Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Alunos do Paulista premiados no concurso Águas no Meu Caminho



Dentro das comemorações do 05 de junho, que mundialmente é celebrado o Dia do Meio Ambiente, Paulista emplacou oito escolas para a final do concurso “Águas em Meu Caminho – Ano III”, realizado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). A final da competição aconteceu na manhã desta terça-feira (27.06), no auditório da Faculdade Integrada de Pernambuco (Facipe), na Boa Vista, no Recife. Ao todo, 480 trabalhos concorreram nas modalidades de redação e desenho, nas categorias: I – 6º e 7º anos; II - 8º e 9º anos e III – 1º ao 3º ano do Ensino Médio. 

Dentre os estudantes da rede de ensino do Paulista premiados no certame, estava a estudante Ana Lavínia dos Santos Marinho, de 13 anos, que ficou em segundo lugar na categoria desenho. “Se não fosse a água não haveria nem plantas, nem flores e o mundo não teria essa coloração que o nosso mundo tem. Então, eu acho importante para conscientizar as pessoas sobre a natureza, sobre o que estão fazendo com o planeta”, disse a jovem.

Outro contemplado da rede municipal foi o estudante Everton William Vieira da Silva, de 12 anos, que também venceu na categoria de desenho. “Eu fiz dois jovens apontando para a poluição. Já que nós somos jovens, o futuro de nossa nação, podemos pensar e agir, criar grupos, para ajudar o Brasil e o mundo a acabar com a poluição”, disse Everton.

De acordo com o secretário de Educação do Paulista Carlos Junior, as escolas municipais entre as finalistas foram: Brigadeiro Aldo pinho Alves, Henz Hering, Rosa Amélia, Maria Luzia, Mumbeca I, Cônego da Costa Carvalho, Firmino da Veiga,  e Terezinha Camarote. Destas unidades escolares, 420 alunos concorreram ao prêmio.

Carlos Junior destacou a importância de se trabalhar esse tema com os estudantes de Pernambuco, principalmente os de Paulista, representados pelos finalistas. “É importante para nossa cidade, porque uma atividade como essa vai aprofundar e colocar os nossos alunos com a consciência da responsabilidade com o meio ambiente e da responsabilidade sustentável, formando cidadãos para o futuro com essa consciência, e que aí nós vamos tentar minimizar através da educação, que a educação é um forte instrumento de transformação da vida das pessoas”, ressaltou Carlos Junior.

Segundo a Semas, o objetivo é despertar a atenção de alunos, pais e professores em relação à necessidade da conservação, do uso racional e do combate ao desperdício da água, de forma lúdica e divertida. De acordo com o diretor de Desenvolvimento Sustentável da Semas, Paulo Teixeira, o Governo de Pernambuco vê grande relevância nesse concurso, porque leva aos alunos a consciência ambiental.  “Hoje, nós temos um grande analfabetismo ambiental, não só em nosso estado como em nosso país. Desenvolvendo nos alunos o interesse, a perspicácia de todos os alunos, como nós vimos hoje na entrega desses prêmios, para que eles sejam multiplicadores, replicadores de uma consciência ambiental”, ressaltou o representante do órgão.


Foto: Almir Martins

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.