Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Pernambucanos criam Câmara de Comércio Brasil – Cabo Verde

Grupo está no arquipélago e já fechou o primeiro negócio

Já está formalizada e em funcionamento a Câmara de Comércio, Indústria e Turismo Brasil – Cabo Verde (CCIBCV). Criada recentemente por um grupo de empresários pernambucanos, o objetivo é fomentar as transações comerciais entre os dois países, com destaque para Pernambuco.

O volume de negócios entre as duas nações ainda é pequeno. A República de Cabo Verde, formada por um conjunto de dez ilhas vulcânicas no Oceano Atlântico, ocupa o 181º lugar no ranking das maiores economias de exportação no mundo. A economia do país é focada principalmente no turismo e investimentos estrangeiros.

“A missão da CCIBCV é estreitar as relações comerciais do Brasil - e especialmente de Pernambuco, com aquele país, que ainda é bastante tímida”, afirma Francisco Assis de Souza, um dos membros fundadores da Câmara de Comércio, Indústria e Turismo Brasil – Cabo Verde.

Em 2016, os negócios entre Brasil e Cabo Verde giraram em torno de U$ 150 milhões. A previsão para este ano é fechar próximo dos U$ 430 milhões. O Cabo Verde exporta filé de peixe, plataformas de perfuração, peixes processados e produtos petrolíferos. Para o Brasil, a exportação é, principalmente, de pedras semi-preciosas.

Primeiro negócio – Representantes da CCIBCV estão desde o início da semana que passou em Cabo Verde, onde foram recebidos pelos representantes do primeiro ministro, José Ulisses Correia. Assinaram acordo comercial e trataram de temas relacionados aos negócios entre os dois países.

O primeiro negócio gerado pela CCIBCV com o Cabo Verde foi a venda de todos os móveis da câmara de dirigentes lojistas daquele país, que serão fabricados pela pernambucana Móveis Design.

Segundo Francisco Assis, o governo disponibilizou uma sala para a instalação do escritório de representação da CCIBCV no país. Outro avanço foi o acordo de cooperação mútua com a Câmara Comercial de Sotavento (grupo de ilhas do arquipélago).

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.