Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Fiéis participam da buscada de São Gonçalo em Itapissuma

Por Arquidiocese de Olinda e Recife |

A Paróquia de São Gonçalo do Amarante, em Itapissuma, realiza a 156ª festa do santo padroeiro do município, de 08 a 22/01. Neste ano, o tema da festa é “Com a intercessão de São Gonçalo, sejamos defensores da dignidade e da vida”.

Dentro da programação da Festa, a buscada aconteceu no domingo (15/01), às 15h, partindo do Forte Orange, na Ilha de Itamaracá, em direção a Itapissuma.

No dia do encerramento da festa, 22/01 (17h), o bispo-auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Antônio Tourinho Neto presidirá na igreja matriz a Solene Missa e acompanhará a procissão de São Gonçalo.

A programação foi iniciada domingo, 08/01 (08h30), com a levada da imagem do santo padroeiro, partindo em procissão motorizada (carros), da igreja matriz, em Itapissuma, em direção à Capela de São Paulo Apóstolo, no Forte Orange, Ilha de Itamaracá.

O dia de São Gonçalo de Amarante é comemorado em 10 de janeiro e em Itapissuma a festa religiosa acontece desde 1861, contando com as tradicionais levada e buscada da imagem do santo, além de novenário, procissão e celebração das Santas Missas.

O santo português costuma ser invocado por aqueles que procuram por um bom casamento, devido ao seu zelo e aconselhamento pela juventude em relação ao matrimônio, no período em que viveu. Segundo o pároco, Padre Ivan Maciel, um dos momentos mais expressivos da festa é a buscada de São Gonçalo, que reúne na procissão marítima embarcações de diversos portes: desde pequenas baiteiras (embarcações usadas por pescadores), passando por catamarãs, jangadas, barcos de pesca, lanchas e até jet-skis.
Foto: Divulgação Arquidiocese de Olinda e Recife

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.