Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Saúde do Paulista alerta sobre cuidado e prevenção contra leptospirose

Com a chegada do inverno e o aumento significativo das chuvas, a população deve ficar atenta a uma doença muito comum nesta época: a leptospirose. Causada pela bactéria leptospira, ela está presente na urina de ratos, que se mistura à água contaminando as pessoas.

“Caso não tenha sido possível  evitar a exposição a lugares alagados ou enchentes onde a água possa conter a urina de ratos, ao chegar em casa, a  pessoa deve realizar imediatamente a  higienização da área com água e sabão neutro”, disse Fábio Diogo, superintendente de Vigilância em Saúde do Paulista.


Ainda de acordo com Fábio Diogo, em Paulista, a Vigilância Ambiental vem intensificando as ações de combate à leptospirose com desratização nas residências, colocação de raticida nos canais do município e orientações à população para se evitar lugares alagados e encharcados.

Para realizar a desratização nas residências, as pessoas podem solicitar o serviço ligando para o telefone: 3437.4174  ( Vigilância Ambiental). O atendimento é feito de segunda a sexta, das 8h às 16h.


Sintomas
A doença pode ser assintomática. Os sintomas são febre alta que começa de repente, mal-estar, dor muscular especialmente na panturrilha, de cabeça e no tórax, olhos vermelhos, tosse, cansaço, calafrios, náuseas, diarreia, desidratação, manchas vermelhas no corpo, meningite. O tratamento é feito com o uso de medicamentos e outras medidas de suporte, orientado sempre por um médico, de acordo com os sintomas apresentados. Os casos leves podem ser tratados em ambulatório, mas os casos graves precisam ser internados.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.