Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Funase e IF Sertão formam a 9ª turma de adolescentes do curso de Auxiliar Técnico em Agropecuária

Aulas são oferecidas aos internos do Case Petrolina. Ao todo 100 jovens já foram beneficiados. Conhecimento os habilita a trabalhar na área

Depois de muita dedicação e aprendizado, 14 adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Petrolina receberam a certificação do curso de Formação Inicial e Continuada para Auxiliar Técnico em Agropecuária, habilitando-os a atuar na área. Oferecido pela Funase e pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), Campus Zona Rural, as aulas são oferecidas por meio de uma parceria firmada com o instituto desde 2013. Com a formação dessa 9ª turma, a iniciativa já soma 100 adolescentes beneficiados.

O curso deu aos jovens a oportunidade de aprender atividades de agricultura, zootecnia e agroindústria. As aulas abrangeram o manejo da fruticultura irrigada, caprinos, ovinos, suínos, bovinos e aves, trabalhos em hortas orgânicas e convencionais, além de manufatura de produtos. “É uma satisfação e alegria saber que podemos contar com essa parceria com o IF Sertão, inserir os jovens em uma atividade produtiva e que vai gerar lucros para eles no futuro, além de ajudar na sua reinserção na sociedade, mudando suas perspectivas de vida e também a da sua família”, enfatizou a Coordenadora Técnica do Case Petrolina, Marineide Barbosa.

Esse é um campo de amplas oportunidades na região. Petrolina é um pólo agrícola do Vale do Submédio São Francisco, conhecida pelas plantações para fins de exportação, além de criações de caprinos e ovinos nas regiões vizinhas. Segundo a diretora geral do Campus Petrolina Zona Rural, que faz parte do IF Sertão Pernambucano, Jane Oliveira Perez, essa parceria só tem somado experiências positivas e uma nova turma está prevista para ter início nesse segundo semestre. “Isso mostra que temos uma parceria efetiva. Sentimos que estamos contribuindo com a formação profissional e cidadã dos adolescentes. Com essas oportunidades eles se sentem valorizados e também que podem recomeçar”, destacou.

Segundo a coordenadora geral do Case Petrolina, Nídia Maria Alencar, essa parceria com o IF Sertão foi um casamento que deu certo. “Isso tudo é resultado do amor que temos ao nosso trabalho e do tratamento humanizado dispensado aos nossos adolescentes. Esses adolescentes aumentam a autoestima e passam a acreditar que são capazes de ter uma profissão e de mudar de vida. No decorrer do curso, eles mudam de comportamento, passam a estimular os demais adolescentes”, frisou.

A cerimônia de certificação foi realizada no auditório Andras Lakatos do IF Sertão e movida por muita emoção. O encerramento contou com a apresentação de música erudita do grupo de adolescentes do Case Petrolina que participam do Projeto Camerata de Cordas, uma parceria entre a instituição e o Banco Sicredi do Vale do São Francisco, que tem como objetivo fazer os socioeducandos se expressarem e se comunicarem através da música, dando também oportunidade de profissionalização na área.

A solenidade contou com a presença da diretora-presidente da Funase, Nadja Alencar, dos adolescentes, seus familiares, funcionários da Funase, além das coordenações do Centro de Internação