Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Aniversário de 480 anos do Recife será celebrado neste domingo (12), com música, esportes, fogos e bolo no Recife Antigo

Foto: Divulgação
A festa vai tomar conta do entorno do Marco Zero, que contará com palco e várias opções de lazer e práticas esportivas para recifenses de todas as idades celebrarem a aniversariante, aproveitando algumas de suas mais belas paisagens. A festa contará ainda com a apresentação de grandes artistas, como Almir Rouche e Antônio Nóbrega



A região portuária, que serviu de cenário para os primeiros capítulos da história recifense, recebe neste domingo (12) uma diversificada programação para comemorar o aniversário de 480 anos da capital pernambucana. Como já é tradição na cidade, a data será celebrada com corte de bolo, Parabéns pra você e shows de célebres artistas locais, como o homenageado do Carnaval deste ano, Almir Rouche, e o cantor, instrumentista e dançarino Antônio Nóbrega.



Encerrando as homenagens ao Dia Internacional da Mulher, a festa será dedicada também a elas, com informação e prestação de serviços. No palco, que este ano será montado em frente à Praça do Marco Zero, muitas vozes femininas farão coro para celebrar o Recife e as recifenses.



A novidade deste ano é que a programação montada pela Prefeitura do Recife, por meio da Fundação de Cultura Cidade do Recife e das secretarias de Cultura e de Turismo, Esportes e Lazer e da Mulher, se estenderá por várias ruas do Recife Antigo, com muitas opções de lazer e prática esportiva a céu aberto durante todo o dia.



A partir das 9h, sobem ao palco a cantora Adriana B. e suas convidadas, Bia Marinho, Luiza Pérola e Risoflora. A partir das 10h, a Orquestra 100% Mulher irá desfilar pelas ruas do Recife Antigo, arregimentando as recifenses pelo caminho.


À tarde, desfilam o Afoxé Ará Ilê, o Maracatu Batucada Badia e o Bloco de Boneco Seu Malaquias. No Palco, Antônio Nóbrega comanda a festa, das 15h30 às 16h30, com seu repertório que promove uma conversa animada entre a cultura erudita e as tradições populares nordestinas. A partir das 17h, Almir Rouche se apresenta e, às 18h, puxa o coro do Parabéns para você, com corte de bolo e fogos.


Nas ruas do bairro, a programação começa bem cedo. A partir das 8h, as avenidas Marquês de Olinda e a Alfredo Lisboa estarão cheias de opções de lazer e práticas esportivas para todas as idades. Durante todo o dia, quem for ao bairro poderá praticar tênis, futebol de barrinha, voleibol, voleibol sentado, basquetebol adaptado, badminton, handebol e slackline. Poderá ainda alugar bicicletas para pedalar pelo bairro ou se dedicar a jogos de mesa. À tarde, entre as 15h e as 17h, haverá apresentações e até um mini campeonato de longboard na Avenida Alfredo Lisboa.



Também a partir das 8h, equipes da Academia da Cidade, da Secretaria de Saúde, oferecerão serviços, como aferição de pressão, altura e peso para cálculo do IMC, e prestarão esclarecimentos e orientações sobre estilo de vida saudável.



Para os pequenos recifenses, não faltarão atrações. Vai ter cama elástica e piscina de bolas na Avenida Marquês de Olinda. Além disso, duplas de artistas circenses circularão pelo bairro durante toda a programação fazendo brincadeiras com o público e praticando malabares.



PARA MULHERES

A Secretaria da Mulher oferecerá ainda um acolhimento esperial às recifenses durante a festa no bairro. Será montado um ponto de escuta do Centro de Referência Clarice Lispector no Marco Zero para orientar as mulheres sobre prevenção e combate à violência de gênero.



Além disto, serão distribuídos materiais informativos com a rede de proteção à mulher e bandeirolas para bicicletas com o número do Liga, Mulher, o disque-orientação do Clarice. O Hospital da Mulher do Recife (HMR) também fará a divulgação do Centro Sony Santos, que realiza atendimentos a mulheres vítimas de agressão.

BOLO

A mais saborosa das tradições da festa, o bolo terá 400 kg e será distribuído ao público em 3.500 fatias individuais. Na preparação, serão usados 52 kg de margarina, 72 kg de açúcar, 704 ovos, 26 kg de chocolate, 79 kg de farinha de trigo, 2 kg de fermento. A produção do bolo demandará a mão de obra de sete pessoas, dividas em dois turnos de trabalho durante dois dias.

EXPOSIÇÃO

No próximo dia 12, o Museu da Cidade do Recife (MCR), em parceria com o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP), comemora o aniversário da cidade, lembrando um capítulo importante de sua história. Na ocasião, entra em cartaz a exposição "1817 - Revolução Republicana". A exposição se desdobra em várias salas, tomando praticamente todos os espaços do museu, que fica localizado no Forte das Cinco Pontas, um dos locais emblemáticos da própria revolução. A abertura acontece às 16h.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.