Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

TEATRO COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO E PRESERVAÇÃO

Um encontro da história, do teatro e dos patrimônios com jovens estudantes da rede pública, é o foco principal do projeto “Navegando na Canoa, uma viagem no patrimônio histórico e cultural de Igarassu, que é voltado para a preservação e valorização da memória cultural de uma das cidades mais antigas de Pernambuco.

A atividade compreende um percurso que faz os alunos, de 32 escolas contempladas, visitarem o Sítio Histórico. Recebidos por Brites de Albuquerque e Dom Duarte Coelho, personagens reais do Brasil Colônia, os jovens são guiados por um passeio pelos Patrimônios de Igarassu. Nesta caminhada, o historiador Jorge Paes Barreto realiza explanações sobre cada um dos elementos que compõem o Sítio. Ao final os alunos são encaminhados a um dos patrimônios que realizam uma visita as dependências, terminando com a apresentação do espetáculo “Igarassu Beleza que Encanta”.

Com 05 meses de duração, promovendo o conhecimento, apropriação, valorização da herança e consequentemente sua preservação, o Navegando, passara por patrimônios como o Convento de São Francisco, a Igreja de Santo Antônio, o Sobrado do Imperador, o Convento Sagrado Coração de Jesus, o Museu de Igarassu, a Igreja dos Santos Cosme e Damião, a Biblioteca Pública de Igarassu, a Casa de Câmara e Cadeia e a Sede do Maracatu Estrela Brilhante, com atividades que ocorrem todas as quartas-feiras, até 11 de outubro, nos horários da manhã e da tarde, com 50 alunos das escolas municipais e estaduais de Igarassu.

As escolas que tenham interesse em participar do projeto, podem entrar em contato com a produção, para agendar um passeio que ressalta a história do primeiro núcleo de povoamento do Brasil. O projeto é uma realização da Gas Produções - Grupo Teatral Ariano Suassuna, tem o incentivo do Funcultura, Fundarpe, Sercretaria de Cultura e Governo de Pernambuco e conta com o apoio da Prefeitura de Igarassu em parceria com as Secretarias de Educação e Secretaria de Turismo e Cultura.

Nesta semana o patrimônio visitado será a Igreja de Santo Antônio, que foi construída no século XVI. Quando das Invasões holandeses, foi atacado e permaneceu abandonado até à expulsão dos invasores em 1654. A sua reconstrução foi concluída em 1693. Trata-se de um monumento barroco rico em azulejos e foi tombado pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, desde 1939.



Programação
Agosto: 16 e 23
Local: Igreja de Santo Antônio
Horário: das 8h às 11h/ das 13h às 16h.

Agosto: 30
Local: Sobrado do Imperador
Horário: das 8h às 11h/ das 13h às 16h.

Setembro: 06
Local: Sobrado do Imperador
Horário: das 8h às 11h/ das 13h às 16h.

Setembro: 13 e 20
Local: Casa de Câmara e Cadeia
Horário: das 8h às 11h/ das 13h às 16h.

Outubro: 04 e 11
Local: Museu de Igarassu
Horário: das 8h às 11h/ das 13h às 16h

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.