Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Oficina de encadernação apresenta mundo novo aos adolescentes do Case Cabo



Adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Cabo de Santo Agostinho aprendem a fazer encadernação de cadernetas e cadernos de capa dura. Oficina é ministrada pela assistente social da unidade, Tatiana Tavares, e é dividida em quatro módulos, com duração total de 32 horas/aula.
​​
 A oportunidade apresenta um mundo novo aos socioeducandos e tem o potencial de gerar renda e também de despertar neles o interesse em seguir a profissão de restaurador em museus e bibliotecas.

Os socioeducandos da unidade têm à disposição todo o material para a confecção das peças elaboradas manualmente. Eles utilizam desde ferramentas de uso permanente de encadernação, como dobradura e gabaritos, como materiais mais simples, como estilete, agulhas, régua, tinta e pincel. Para a decoração, usam botões, fitas e elásticos, e é aí que a criatividade de cada um entra em ação.

Na oficina, são utilizadas técnicas de encadernação manuais artísticas, onde os alunos aprendem a fazer laminação de tecido (que servem para a capa dos cadernos e agendas), corte econômico de papeis, acabamento e criação de capas. No fim do primeiro módulo, eles produzem uma caderneta com capa inflexível em papel A6. Nos módulos seguintes, são confeccionados cadernos de capa dura, com capa de tecido em papel A5, com distinções nas técnicas de costura.

Segundo Tatiana Tavares, essa é uma atividade simples, mas que tem o potencial despertar neles outros caminhos, como o de restaurador. “Tentamos mostrar uma nova opção de trabalho. Explico a parte teórica e eles se interessando, podem fazer um curso de restauradores, podendo trabalhar em bibliotecas e museus. O curso de encadernação pode ajudar nisso, já que eles vão lidar com o mesmo tipo de material, a princípio”, explica.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.