Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Oferendas para Iemanjá chamam atenção de turistas na Bahia

Conhecida como a Rainha das Águas e dos Mares, Iemanjá é a grande homenageada desta quinta-feira (02). Por todo o Brasil, o dia será dedicado àquela que também é conhecida como Mãe D’ água e que conta com uma forte devoção popular. Na Bahia, a festa é um importante evento religioso e desperta a curiosidade de muitos turistas.

Durante todo o dia, as praias da capital baiana e de outras regiões do país serão palco das muitas oferendas ao orixá mais conhecido das tradições da umbanda e candomblé. Um dos pontos de maior concentração das festividades em Salvador é a Praia do Rio Vermelho, onde está localizada a Casa de Iemanjá. No local, um grande balaio recebe as muitas oferendas - bijuterias, perfumes, flores, entre outras - que são levadas ao mar posteriormente.

Os pescadores locais também utilizam suas embarcações para transportar turistas e praticantes da Umbanda e Candomblé que desejam levar suas oferendas para alto mar. Durante todo o dia, elementos religiosos se misturam com desfiles de blocos de rua, como os Filhos de Gandhy, em uma grande festa.

A advogada Shamira Toledo viaja de Brasília para Salvador todos os anos para participar da celebração. “Venho todos os anos, primeiro pelo compromisso religioso de trazer a minha oferenda e agradecer as bênçãos e conquistas do ano, e também para fazer os novos pedidos. A festa é muito bonita, tem seu rito sagrado e, como tudo na Bahia, também segue sua parte profana. Recomendo a todos”.

Considerada a Grande Mãe, ela é a Senhora de todas as cabeças - o orí - e representa o feminino, traz na essência o zelo, o cuidado. Na região católica, Iemanjá é sincretizada com Nossa Senhora da Conceição. Em algumas partes do país, o sincretismo é feito com Nossa Senhora dos Navegantes ou Nossa Senhora da Assunção.

Festa para Iemanjá na Bahia. Crédito: Guto Martins

TURISMO RELIGIOSO - Todos os anos, o turismo religioso movimenta milhões de viajantes no Brasil. A cultura é um dos pilares para o desenvolvimento do turismo e o Brasil tem grande potencial de transformar as festas religiosas e populares em um produto turístico sustentável. Dos 880 eventos cadastrados no Calendário Nacional de Eventos em 2016, 149 eram relacionados a celebrações religiosas. De acordo com a Pasta, mais de 17,7 milhões de fiéis fizeram turismo religioso no Brasil em 2014.

Fonte: Ministério do Turismo / Agência de Notícias do Turismo

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.