Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Igarassu moderniza marca, mas mantém elementos do brasão e contextualiza a história

| Max Felipe | 


 

O primeiro núcleo de povoamento português no Brasil, em 1535,  foi em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife. Há 482 anos, o donatário Duarte Coelho desembarcou no local para tomar posse de sua capitania, doada pela Coroa Portuguesa, travando um combate com os índios caetés. Para preservar a memória de Igarassu, o prefeito Mário Ricardo anunciou ontem a nova logo da gestão municipal. Agora, o objetivo é instituir como marca oficial do município. O projeto foi encaminhado ontem, durante anúncio do secretariado, e aguarda aprovação na Câmara dos Vereadores. 

Localizado a aproximadamente 30 km de Recife, no Litoral Norte da Região Metropolitana do Recife (RMR), Igarassu tem belas praias de areia fina e águas tranquilas. No Sítio Histórico, considerado um dos Patrimônios Civis e religiosos mais importantes do país, destacam-se a Igreja Matriz dos Santos Cosme e Damião, uma das mais antigas do Brasil, e o Convento de Santo Antônio, onde está o Museu Pinacoteca de Igarassu.


Logo antiga.
O novo símbolo continua representando as riquezas da terra, a reprodução do escudo de Franz Post, a data de fundação do município e retrata o escudo reproduzindo o brasão de Duarte Coelho. Destacam-se a produção do café, cana-de-açúcar e a criação da Câmara Municipal, esta última idealizada por Maurício de Nassau. Segundo o prefeito, a nova marca chegou para fortalecer parcerias de turismo com as cidades circunvizinhas. "Queremos preservar a memória e resgatar a tradição turística da região", destacou o prefeito.

Segundo o publicitário Almir Moura, a releitura do brasão foi o primeiro passo. Com o apoio de historiadores, os elementos complexos foram esmiuçados para a seleção dos detalhes na nova logo.  "O nosso cuidado foi manter a essência da história, por isso pesquisamos e contamos com a ajuda de estudiosos", comentou.

Brasão idealizado pelos colonizadores







0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.