Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Inscrições abertas para o 2º Workshop "Impactos da exposição de crianças e adolescentes na Internet"


Pelo segundo ano, o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) promoverão o Workshop “Impactos da exposição de crianças e adolescentes na Internet”. O evento acontece no dia 18 de setembro, em São Paulo, e tem como público-alvo pesquisadores, educadores, advogados, psicólogos, pais e responsáveis, além de demais interessados em debater o tema. As inscrições são gratuitas e já estão disponíveis no sítio: http://workshopexposicaonainternet.nic.br.

“A segunda edição do workshop pretende aprofundar ainda mais o debate sobre essa temática que é tão relevante nos dias atuais, visto que cada vez mais crianças e adolescentes estão utilizando a Internet em casa, na escola e em seus smartphones, para diversos fins. A participação dos diversos atores envolvidos nesse processo é fundamental para entendermos como educar e orientar os jovens para o mundo digital”, ressalta Kelli Angelini, gerente da Assessoria Jurídica do NIC.br.


A abertura do evento contará com a presença de Demi Getschko (NIC.br), Luiz Fernando Martins Castro (CGI.br), Thiago Tavares (Safernet e CGI.br), José Renato Nalini (Secretaria de Educação de SP) e Marcos da Costa (OAB/SP). Entre as entidades que participarão do encontro estão o Unicef, Instituto Alana, OAB SP, Safernet, Secretaria Nacional de Direitos das Crianças e Adolescentes, Ministério da Educação (MEC), Ministério Público Federal de SP, Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância), Instituto Educadigital, Portal Terceira Idade, Instituto DimiCuida, entre outras.

Ao longo do dia serão debatidos pelos especialistas e profissionais do NIC.br e CGI.br tópicos como o papel dos pais, educadores e das políticas públicas na promoção de um ambiente seguro; cuidados e responsabilidade no uso da Internet; equilíbrio entre o respeito às liberdades individuais e a segurança; o direito ao respeito e a exposição de crianças e adolescentes; brinquedos conectados e "desafios" violentos na rede: como abordar o assunto com crianças e adolescentes.

Completam o evento uma oficina sobre softwares de controle parental e o pré-lançamento do Guia “Internet com Responsa 60+”, iniciativa do NIC.br e do CGI.br que visa orientar pessoas acima de 60 anos sobre os riscos e oportunidades na Internet. A agenda completa com os painéis e palestrantes do workshop está disponível no sítio do evento.


Agenda
Workshop “Impactos da exposição de crianças e adolescentes na Internet”
Dia 18/09 – a partir das 8h
Blue Tree Premium Morumbi
Av. Roque Petroni Junior, 1000 - Brooklin Novo, São Paulo – SP
Inscrições: http://workshopexposicaonainternet.nic.br
Evento gratuito / Vagas limitadas.


Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (http://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (http://www.ceweb.br), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios de multilateralidade, transparência e democracia, o CGI.br representa um modelo de governança multissetorial da Internet com efetiva participação de todos os setores da sociedade nas suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.