Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Um espaço para celebrar a cultura POP na programação da FLIPA


Para os amantes de K-pop, Cosplays e HQs a programação do fim de semana na FLIPA (Festa Literária do Paulista) é variada. André Balaio e Roberto Beltrão promovem palestras no sábado (16) e domingo (17) falando sobre quadrinhos de horror e o imaginário popular das lendas do Recife, que resultou em uma série de quadrinhos bastante elogiados com ilustração de Téo Pinheiro.  O artista Plástico, Glaydson Gomes criador do anti-herói pernambucano “Chumbo grosso” estará presente na manhã de abertura da Flipa (12), no espaço HQ, local que também vai receber Diógenes Gonçalves, Adriano dos Anjos, Hique JHP e mais cinco convidados. O evento ainda conta nos dias 15, 16 e 17 com a presença dos ilustradores e roteiristas de quadrinhos: Leonardo Santana, Júnior Siqueira, Braga Câmara e Carlos Eduardo.

Para quem segue a vertente de representar piamente os personagens o sábado a tarde é o momento perfeito, com um espaço especial que um cosplayer merece, um desfile de cosplays para além de vestir poder também interpretar seu personagem ao longo da festa.

Quem é fanático pela cultura coreana vai poder curtir duas tardes de programação, no sábado se apresentam grupos covers de K-pop convidados, já no domingo, a competição K-pop fica por conta dos grupos de dança que se inscreveram pelo site da FLIPA.

Atrações

Os grupos HachiMachine, Andrômeda, Faster-Z e Fatal Girls se apresentam as 17:30 no palco principal da FLIPA.

Sobra a FLIPA

A II Festa Literária do Paulista acontece dia 12 de setembro e vai até o dia 17 do mesmo mês no Paulista North Way Shopping com entrada gratuita.Editoras, colégios particulares, escolas das redes de ensino municipal e estadual, entidades educacionais, faculdades e toda a população do município participam dessa ode à cultura.

Desde o início do semestre que os organizadores vêm trabalhando arduamente. Em julho, durante coletiva de imprensa, o tema foi anunciado: Brasil-Resiliência. A temática tem tudo a ver com o momento, significa vencer os obstáculos e voltar ao estado de origem – e todos sabem que criar uma manifestação cultural em meio à crise econômica que o país se encontra, por si só já é uma vitória.

A homenageada também foi anunciada durante a coletiva, mais conhecida por Dona Lilá, a escritora Leocádia Maia recebe as honrarias in memoriam. A diretora da Flipa, Patrícia Guedes, destaca que Dona Lilá, além de trazer a marca poética do município, é um exemplo de que sempre é tempo de começar. “Conheci dona Lilá na primeira edição da Flipa em 2012 e fiquei encantada com a sua suavidade, doçura e história. Ficava pensando; como aquela pessoinha que parecia tão frágil, na verdade era um grande exemplo de mulher, mãe e uma talentosa escritora. Começar a escrever aos 80 anos foi consequência da boa leitora que era. Então, quando a escritora Ângela Paiva sugeriu a próxima homenagem nem pensei duas vezes”, pontua Patrícia.

Outra figura que ganha destaque, também em memória, é o escritor Gilvan Lemos. Ele é considerado pela crítica especializada como um dos grandes nomes da prosa pernambucana, e, consequentemente, da brasileira. Importantes críticos, como o professor da UFPE, Lourival Holanda, e escritores do porte de Raimundo Carrero, Pedro Américo e Luzilá Gonçalves debatem sobre o autor de São Bento do Una no espaço que leva o nome “Gilvan Lemos”. Outra autoridade na obra gilvaniana e que também participa dos debates é o desembargador Nivaldo Mulatinho, que se dizia irmão de alma do autor.O cinema marca presença com a exibição do documentário Gilvan Lemos. Produzidos pela jornalista Cida Pedrosa e a produtora cultural Mariane Bigio.

Escritores que também participam da festa literária: Lívia Valença, Josué Limeira, Elizabeth Brandt, Isabel Maia, GabiLayme, Fábio Paiva, Amaro Poeta, Thiago Corrêa, Nivaldo Mulatinho, Ângela Paiva, José Vilarim, Ágatha Félix, Edgar Diniz, Fabiana Guimarães entre outros.

A programação da Flipa é dividida no auditório da Faculdade Joaquim Nabuco, anexo ao shopping, onde acontecem palestras e capacitações; num charmoso Café Literário que além de servir saborosas comidas, é cenário para lançamento de livros, saraus poéticos, pockts shows - clássicas, jazz e MPB - mesas de debates e bate papo com autores; na Pracinha do Coreto, poetas, cordelistas, violeiros, musicistas e apresentações culturais acontecem num clima de cidade de interior; já o Palco de Eventos traz shows, apresentações culturais, bandas, teatro, contação de histórias e muitas outras atrações.


SERVIÇO:

II Festa Litéria do Paulista - Flipa
Local: Paulista North Way Shopping
Rodovia PE-15, Km 16.5, 242 - Centro, Paulista - PE, 53401-445
Dias: 12 a 17 de setembro de 2017.
Horários de funcionamento do evento:
De terça (12) ao sábado (16): 9h às 22h
No domingo (17): 12h às 21h

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.