Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Socioeducandos participam da Olimpíada Criança Cidadã

Eles competem no futsal, atletismo, queimado, xadrez, dominó e dama


O esporte é capaz de mudar projetos de vida e de promover a inclusão social, resgatando a cidadania. Dentro desse contexto, 35 internos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) participam da VI edição da Olimpíada Criança Cidadã, promovida pela Secretaria de Educação do Estado, que começou nesta quinta-feira (28) e segue até o dia 11 de outubro.

Quinze adolescentes do Case Vitória de Santo Antão, 10 do Case Jaboatão dos Guararapes e mais 10 do Case Santa Luzia, todos estudantes de anexos de escolas certificadoras da rede estadual de ensino, se juntam aos demais alunos em competições de futsal, atletismo, queimado, xadrez, dominó e dama. Vôlei, basquete e handebol completam a grade de modalidades.

O evento reúne 20 escolas da Região Metropolitana do Recife e envolve cerca de 700 estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino. Os adolescentes internos da Funase representam os anexos das escolas Carlos Alberto Gonçalves de Almeida, Frei Jaboatão e Professora Amélia Coelho.

Depois de toda a preparação para a competição, os socioeducandos estão motivados e com grandes expectativas. Em edições anteriores os resultados foram positivos. No ano passado, os adolescentes do Case Jaboatão foram Ouro no Xadrez, Prata e Bronze no Atletismo e Prata no Futsal. As adolescentes do Case Santa Luzia chegaram até a semifinal no Dominó. E esse ano, o Case Vitória estreia na competição.   

Segundo a coordenadora do Programa Escola Legal, Cássia Valéria Marques, a Olimpíada vem para valorizar a cultura de paz, priorizando o protagonismo juvenil. “É um momento também para os jovens se apropriarem  vivenciando de forma  lúdica os princípios e valores  fundamentais para um melhor convívio social. O evento dá a eles a oportunidade de interagir com a sociedade, local ao qual eles pertencem”, enfatizou.  

Abertura teve a apresentação da Banda Liberdade

A abertura da Olimpíada Criança Cidadã aconteceu na última terça-feira (26), na Universidade Salgado de Oliveira (Universo), localizada na Imbiribeira. O momento foi de muita alegria, estampada no rosto de cada um dos que participaram do evento. Na ocasião, a Banda Liberdade, composta por adolescentes internos ou que já passaram pelo Case Abreu e Lima, animou o evento, colocando o pessoal para dançar ao ritmo do forró.

“Nossos adolescentes demonstram que são capazes de mudar as suas histórias de vida. Ter momentos como esse, onde eles se vêem parte da sociedade, é muito importante”, destacou a responsável pelo Eixo Educação da Funase, Sônia Melo. Na ocasião, o grupo recebeu um cheque de R$ 1.000,00, que será investido para a compra de instrumentos, além disso, o vocalista da banda foi premiado com uma bolsa integral em um curso superior da instituição.
A competição é uma iniciativa da Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado e o Tribunal de Justiça de Pernambuco, a Universidade Salgado de Oliveira (Universo), a Secretaria de Desenvolvimento Social Criança e Juventude (SDSCJ), a Secretaria de Turismo, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e a Federação Pernambucana do Desporto Escolar (Fedepe).

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.