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Diplomação de Geraldo, Lupércio e Anderson lota o Teatro dos Guararapes


Max Felipe
jicmax@gmail.com

Vídeo: Imagens: Valdecarlos Alves | Apoio/Produção: Marlon Diego | Edição: Max Felipe. 

Público aguardando o início da diplomação no Centro de Convenções. Foto: Divulgação/Bruno


O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE - PE) diplomou hoje, à tarde, no Teatro dos Guararapes, no Centro de Convenções, em Olinda, três prefeitos eleitos na Região Metropolitana do Recife (RMR). Geraldo Julio (Recife), Lupércio (Olinda) e Anderson Ferreira (Jaboatão) foram ovacionados pelo público.

A mistura de tons amarelo, laranja e azul - cada qual  referente a militância, na ordem aos candidatos acima - lotaram o teatro. Um dos eleitores de Lupércio, Bruno Vasconcelos, vestiu a camisa laranja durante os 45 dias de campanha eleitoral. Ele acredita que Olinda vai crescer muito mais, inclusive na economia, educação, preservação do patrimônio histórico etc.

Bruno a esquerda de Lupércio. Foto: Arquivo pessoal/Bruno.


"Participar da campanha foi muito emocionante, aprendi muito ao lado dos olindenses. Começamos tímidos nas pesquisas eleitorais e nos últimos minutos da apuração da votação, a onda do laranja já tomava das ladeiras da cidade patrimônio da humanidade", disse Bruno, emocionado.

O prefeito de Paulista, Junior Matuto (PSB) foi diplomado na última sexta-feira, no Senac, em Jardim Paulista, na cidade do Paulista. Nessa segunda, ele prestigiou os novos gestores municipais. “Tivemos renovação em Olinda, em Jaboatão. E em Paulista e Recife tivemos a recondução minha e do companheiro Geraldo. Mesmo diante de uma crise política, de tanta dificuldade, o povo reconheceu o nosso trabalho”, declarou Matuto. 

Perfil

Geraldo Julio
Partido Socialista Brasileiro (PSB)
Foto: Divulgação/ Prefeitura do Recife

Geraldo Julio é casado, pai de três filhos. É administrador formado pela Universidade de Pernambuco, com especialização em gestão pública pela mesma instituição. Ingressou no serviço público como concursado do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco em 1992. Foi Diretor de Recursos Humanos do Tribunal e trabalhou no terceiro Governo de Miguel Arraes. No Governo de Eduardo Campos, entre 2007 e 2012, atuou como Secretário de Planejamento e Gestão, Coordenador do Pacto pela Vida, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Presidente de SUAPE. Disputou eleição pela primeira vez em 2012, tendo sido eleito Prefeito do Recife no primeiro turno.


Professor Lupércio
Partido Solidariedade (SD)
Foto: Divulgação 


Lupércio Carlos do Nascimento iniciou sua carreira política envolvido no movimento estudantil. Na época, tornou-se presidente do DCE da Fundação do Ensino Superior de Olinda (Funeso). Hoje, desempenha o mandato de deputado estadual, atento às questões da educação, saúde, esporte e lazer. Há mais de quinze anos vem trabalhando para melhorar a qualidade de vida dos pernambucanos. Mais conhecido como Professor Lupércio, sempre priorizou sua cidade natal, Olinda, onde foi eleito vereador por dois mandatos, sendo o vereador mais votado da história da cidade.

Atualmente, o parlamentar está à frente de duas comunidades terapêuticas, localizadas em Igarassu e Paulista, núcleos de saúde, centros de fisioterapia e academias do bairro em vários pontos de Olinda, além de outros trabalhos promovidos na cidade.

Uma pauta prioritária para Professor Lupércio é a assistência aos dependentes químicos. Idealizador da Casa de Recuperação Cristo Liberta, a qual oferece aos internos cursos profissionalizantes, terapia ocupacional, consultório odontológico, recreação, cultivo de horta, possibilidade de continuação dos estudos através da Educação de Jovens e Adultos (EJA); tudo gratuitamente.

Na Assembleia Legislativa, Professor Lupércio é coordenador da Frente Parlamentar Contra o Crack, é vice-presidente da Comissão de Esportes e é autor, dentre outras, da Lei que regulamenta o uso de aparelhos eletrônicos nas salas de aula do estado de Pernambuco.


Professor Lupércio é evangélico, professor de matemática, pós-graduado, com experiência na rede pública estadual e é bacharel em Direito pela Faculdade de Olinda (Focca).


Anderson Ferreira
Partido da República (PR)
Foto: Divulgação/ Blog do Magno Martins

Político brasileiro, atualmente Deputado Federal por Pernambuco. Filho de Manoel Ferreira (ex-Deputado Estadual) e irmão de André Ferreira Deputado Estadual por Pernambuco e de Fred Ferreira vereador eleito do Recife. Seus projetos de Leis são ligados ao combate das drogas e assuntos referentes à família tradicional brasileira. Atua no Trio Libertador onde sai pelas ruas do Recife pregando o evangelho. Prefeito eleito de Jaboatão dos Guararapes pelo Partido da República com 171.057 votos (58,50% dos votos válidos).


Confira também no Blog Olinda Hoje.



Pagamento do licenciamento 2017

A Secretaria das Cidades, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE alerta os condutores de veículos registrados no Estado, sobre a importância de realizar o pagamento do licenciamento 2017, que consta do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), taxas de bombeiros e licenciamento e seguro obrigatório (DPVAT), bem como, as possíveis multas vencidas até a data do prazo limite do calendário, seguindo o final da placa.

De acordo com o diretor presidente do Órgão, Charles Ribeiro, a impressão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos - CRLV 2017 só acontece após a quitação desses valores, que devem ser feitos dentro do vencimento para evitar o atraso ou não envio do documento para o endereço cadastrado, caso o proprietário opte por essa modalidade. Além disso, ele alerta ainda que a circulação sem o porte desse documento acarreta remoção do veiculo para depósito, pagamento de multa no valor de R$ 293,47, além das taxas para a liberação do mesmo.

Os boletos de pagamento seguiram para o endereço dos proprietários pelos Correios ou poderão ser retirados pelo site www.detran.pe.gov.br. Vale lembrar que quem fizer o pagamento do IPVA em cota única terá um desconto de 7% sobre o valor desse imposto. Quanto à entrega, são duas formas de recebimento, sendo uma via Correios, para quem optar por pagar a taxa de postagem de R$ 15,77 e a outra por meio de agendamento de atendimento para emissão do CRLV no site www.detran.pe.gov.br, onde é possível escolher o posto de atendimento.

O cidadão que optar por pagar a taxa de postagem poderá ainda rastrear o envio do CRLV 2017, depois de sua devida emissão, através do site do órgão. Para isso, é necessário digitar a placa do veículo na seção “Consultar Placa”, localizada na parte superior esquerda da página principal e depois clicar no botão “Detalhamento de débito” e lá na opção de rastreamento do CRLV.

CALENDÁRIO PARA PAGAMENTO

Final de placa
Parcela única ou 1ª cota
2ª cota
3ª cota
1 e 2
09/02/2017
09/03/2017
11/04/2017
3 e4
14/02/2017
14/03/2017
18/04/2017
5 e6
17/02/2017
17/03/2017
20/04/2017
7 e 8
21/02/2017
21/03/2017
25/04/2017
9 e 0
24/02/2017
31/03/2017
28/04/2017
*Pagamento deverá ser realizado no Bradesco; Santander; Caixa Econômica Federal; lotéricas; Brasil; Banco postal e Itaú.

CALENDÁRIO FINAL DE CIRCULAÇÃO COM O CRLV 2016

Algarismo final da placa
Prazo final para portar o CRLV do exercício anterior (2016)
1 e 2
Até maio
3, 4 e 5
Até junho
6, 7 e 8
Até julho
9 e 0
Até agosto


IMPORTANTE:
- Só o proprietário registrado ou seu procurador legal estão habilitados a receber o CRLV do veículo;
- Quem agendar a emissão do CRLV no site do DETRAN, não receberá o CRLV em casa;
- Não é possível pegar o CRLV no DETRAN, sem agendar a emissão do mesmo;
- Quem pagar a taxa de postagem, não deve agendar a emissão do CRLV no site do DETRAN-PE;
Os proprietários dos veículos registrados em outros municípios, QUE NÃO SEJAM os de Recife, Olinda, Jaboatão, Paulista, Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Petrolina, Vitória de Santo Antão, deverão solicitar mediante agendamento o CRLV 2017 nas CIRETRAN’s Especiais e demais pontos de atendimentos. Isso pode ser feito a partir de cinco dias, contados após a quitação dos débitos que compõem o Licenciamento.

Padilha: Posse de Matuto em janeiro está mantida

Procurado por uma emissora de rádio para repercutir sobre a notícia da desaprovação das contas do prefeito Junior Matuto e de Jorge Carreiro em Paulista, o advogado da campanha, Francisco Padilha, deu uma entrevista, na manhã desta segunda-feira (19), e rebateu a informação de que o gestor não poderia assumir a prefeitura em seu segundo mandato. Segundo Padilha, o problema foi somente um erro no registro, que já foi corrigido e encaminhado para o Tribunal Regional Eleitoral em Pernambuco (TRE-PE).

De acordo com o advogado, tudo que foi apresentado pela juíza foi rebatido, item por item com o recurso apresentado pelo jurídico da campanha e a posse está mantida. “A prestação de Contas do Junior Matuto foi realmente desaprovada, mas, simplesmente por erros formais, já corrigidos com a apresentação do recurso. Já retificamos que foi um equívoco cometido por nosso contador, e já apresentamos junto com o recurso a retificadora. Não existe nada que macule as contas do candidato reeleito, Junior Matuto, porque não existe nenhum apontamento de gastos irregulares, e nenhum apontamento de doações irregulares”, esclareceu Padilha. 

Ainda segundo Francisco Padilha, a sentença da reprovação das contas não impede a diplomação, realizada na última sexta-feira (16). Ele ressaltou que o que poderia complicar seria a interposição de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral por parte do Ministério Público. “O próprio Ministério Público devolveu o que foi levado à vista e disse que não iria se manifestar sobre o recurso. E isso só mostra que em nossas contas não existe nada que venha desabonar a conduta do então candidato Junior Matuto”, completou. 

De acordo com ele, a expectativa é de que o recurso seja julgado pelos desembargadores eleitorais até o final de dezembro.

Paulista inicia período de matrículas na rede municipal de ensino

Começa nesta quarta-feira (21.12) e segue até o dia 20 de janeiro o período de matrícula para os alunos novatos na rede municipal de ensino do Paulista. Para garantir uma das vagas, os pais ou responsáveis dos estudantes menores de 18 anos devem procurar as escolas de interesse – de preferência mais perto de casa – com a documentação necessária (confira abaixo).

I – Requerimento de matrícula assinado pelo pai ou pela mãe ou responsável;
II – Transferência (provisória ou definitiva) da escola de origem (sem rasura);
III – Cópia da certidão de nascimento ou da certidão de casamento;
IV – Comprovante de residência com o CEP
V – Carteira de vacinação
VI – Comprovante do tipo sanguíneo e fator RH do estudante;
VIII – Duas fotos 3x4 recentes.

O ato da matrícula pode ser feito das 8h às 17h, nas unidades que funcionam em dois horários, e das 8h às 20h, naquelas que atendem nos três turnos. O atendimento acontece de segunda a sexta. Os estudantes que já fazem parte da rede tiveram seus vínculos renovados automaticamente durante o mês de novembro. As aulas do ano letivo de 2017 começam no dia 03 de fevereiro.
A diretora de ensino da Secretaria de Educação do Paulista, Marilúcia Francisca da Silva, destacou que a rede municipal de ensino está preparada para receber os novos estudantes. “Temos escolas espalhadas por todos os bairros da cidade, por isso, pedimos aos pais ou responsáveis para que não deixem os filhos fora da escola. Aqui todos serão muito bem-vindos”, frisou.
Atualmente, 14 mil crianças, adolescentes e adultos estão estudando nas 62 unidades da rede. A expectativa da Secretaria Municipal de Educação é de que esse número seja ampliado.

TRANSFERÊNCIA – Os alunos que já pertencem à rede municipal de ensino, mas pretendem mudar de escola, poderão solicitar sua transferência até quarta-feira (21.12) na unidade onde já estudam. A mudança segue o mesmo padrão de atendimento realizado no ato da matrícula.