Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Parceria entre Prefeitura e empresas garante revitalização da praça e Monumento da Integração

Parte da restauração será realizada por jovens aprendizes e reeducandos da Funase, promovendo inclusão social

Uma das principais peças artísticas  da capital do Sertão do São Francisco começou a ser restaurada nesta sexta-feira (18). Por meio de uma parceria com as empresas Coral, Paraíba Material de Construção e a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), a Prefeitura de Petrolina irá recuperar a praça e o Monumento da Integração, na área central da cidade.

Os serviços incluem pintura, manutenção do piso e grama da praça e revisão da rede de iluminação. Além do trabalho de revitalização, a parceria promove inclusão social. Isso porque, no primeiro momento dos serviços, 25 jovens das comunidades próximas ao monumento, entre eles reeducandos da Funase, estão mobilizados para pintar as peças que compõem a peça artística. Ao término da manutenção, a equipe receberá certificado do curso de pintura, assegurando capacitação e possibilidades para inserção no mercado de trabalho.

O primeiro dia de serviços foi acompanhado pelo prefeito Miguel Coelho, que ressaltou a importância de mobilizar instituições para preservar os equipamentos públicos e promover a reinserção social. "A Prefeitura está de portas abertas para parcerias como esta. Não é só a gestão que ganha por diminuir custos com manutenção, toda a sociedade é beneficiada, pois a cidade fica mais bem cuidada e se cria um ambiente em que todos se sentem responsáveis por transformar Petrolina num lugar ainda melhor para se viver", destacou o prefeito.

A expectativa é de que a praça e o Monumento da Integração sejam reinaugurados no dia 6 de setembro. Após a entrega, a Prefeitura pretende firmar outra parceria para que as peças artísticas e a área verde revitalizadas sejam sejam preservadas periodicamente sem custos para a prefeitura através do programa "Nossa Praça".

História - ​Erguido em 1975 pelo artista Luiz Carlos Nascimento, o Monumento da Integração fica situado na área central da cidade. A peça faz a conexão entre importantes corredores de Petrolina, inclusive, a Avenida da Integração. A obra é composta por onze colunas que representam os bairros petrolinenses dos anos 70. O artista montou a estrutura de maneira que vista de cima lembre também o formato de uma rosa. 


FOTO: Jonas Santos
 

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.