Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Governo Presente beneficia moradores de Caruaru com cinco dias de atividades

População recebeu serviços gratuitos, além de atividades de lazer e de conscientização sobre direitos
 
 A Estação do Governo Presente de Caruaru desenvolveu uma série de atividades, entre os dias 20/08 e 24/08, beneficiando moradores de várias comunidades da cidade. O Governo Presente, um dos principais programas do Governo Paulo Câmara, leva cidadania e serviços gratuitos à população que reside em áreas vulneráveis. O programa é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), sob a gestão do secretário Roberto Franca, por meio da Executiva de Articulação Social, dirigida por Anelena Almeida.

No domingo (20/08), os moradores do bairro Salgado receberam, na Praça João de Moura, a caravana itinerante "TrupeÇando, Cia de um homem só", encabeçada pelo palhaço Salsicha, que proporcionou muitas gargalhadas e levou brincadeiras circenses ao ar livre para a criançada. A caravana seguiu na segunda (21/08) até a Escola Laura Florêncio, com a oficina “Aguçando os sentidos: Iniciação teatral”, voltada para o estímulo da criatividade e técnicas de teatro através do conhecimento do corpo, rítmo pessoal, coletivo, imaginação, improvisação e ação. Encerrando as atividades do dia, os moradores do Salgado foram contemplados com cinema na Praça.

Na terça-feira (22/08), a Conferência Vicentina, do bairro Vassoural, recebeu a Estação do Governo Presente e os parceiros: Tesoura de Ouro e CRAS da comunidade Bonança. Na ocasião, foram realizados serviços como corte de cabelo e orientações sobre os programas Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e cursos profissionalizantes do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). 
 

Já o Lar Maria Mãe de Misericórdia, localizado no bairro São João da Escócia, recebeu um psicólogo da Faculdade Maurício de Nassau – UNINASSAU - que na ocasião realizou uma roda de diálogo com as mães das crianças e dos adolescentes da instituição com a temática voltada para a elevação da autoestima como forma de autoconhecimento.
 
Paralelo a essas ações, a Estação do Governo Presente explanou para os gestores das escolas dos territórios Salgado e São João da Escócia, e para representantes da Secretaria Municipal de Educação e da Gerência Regional de Educação (GRE), o plano de cultura de paz e núcleo de mediação escolar. Os mesmos serão devolvidos em escolas dos bairros com o objetivo de diminuir a vulnerabilidade social e minimizar a violência.
 
Na quarta-feira (23/08), foi a vez da comunidade Vila da Lata, bairro São João da Escócia, receber a Estação do Governo Presente em Caruaru e os parceiros NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família e integrantes do PSF – Posto de Saúde da Família - do bairro. Na ocasião, realizaram aferição de pressão, teste de glicemia e orientações sobre o diabetes, alimentação saudável e exercícios físicos para o melhoramento da saúde.

“Sempre nos esforçamos para conseguir ofertar o melhor à população. Por este motivo buscamos estar próximos do povo, através de reuniões, encontros, debates nas redes socioassistenciais com o objetivo de ouvir as necessidades dos moradores dos bairros e assim conseguir proporcionar dias melhores e novas oportunidades para aqueles que vivem às margens de vulnerabilidade”, destacou Cícera Vasconcelos, coordenadora da Estação do Governo Presente em Caruaru.
 
INCLUSÃO
Dentro da Semana da Pessoa com Deficiência (21 a 28 de agosto), a Estação do Governo Presente em Caruaru, junto com a Central de Libras do Agreste, realizou, na manhã desta quinta-feira (24/08), uma roda de diálogos para os alunos da Escola Josélia Florêncio. A interprete de libras, Ana Carolina, interagiu com os alunos e destacou a importância do respeito com os deficientes auditivos e a necessidade da inclusão. “Precisamos conscientizar esses jovens de como tratar as pessoas com deficiência, evitando os termos pejorativos, quebrar tabus e vencer as barreiras da desigualdade. Só assim teremos uma maior inclusão”, frisou Ana Carolina.

Também fez parte da programação um aulão de libras e braile realizado na sede da Estação do Governo Presente, em sintonia com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, através da Coordenação de Promoção da Pessoa com Deficiência, junto com a Secretaria Municipal de Educação e Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência – SEAD.
 
A Estação do Governo Presente de Caruaru está localizada na Avenida Nossa Senhora de Fátima, nº 400, Bairro Maurício de Nassau. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 13h às 17h, e abriga o Centro de Referência em Direitos Humanos, Mediação de Conflitos, Patronato Penitenciário e a Central de Libras do Agreste.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.