Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Miguel Coelho inaugura espaço exclusivo para pessoas em situação vulnerável

Após funcionar por muito tempo junto com outros serviços, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) agora tem endereço exclusivo. O prefeito Miguel Coelho inaugurou nesta segunda-feira (10) as novas instalações do equipamento, no bairro Palhinhas, garantindo um tratamento mais adequado a pessoas em situação de vulnerabilidade como crianças, mulheres e idosos vítimas de violência.

O novo Creas funcionará na Rua Riachuelo, n° 30, com atendimento de 15 funcionários e capacidade para receber cerca de 100 famílias por mês. No espaço recém-inaugurado, será oferecida pela equipe da Prefeitura de Petrolina orientação psicológica, suporte jurídico e acompanhamento social para vítimas e familiares de alguma violação de direitos.

Durante a entrega da nova sede, o prefeito Miguel Coelho ressaltou a importância do serviço funcionar em um prédio exclusivo. “Petrolina tem cerca de um terço da população dependente de programas sociais e isso revela a dimensão de um serviço de qualidade para esse público. Desde que assumimos, soubemos da situação do Creas, que funcionava junto com outro centro, e isso acabava dificultando o trabalho das equipes de atendimento. Portanto, hoje, nós estamos não só inaugurando um prédio, mas propiciando um avanço significativo no resgate social de vítimas de violência e exploração.”

A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Kátia Carvalho, ainda lembrou que o modelo antigo de funcionamento do Creas desrespeitava as normas do Sistema Único de Assistência Social (Suas). “Esse é um organismo essencial para garantir proteção social à população que sofreu violação nos seus direitos. Antes, o Creas funcionava de forma errada e desrespeitando o que determina o Suas, que exige sede própria para este trabalho. Com esse novo prédio exclusivo, poderemos assegurar um fluxo melhor no atendimento de todas as demandas e um serviço mais humanizado”, explicou a secretária.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) se constitui como uma unidade para oferta e prestação de serviços de média complexidade de forma articulada fortalecendo os vínculos familiares assim como a proteção efetiva da família. No local também são oferecidos serviços de acompanhamento a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade. O Creas ainda tem como público-alvo pessoas vítimas de violência sexual; vivência de trabalho infantil; discriminação em decorrência de orientação sexual; descumprimento de condicionalidade do programa Bolsa Família, entre outros.

FOTO: Ivaldo Reges

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.