Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Aluno do Novos Talentos, pedreiro muda de profissão e vira fabricante de cupcakes em Petrolina

O ex-pedreiro Joselito dos Santos, de 38 anos, casado e pai de quatro filhos, está trocando de profissão mas continua com a mão na massa: ele foi um dos 44 alunos certificados, em maio, no curso de Fabricação de Cupcakes do programa Novos Talentos, da Secretaria Estadual da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação (Sempetq) que, desde 2011, vem garantindo o acesso à capacitação e à qualificação profissional dos trabalhadores e empreendedores de Pernambuco. O curso, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai, em convênio com a secretaria, surgiu como uma alternativa para aumentar a renda da família depois que Joselito teve problemas de saúde nos joelhos, decorrentes do ofício, e passou a procurar qualificações profissionais para desenvolver uma nova atividade. 

Agora, com a nova profissão, o ex-pedreiro atingiu seu objetivo de trabalhar em sua própria casa, produzindo cupcakes. “Convidei a família, amigos e vizinhos para uma degustação e imediatamente todos aprovaram. Hoje estou vendendo para a padaria e o mercadinho do bairro de Areia Branca, onde moro”, comemorou Joselito. “Nunca imaginei migrar profissionalmente para gastronomia mas estou muito satisfeito e ansioso para iniciar novos cursos que possam expandir meu negócio. O próximo passo será a formalização”, completou.

Durante o curso, os alunos desenvolveram habilidades técnicas na preparação de recheios, coberturas, massas diversas e cremes, técnicas de fabricação e decoração, respeitando as normas de Boas Práticas de Elaboração, Legislações específicas, Normas de Segurança e Saúde do Trabalho e Preservação Ambiental. “Diante dessa crise, o Governo do Estado tem demonstrado preocupação com a qualificação do trabalhador. Essa iniciativa é maravilhosa, pois nos permite construir o próprio negócio e gerar renda”, disse a empreendedora Socorro Pereira, 26 anos.

“É de suma importância levar formação profissional para todas as regiões do Estado, em especial para lugares distantes da Região Metropolitana do Recife. Petrolina tem um segmento forte da parte de doces e bolos e o curso garantiu o aperfeiçoamento de habilidades e desenvolvimento de produtos” ressaltou a gerente geral de Qualificação da Sempetq, Fernanda Lessa.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.