Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Vicariato Igarassu sedia mostra de artes do Presídio de Igarassu



O Evangelho de Mateus 25:40 nos indica que há pessoas que não vêem Jesus, embora estejam olhando diretamente para ele. Parte dos ensinamentos de amor fraterno encarnados por de Jesus de Nazaré está resumido em Mateus 25:31- 46. O Vicariato Igarassu, em parceria com a Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Olinda e Recife e com a administração do Presídio de Igarassu (Pig), localizado no grande Recife, mostram que é possível voltar o olhar àqueles irmãos considerados como invisíveis sociais, por meio da promoção e do incentivo à formação profissionalizante dos detentos. A partir do próximo domingo, 17, até o dia 27/09, o Vicariato Igarassu sediará a Exposição de Arte do Presídio de Igarassu, que reúne produtos confeccionados pelos detentos do Pig, que receberam capacitação em oficinas do projeto Resgatando Vidas. A mostra acontece durante as festividades dos Santos Cosme e Damião, padroeiros do município e terá a sua abertura no dia 17/09, às 15h.

Dentre as oficinas ofertadas aos reeducandos da unidade prisional de Igarassu, estão as oficinas de tapeçaria e de sabonete reciclado em barra. O projeto é uma iniciativa pioneira da direção da unidade prisional de Igarassu, conduzida por Charles Belarmino e conta com a coordenação de Maria das Graças, psicóloga e servidora pública da unidade. Grande incentivador de ideias que apostam na ressocialização  da população carcerária, o vigário episcopal de Igarassu, padre Alessandro Corazza, conheceu o projeto e as oficinas e destaca por que inseriu a exposição na programação da festa dos Santos Cosme e Damião.

Segundo o coordenador da Pastoral Carcerária na Arquidiocese de Olinda e Recife, Valdemiro Cruz, o vicariato Igarassu tem por tradição apoiar as ações da Pastoral Carcerária nas unidades prisionais do município, desenvolvendo campanhas nas paróquias, para coletar donativos e realiza visitas aos encarcerados, nos horários estabelecidos pela Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos.


Na ótica de quem mora em Igarassu e acompanha há mais de cinco anos as gestões anteriores do Pig, o projeto Resgatando Vidas chegou para fazer uma revolução do bem. Marlene Santana, paroquiana da paróquia dos Santos Cosme e Damião e agente da Pastoral Carcerária em Igarassu é testemunha ocular da mudança de ares que a nova gestão trouxe.

Agora, os detentos trabalham na horta, e suas famílias adquirem uma grande cesta com hortaliças, ao custo de R$ 5,00, que tanto podem ser consumidas como comercializadas, para ajudar no sustento dos familiares.

Serviço:

Exposição de Arte do Presídio de Igarassu, durante a novena dos Santos Cosme e Damião.

Data: de 17 a 27/09 (abertura às 15h)

Endereço: Sede do Vicariato Igarassu - Rua Frei Caneca, 56, Sítio Histórico de Igarassu-PE.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.