Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Estudantes da Escola Ministro Jarbas Passarinho criam Bicicleta Inteligente

Foto: Alyne Pinheiro/ Secretaria de Educação
Pesquisa realizada pelo IBGE mostra que 37% dos acidentes no país envolvem ciclistas e, desse total, 15% dos acidentados vão a óbito. Com esses dados em mãos e traumatizado após sofrer um acidente de transito, em 2015, o estudante Inoan Allen Pereira da Silva se uniu com a colega de turma Kesse Texeira, e desenvolveram o projeto “Bicicleta Inteligente”, premiada em exposição de tecnologias e selecionada para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - Febrace, que acontecerá em março deste ano, na cidade de São Paulo.

Os estudantes do 3º ano da Escola Estadual Ministro Jarbas Passarinho, localizada em Camaragibe, pensaram no projeto como meio de transporte seguro e sustentável. Usando componentes eletrônicos, sensores ultrassônicos, chips e lâmpadas de led, a Bicicleta Inteligente avisa quando os obstáculos estão a uma distância de seis metros, emitindo sons para que o ciclista fique atento. Diante de todos os aparatos, o custo da "turbinada" não chega a R$ 20, tornando o transporte acessível à população. “Pensei exatamente em ajudar a população que gosta de bicicleta, que a usa como meio de transporte. É um projeto acessível, pois é possível utilizar materiais recicláveis e não poluir o meio ambiente”, fala Inoan Allen.

Orientado pela professora de história da escola, Sandra Roberta, os estudantes participaram da Exposição de Tecnologia e Ciências de Camaragibe, em 2016, recebendo o prêmio Destaque de Incentivo à Pesquisa Científica (ABRITEC) e foram selecionados para participar da II Expoceti – Exposição de Ciências, Engenharia, Tecnologia e inovação que acontecerá em junho deste ano, em São Lourenço da Mata. “É dessa forma que colocamos nossos estudantes como protagonistas da sua própria história, se tornando um cidadão crítico, reflexivo do seu meio social”, declara Sandra.

Os estudantes estão trabalhando no segundo protótipo da Bicicleta Inteligente. A nova versão vai seguir para FEBRACE e apresentará ainda mais aparatos tecnológicos: sensor de temperatura, para indicar quando o ciclista deve reaplicar seu protetor solar e um carregador de celular sem fio, que funcionará na medida que o ciclista pedala. “Inovamos nessa versão 2.0 da Bicicleta e queremos inovar cada vez mais, sem precisar elevar os custos”, pontua o estudante.

Texto: Assessoria de Imprensa da Secretaria de Educação de PE

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.