Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Agremiações de Arcoverde entram no ritmo dos ensaios pré-carnavalescos

Foto: Ricardo Moura

Composta por bois, ursos e outras agremiações carnavalescas, originadas em Arcoverde, no Sertão do Moxotó, a Associação Cultural Boi Maracatu está promovendo os seus ensaios pré-carnavalescos durante os sábados e domingos, na sede da antiga estação ferroviária do município. Reunindo o Boi Estrela Solar, o Boi Maracatu, o Boi Misterioso e o Urso da Peleja, as atividades visam aquecer os grupos para a tradicional competição que ocorre durante o Carnaval da cidade, intitulado de ‘Folia dos Bois’.

“Fazemos estes ensaios de forma independente, contribuindo para que todas as agremiações envolvidas estejam aptas a participarem das festividades para as quais são convidadas ou se inscreveram. Aqui em Arcoverde temos um celeiro muito grande de artistas, mestres e grupos de cultura popular, que contribuíram para que a tradição dos bois na cidade pudesse ser mantida nesta temporada, sendo o principal motivo da resistência para que o Carnaval da cidade seja manifestado todos os anos, por meio da cultura popular”, ressaltou Everaldo Marques, presidente da Liga Cultural dos Bois e Similares de Pernambuco. “Além de promoverem a Folia dos Bois, as agremiações garantem um papel social importante dentro de cada comunidade, abrangendo a participação e a inclusão de crianças e adolescentes enquanto fonte de preservação destas atividades populares”, comentou.

A antiga estação ferroviária de Arcoverde, onde são realizados os ensaios e que atualmente funciona como local dedicado difusão artística e cultural da cidade, fica localizada em frente à Praça Barão do Rio Branco, no centro do município. Confira a programação dos ensaios pré-carnavalescos:

- Boi Estrela Solar
Sábados e domingos, das 10h às 12h

- Boi Maracatu
Sábados e domingos, das 14h às 16h

- Boi Misterioso
Sábados e domingos, das 14h às 16h

- Urso da Peleja
Sábados e domingos, das 14h às 16h



Fonte: Portal Cultura PE. Secretaria de Cultura do Governo do Estado/ Fundarpe

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.