Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Arte de Rua também toma conta do Galo gigante da ponte

Flávio Barra, do projeto Santo Forte nas Ruas, é responsável pelo grafite que estampa a alegoria (Daniel Tavares/PCR)
A majestade do Carnaval, gigante da ponte, o Galo da Madrugada, está em fase final de acabamento. A alegoria que estampa o cenário carnavalesco do Recife chegará à Ponte Duarte Coelho com muitas novidades. Neste ano, assim como a decoração do Carnaval do Recife, o tema é o grafite e a assinatura é do escritório de Carlos Augusto Lira. A estrutura tem 30 metros de altura e 15 toneladas, mesma proporção dos anos anteriores. A novidade de 2017 é a participação do jornalista, artista plástico e grafiteiro Flávio Barra, do projeto Santo Forte nas Ruas. O corpo do Galo será completamente grafitado pelo artista e sua equipe.
A identidade visual traz uma paleta de cores quentes como amarelo, vermelho e laranja. As asas e a cauda serão em cetim e a cabeça será em lamê, com muito brilho, com a crista em vermelho e a cabeça em amarelo. No corpo, junto ao grafite, haverá pontos de luz feitos com CDs e grandes flores em alto relevo produzidas em espuma, que também serão grafitadas. Esta será a única obra diretamente grafitada da decoração, pois o restante da ambientação será feita com impressão de grafites previamente feitos por seis artistas em janeiro e que serão transpostas para estruturas móveis e tecidos.
No total, a estrutura está sendo feita em 10 módulos distintos, que serão montados na Ponte Duarte Coelho a partir da noite da quarta-feira da semana pré-Carnaval, devendo mostrar sua imponência ao folião já na quinta, dia 23 de fevereiro. Segundo o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Diego Rocha, a proposta de reinvenção do Galo vem acompanhada de muita segurança. “Além das licenças necessárias junto a órgãos como CREA e Corpo de Bombeiros, a própria EMLURB foi acionada para orientar em relação ao peso suportado pela estrutura da ponte”, revela. Engenheiros e técnicos assinam toda a estrutura da alegoria.
O grafite que irá ‘vestir’ o Galo está sendo realizado desde a última quinta-feira (9) por Barra e uma equipe de cinco assistentes. No peito surge a “meia face” de uma boneca de cílios gigantes com cabelos coloridos e compridos que se entrelaçam. Flávio já assinou trabalhos em Fernando de Noronha, Rio de Janeiro e países como Portugal, Espanha, França e Argentina. Este é o 40º desfile da agremiação que reúne mais de dois milhões de foliões no sábado de Zé Pereira. Este ano, o maior bloco carnavalesco do mundo vai homenagear o cantor Alceu Valença e o compositor Jota Michiles.

Curiosidades do Galo

- Para montar o galo, 40 homens têm trabalhado na estrutura, em 10 módulos distintos.
- No total, a estrutura, que pesa 15 toneladas, terá 12 toneladas apenas de ferro
- Apenas em tintas, serão utilizadas 245kg de material, divididas nas cores amarelo, laranja, preto, branco e vermelho
- A pintura vem sendo realizado por Flávio Barra, que possui cinco assistentes
- O projeto agregou uma equipe multidisciplinar que envolve engenheiros calculista, civil e eletricista, arquiteto, técnico de segurança, decorador, serralheiro, caldeireiro, soldador e eletricista, entre outros.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.