Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Especialistas confirmam presença no Fórum de RPPN

Evento ocorrerá no dia 29 deste mês, na sede do ICMBio, em Brasília, e discutirá instrumentos de apoio às reservas particulares do patrimônio natural. Ainda dá tempo de se inscrever
Brasília – O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) acaba de fechar a programação do 1º Fórum Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), que ocorrerá no próximo dia 29, na sede do Instituto, em Brasília. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas via internet. O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, e o presidente do ICMBio, Ricardo Soavinski, devem participar da abertura.
O Fórum, que já conta com mais de cem inscritos, reunirá servidores e gestores do ICMBio e de outros órgãos governamentais e não governamentais, especialistas e proprietários de reservas particulares. Clique aqui para ter acesso à programação completa e à ficha de inscrição.

Eles vão discutir instrumentos de apoio a essa categoria de unidade de conservação (UC), cuja criação é de iniciativa dos proprietários de terra. Atualmente, existem, no Brasil mais de 600 RPPNs federais. Leia tudo sobre RPPN e saiba como criar sua reserva.

Três painéis

Especialistas e gestores com larga experiência em gestão e manejo de RPPNs confirmaram presença nos três painéis do Fórum, que terão como moderadores os servidores do ICMBio Bernardo Brito, coordenador de Criação de UCs, e Luciano Souza, consultor ambiental, e Roberta Guagliardi, coordenadora do Programa Estadual de RPPN do Rio de Janeiro.

O primeiro painel reunirá a consultora ambiental Sônia Wiedmann, que falará sobre os benefícios às RPPNs previstos no Projeto de Lei 1.548/2015; a presidente da Confederação Nacional das RPPNs, Maria Cristina Weyland, que fará uma retrospectiva do Movimento RPPNista no Brasil; e mais um um representante da Agência Nacional de Águas (ANA).

No segundo painel, o presidente da BioRede Paraná, Wilson Loureiro, discorrerá sobre ICMS Ecológico como instrumento de apoio às RPPNs; o presidente da Fundação Florestal de São Paulo, Wilson Loureiro, abordará Pagamento de serviços ambientais; e o diretor-executivo da Federação das Reservas Ecológicas Particulares do Estado de São Paulo, Flavio Ojidos, enfocará Recursos Estratégicos e Sustentabilidade Financeira de RPPNs.

O terceiro painel contará com os palestrantes Marion Letícia e Cláudio Henschel, da Fundação Grupo Boticário, que tratarão do tema Valoração de Unidades de Conservação: Benefícios econômicos e sociais gerados pelas RPPNs; e Marcelo Bosco, da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental, que falará sobre Compensação de Reserva Ambiental em RPPN.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.