidades vizinhas ao local de forma sustentável e social. O evento também está incluso no projeto do Galo para fomentar a tradição da cultura pernambucana em diversas datas comemorativas ao longo de todo ano. 

 
SERVIÇO
CANTATA NATALINA DO GALO DA MADRUGADA
Local: Praça Sérgio Loreto, Bairro de São José – Recife (PE)
Data: 16 de dezembro
Hora: a partir das 18h
Atrações: Coral do Movimento Pró-Criança e Orquestra Mirim do Galo da Madrugada, apresentação de reisados, pastoris e teatro
Classificação etária: Livre
Evento gratuito na praça e reservado na Sede do Bloco apenas para convidados das comunidades vizinhas ao Palácio Enéas Freire

Audiência pública: comissão do Senado reúne-se para analisar participação do Brasil em conferências da ONU sobre clima

Sob a condução do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), a Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas (CMMC) do Congresso Nacional realiza, nesta terça-feira (13), audiência pública para balanço da 22ª Conferência das Partes (COP-22) da ONU sobre Mudança do Clima – ocorrida em Marrakech (Marrocos), no último mês de novembro – e os desafios para o futuro.

Foram convidados ao debate, o embaixador de Marrocos (África), Nabil Atgoughi, e representantes das embaixadas de Fiji, Alemanha e França. O objetivo do encontro é também analisar a participação do Brasil na COP 21 (França) e na próxima COP-23, que será organizada por Fiji e realizada na cidade de Bona (Alemanha), em 2017. 

Na reunião de amanhã da CMMC, o senador Fernando Bezerra – relator da comissão e um dos principais representantes do Legislativo na 21ª e 22ª COP – fará a leitura do relatório anual de atividades desenvolvidas pelo colegiado.

Sérgio Lopes faz show gratuito em Olinda nesta quarta

As pessoas admiradoras da música gospel terão uma boa opção de lazer em Olinda nesta semana. O cantor Sérgio Lopes vai fazer uma apresentação gratuita na quarta-feira, 14, às 19h, no Pátio da Feira de Peixinhos. O evento será realizado em comemoração à vitória alcançada pelo prefeito eleito do município, deputado estadual Professor Lupércio, nas urnas.

A festividade terá ainda a participação da cantora Miriam Pereira e do Ministério de Louvor Novo Tempo. 

Serviço:

O quê? – Show de Sérgio Lopes.
Quando? – Quarta-feira, às 19h.
Onde? – Pátio da Feira de Peixinhos.
Quanto? – Entrada gratuita.  

PREFEITO MONITORA INVESTIMENTOS EM SAÚDE E EDUCAÇÃO

Fotos produzidas por Francisco Marques / Prefeitura do Paulista
Para acompanhar de perto o andamento dos investimentos e garantir o cumprimento dos prazos estabelecidos na entrega de obras e ações, o prefeito do Paulista, Junior Matuto, esteve reunido com os secretários de saúde e educação, nesta segunda-feira (12.12), na secretaria de Planejamento, em Jardim Paulista Baixo, em mais uma reunião de monitoramento.
            São nestes encontros que gestor busca destravar entraves e direcionar encaminhamentos para garantir as metas definidas em cada ação. “Mesmo diante dessa crise sem precedentes, estamos conseguindo cumprir o que nos comprometemos com a população, quanto à entrega de programas e ações. A burocracia do serviço público junto com os atrasos nos repasses de recursos dos nossos parceiros são as principais dificuldades que enfrentamos, e que prejudicou o andamento de muitas obras, mas vamos concluir nosso primeiro mandato com muitas conquistas consolidadas” assegurou o prefeito.
            Esta foi a 64ª reunião de monitoramento que aconteceu ao longo destes quatro anos do primeiro mandato de Junior Matuto. São nestes encontros que o prefeito define com sua equipe os programas prioritários, onde alocar os recursos proveniente dos convênios e parcerias, e, principalmente, acompanha o cumprimento das agendas estabelecidas para a entrega das obras e serviços para a população.