Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Caminhada em prol da memória marca Dia Mundial da Conscientização do Alzheimer em São Paulo

Atividade acontece no parque Villa Lobos e traz tenda com exames, massagens, palestras e atividades abertas ao público
No dia 23 de setembro, sábado, acontece a segunda edição da Memory Walk, caminhada em prol da conscientização do Alzheimer, que tem como objetivo chamar atenção para a detecção e prevenção da doença. No dia 21 de setembro, é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Alzheimer. Além da caminhada no parque Villa Lobos, a atividade contará com uma tenda da rede Drogasil que disponibilizará exames, massagens e acupuntura, além de palestras com especialistas no tema, tudo de graça.
Promovida pela Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) e Agência Veteranos, a caminhada tem início às 8h30 com um trajeto de 1,4 km dentro do próprio parque. Haverá banda na recepção e artistas circenses que acompanharão o circuito. Na tenda, serão disponibilizados exames para aferição de pressão arterial, cálculo de IMC (índice de massa corpórea) e teste de postura, além de área com shiatsu facial, massagem com técnica de bambuterapia, reflexologia das mãos, auriculoterapia e meditação raja yoga.
A programação também conta com conversas, atividades e mini palestras para esclarecimento de dúvidas sobre prevenção, genética e riscos da doença com profissionais da ABRAz. O roteiro inclui ainda jogos de memória, dança e musicoterapia - que colaboram na melhora cognitiva em expressões físicas, emocionais, mentais e sociais.
Kiko Cesar, empresário que trouxe o evento ao país, explica que um estudo realizado pela Universidade de Pittsburgh, nos EUA, concluiu que caminhar cerca de 8 km por semana pode proteger, por até 10 anos, o cérebro de pessoas com propensão ao Alzheimer ou transtornos cognitivos em grau leve. "Queremos chamar a atenção para a causa durante o mês mundial da conscientização do Alzheimer e falar sobre a importância da conscientização sobre a doença por meio de informações relevantes", afirma.
Também serão comercializadas no site do Memory Walk (memorywalkbrasil.com.br) camisetas temáticas do projeto por R$45,00. O valor arrecadado será destinado à ABRAz e contribuirá para os projetos da associação.
O Memory Walk Brasil conta com o patrocínio do grupo Ache, Rede de farmácias Drogasil, entre outros apoiadores.
Confira abaixo a programação completa:
- 09:30 – 10:30: Caminhada de 1,4km
- Tenda: Memória e Alzheimer: união entre profissionais, familiares e cuidadores.
Moderador: Rodrigo Rizek Schultz (neurologista)
- 10:30 – 11:00: Profissionais, familiares e cuidadores: princípios e significado desta união.
Apresentação: Paulo Henrique Ferreira Bertolucci (neurologista); Ceres Eloah de Lucena Ferretti (enfermeira); Vera Lúcia Duarte Vieira (psicóloga); Lucia Bertolucci (psicóloga); Luciane Teixeira Soares (fonoaudióloga – deglutição)
- 11:00 – 12:30: Doença de Alzheimer: discutindo soluções frente às dificuldades com base em depoimentos e experiências de familiares. Abordagem médica e de uma equipe multidisciplinar.
Apresentação: Ivan Hideyo Okamoto (neurologista); Maísa Kairalla (geriatra); Marina Dauar (neurologista); Ana Luisa Rosas Sarmento (neurologista); Cléo Monteiro França Correia (musicoterapeuta); Sandra Langer (jogos computadorizados); José Roberto Wajman (psicólogo).
Serviço:
Memory Walk - Caminhada em prol da memória e conscientização do Alzheimer
Local: Parque Villa Lobos - Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 - Alto de Pinheiros, São Paulo


Horário: Das 8h30 às 13h30

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.