Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Rádio Nova FM: Programa Sábado Show (Módulo Literário) recebe poeta e jornalista Marcelo Mario de Melo



O jornalista e poeta Marcelo Mario de Melo será entrevistado, amanhã, às 7h, no Programa Sábado Show  - Módulo Literário, da Rádio Nova FM 106,3. Apresentado ao vivo por Eduardo Garcia, você pode ouvir através da internet, smartphone, tablet ou IOS no http://www.novafmrecife.com.br.

O aplicativo da Nova FM Recife, disponível na loja Play Store do Google, é outra alternativa. Não perca, participe e faça sua pergunta.

 Transmissão ao vivo
Programa Sábado Show  - Módulo Literário
Sábado, dia 17 de dezembro de 2016.
Horário: 7h
Apresentação: Eduardo Garcia




Conheça mais a história de Marcelo Mario de Melo




Marcelo Mário de Melo

Jornalista nascido em Caruaru, residente em Recife desde os 9 anos. Escreve poemas, histórias infantis, minicontos, textos de humor, para teatro, e  notas críticas. Considera-se um artesão-aprendiz de literavida e escreve dentro do espírito de que o homem é um animal político e o político é um animal humano.

Publicou:
. Os Quatro Pés da Mesa Posta (poesia)
. Manifesto Masculinista (humor)
. Entre Teias e Tocaias (perfil parlamentar de David Capistrano/pai, ex-deputado de Pernambuco e desaparecido político a partir de 1973
. Manifesto da Esquerda Vicejante Mais Textos e Poemas
. Perfil Parlamentar de Josué de Castro
. Folhetos de Cordel - A História do Poeta que Sonhava Ser Bancário; Por que, Porquê, ...Porque, Porquê - Vamos Aprender a Usar, entre outros
. Participa de diversas antologias poética.
Na década de 80, no Recife, foi redator e editor do jornal O Povão, participou da fundação da Equipe de Comunicação Sindical – Ecos, exercendo a chefia de redação, e atuou no tabloide O Rei da Notícia com artigos e entrevistas.
Foi diretor de Ações Culturais da Fundação de Cultura Cidade do Recife, presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, diretor da Coordenadoria e da Diretoria de Cultura da Secretaria de Educação de Pernambuco, presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, diretor de Ações Culturais da Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – FUNDARPE.
Foi assessor de imprensa da Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, dos deputados estaduais Jorge Gomes e João Paulo, do deputado federal Fernando Lyra, e redator da Makplan – Marketing e Planejamento.
Atuou na coordenação do Grupo de Acompanhamento Constituição Estadual de Pernambuco e no Grupo de Articulação Cidadania Popular, organizados pelo Fórum das Organizações Não-Governamentais e voltados para a elaboração da Constituição Estadual de Pernambuco, da Lei Orgânica e do Plano Diretor do Recife.

Política
Integrou-se ao PCB aos 17 anos de idade, foi fundador do PCBR em 1968, atuou na clandestinidade, teve a prisão preventiva decretada em 1970 e foi preso político em Pernambuco de março de 1971 a abril de 1979. Filiou-se ao PT em 1980, desfiliou-se em 1990 e reintegrou-se em 1994, sem ter se ligado a nenhum outro partido no intervalo, o que equivale a um segundo casamento com a mesma mulher.
Politicamente identifica-se como plebeu, republicano, democrata-popular, cidadão de esquerda, socialista, pluralista e seguidor do Detran - sempre à esquerda, não ultrapasse pela direita.
Entende que a função do militante político, do intelectual, do artista e do profissional é ajudar o povo a viver e conviver melhor, lutando contra a fome, o raquitismo político, a subnutrição cultural e a corrupção visceral, os desníveis de renda e os desníveis de mando. É favorável a uma radical redução das hierarquias em todas as instâncias da vida.
Considera o eleitoralismo uma das mais perniciosas e recorrentes mazelas da esquerda brasileira e participa de campanhas eleitorais com acentuado senso crítico, seguindo o lema: Dê Voto Sem Ser Devoto.
Alerta, entre os militantes políticos alinhados à esquerda, sobre os malefícios dos cinco D: Desencanto, Desinteresse, Desmobilização, Decadência e Direitização, que podem ser ativados pela tendência a vincular os prazos do processo histórico, contados por décadas e séculos, aos prazos da biografia individual, somados ano a ano.
Defende uma militância com poesia, prazer, amizade e humor. E uma esquerda com raízes, caules, folhas, flores e frutos.

Definições gerais
Tem três referências fundamentais na vida:
a esperança crítica - nem otimismo nem pessimismo, o o real tal qual viceja ou apodrece;
a megalomania moderada - grandes projetos com um redutor;
o narcisismo com espelho retrovisor - para que todos possam ver a própria cauda.
Sendo plebeu e republicano, define-se como materialista e ateu por uma razão essencialmente política: os seguidores do Altíssimo querem implantar na terra o Reino de Deus e não lhe é aceitável essa forma de governo.
Considera-se um poeta materialírico e entende que o exercício da palavra poética não deve ser transformado numa nova modalidade de culto.
Vê a poesia como uma espiral-arco-íris de portas abertas andantes, envolvendo os mergulhos introspectivos, a vida social e as viagens cósmicas.
Com relação a verdades absolutas e inquestionáveis, acredita que a terra roda.

Na diplomação, Junior Matuto e Jorge Carreiro reafirmam compromisso com o povo do Paulista



O auditório do SENAC, em Jardim Paulista Baixo, ficou pequeno nesta sexta-feira (16.12) para abrigar todos que foram participar da solenidade de diplomação do prefeito, vice-prefeito e dos 15 vereadores eleitos em Paulista, na Região Metropolitana. Durante o evento, Junior Matuto e Jorge Carreiro aproveitaram a oportunidade para reafirmar o compromisso com a cidade, agradecendo à população pelo novo voto de confiança depositado nas urnas, e assegurando que a melhor forma de retribuir esse gesto é com muito trabalho.
“Nos próximos quatro anos, não vamos apenas enfrentar a crise com determinação como já estamos fazendo, mas ir além dos nossos limites por que nos alimentamos de esperança, e é com esse sentimento que também vive nossa gente. Não vamos arredar o pé das ruas, nem esquecer os compromissos, pelo contrário, continuaremos empenhados, pegando cedo e sem ter hora para largar o serviço, e com a certeza de que dessa forma Paulista continuará no caminho certo”, destacou o prefeito Junior Matuto.
 O vice-prefeito Jorge Carreiro destacou que a população quer que o governo municipal continue no rumo do desenvolvimento. “Quando a eleição terminou, a população deixou bem claro que a nossa gestão está no caminho certo. Mas é preciso fazer mais. E vamos fazer. Com o apoio dos novos vereadores, teremos condições de avançar ainda mais em políticas públicas, como saúde, educação, infraestrutura urbana”, assegurou.
Após fazer a entrega dos diplomas, a juíza eleitoral Laura Amélia Moreira aproveitou a oportunidade para “lembrar” aos eleitos que eles devem trabalhar em prol das políticas públicas e não em benefício próprio, como tem acontecido Brasil a fora. O discurso foi compartilhado pela promotora eleitoral, Izamar Ciríaco Pontes, que cobrou uma nova postura dos vereadores eleitos. “Vocês podem mudar a imagem do Legislativo”, frisou.
O evento ainda contou com a participação da primeira-dama, Andrea Pereira, secretários de governo, representantes do Ministério Público, OAB, ex-gestores municipais, além de moradores da cidade.

Prefeito, vice e vereadores foram diplomados pelo TRE


PLEITO MUNICIPAL – Os números da eleição municipal deste ano comprovaram que a população do Paulista aprovou a atual gestão. O projeto político liderado por Junior Matuto e Jorge Carreiro conquistou mais de 67 mil votos, alcançando 47,70%. A chapa obteve mais de 32 mil votos de diferença para a segunda colocada no pleito. A força politica formada pelos partidos que elegeu o prefeito e o vice também conseguiu garantir a eleição dos 15 vereadores da base aliada.

CONFIRA A RELAÇÃO DOS VEREADORES DIPLOMADOS:
1 – Alemão (PSDB)
2 – Irmã Iolanda (PSB)
3 – Dr. Vinícius Campos (SD)
4 – Pedro Marinho (PSL)
5 – Augusto Costa (PMDB)
6 – Fábio Barros (PSB)
7 – Fabiano Paz (PSB)
8 – Tonico (PCdoB)
9 – Nildo Soldado (PSB)
10 – Robertinho (PCdoB)
11 – Eudes Farias (PSDC)
12 – Evanil Belém (PSB)
13 – Camelo (PV)
14 – Edmilson do Pagode (PSD)
15 – Márcio Freire (PV)


Fotos: Francisco Marques/ Divulgação Prefeitura

Neste momento TRE diploma prefeito e vice reeleitos em Paulista; vereadores também estão sendo diplomados

A diplomação do prefeito reeleito do Paulista, Junior Matuto, de seu vice, Jorge Carreiro, e dos 15 vereadores eleitos está acontecendo agora, no auditório do SENAC, em Jardim Paulista Baixo. 

CONFIRA A RELAÇÃO DOS VEREADORES ELEITOS:

1 – Alemão (PSDB)
2 – Irmã Iolanda (PSB)
3 – Dr. Vinícius Campos (SD)
4 – Pedro Marinho (PSL)
5 – Augusto Costa (PMDB)
6 – Fábio Barros (PSB)
7 – Fabiano Paz (PSB)
8 – Tonico (PCdoB)
9 – Nildo Soldado (PSB)
10 – Robertinho (PCdoB)
11 – Eudes Farias (PSDC)
12 – Evanil Belém (PSB)
13 – Camelo (PV)
14 – Edmilson do Pagode (PSD)
15 – Márcio Freire (PV)

Cinema pernambucano gratuito em Paulista

Buscando a valorização do cinema pernambucano e nacional, o deputado estadual Aluísio Lessa (PSB) é o autor da emenda responsável pela criação do projeto Cinema na Estrada. A iniciativa tem como foco a interiorização da produção cinematográfica pernambucana e brasileira e viabilizar a criação de novas salas no Estado. O público de Paulista vai conferir a mostra em Maranguape II, neste domingo, na Praça José Lopes.

SOBRE O PROJETO - Nas palavras de Aluísio Lessa: “O Cinema na Estrada é uma ação estratégica para promover a difusão das obras audiovisuais pernambucanas em todo o estado, possibilitando a inclusão de novos públicos e contribuindo para diminuir os gargalos da distribuição.”

O  projeto será executado nos seguintes municípios: Mata Norte: Goiana, Paudalho, Vicência, Itambé, Nazaré da Mata, Condado; Sertão Central: Salgueiro; Agreste Setentrional: Bom Jardim, Limoeiro; Agreste Meridional: Saloá, Garanhuns(comunidades quilombolas); Sertão do Pajeú: Afogados da Ingazeira, Tacaratu; Agreste Central: Belo Jardim, Bezerros, São Bento do Una, Lagoa dos Gatos; Mata Sul: Palmares, Primavera, Ribeirão, Jaqueira, Catende; RMR: Camaragibe , Itamaracá.

Filmes a serem exibidos:

Salu e o Cavalo Marinho (Animação, 2014, 14 minutos, PE), de Cecília da Fonte

A Clave dos Pregões (Documentário, 15 minutos, 2015), de Pablo Nóbrega

Olhos de Botão (Ficção, 18 minutos, 2015) de Marlom Meirelles

Psiu! (Documentário, 20 minutos, 2014), de Antônio Carrilho e Juliana Lima

João Heleno dos Brito (Ficção, 20 minutos, 2014), de Neco Tabosa

Sexta Série (Ficção, Digital, 18 minutos, 2014), de Cecília da Fonte

Exília (documentário, 24 minutos, 2015), Renata Claus

Papo amarelo – o primeiro tiro (ficção, 15 minutos, 2015), de Anildomá Willans de Souza

Lua (Ficção, 17 minutos, 2013) de Paulo Caldas

A promessa (Ficção, 13 minutos, 2013), de Marcos Carvalho e Alisson Souza.

Ainda dá tempo de incrementar a renda de final de ano com um curso livre a distância

As festas de final de ano também são oportunidades para os profissionais que querem gerar uma renda extra, já que é um momento em que as vendas aumentam e a demanda por profissionais qualificados são maiores. Diante deste cenário, o Senac EAD dispõe de diversos cursos livres que visam a qualificação em curto período de tempo e com mais flexibilidade.

Os cursos livres a distância são voltados para formação inicial, aperfeiçoamento ou atualização e garantem oportunidade de desenvolvimento contínuo. Alguns deles, são oferecidos por meio do projeto WebTV, por meio de videoaulas descontraídas que facilitam e estimulam o aprendizado.

Um desses cursos que faz parte do portfólio Senac EAD, por exemplo, é o Preparo de Drinques e Coquetéis – WebTV. Nele, o aluno aprende sobre coquetéis clássicos e contemporâneos, coquetéis criativos, coquetéis sem álcool e coquetéis exóticos. Além de dicas para encantar com seus drinques, aprende-se a classificá-los e a finalidade de cada um, ou seja, o momento indicado para servi-los.

A capacitação a distância dispõe de videoaulas onde os alunos podem praticar no momento em que estão assistindo e acompanhar todo o processo de preparo quando estiver executando as receitas em casa, ou onde estiver. “A flexibilidade do curso é essencial para quem quer aprender algo de qualidade, mas em curto período e de forma prática. É o que oferecemos com os cursos livres de WebTV do Senac, qualidade e praticidade”, afirma Viviane Laís Rodrigues, coordenadora dos cursos WebTV, do Senac EAD.

O curso incentiva também a criatividade do aluno, que poderá surpreender com coquetéis que ele mesmo pode criar, ou com a reprodução de algum drinque aprendido nas videoaulas.

Renda extra – seja para surpreender amigos e familiares ou ganhar renda extra, o Senac indica também os cursos mais procurados no período como: Congelamento de Alimentos, Brigadeiro Gourmet e Preparo e Decoração de Bolos. Também são recomendamos o Preparo de Biscoitos e BolachasPreparo de Tortas Doces e Salgadas e Preparo de Sobremesas. Os cursos oferecidos no formato WebTV são ótimas opções também para microempreendedores, sobretudo para aqueles que precisam de flexibilidade de horários, menos deslocamentos e capacitação mais em conta.

Para se inscrever ou conferir lista completa de cursos, acesse o Portal Senac EAD: www.ead.senac.br/cursos-livres


Sobre o Senac EAD
Com 70 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nesta modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.

Em 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o país e apoiados por mais de 289 polos presenciais para avaliações.

Neste ano, os cursos superiores a distância foram reconhecidos com nota máxima, 5, da comissão de recredenciamento do MEC para o Centro Universitário Senac.

Acesse a programação completa de cursos do Senac EAD em www.ead.senac.br. Há também uma programação diversificada de cursos presencias que pode ser conferida em www.senac.br.

Serviço:
Preparo de Drinques e Coquetéis – WebTV
Senac EAD
Investimento: R$ 75 - Boleto à vista ou 1X no Cartão de Crédito
<