Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

XV Congresso Internacional de Tecnologia na Educação debate inovação na área acadêmica

Com o tema “Educação e Tecnologia em Tempos de Mudança”, evento acontece entre os dias 20 e 22 de setembro e deve atrair mais de três mil congressistas de todo o País


A inovação nas práticas educacionais como vetor para o começo de uma nova era na educação brasileira ganha amplo espaço de discussão dentro do Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, que chega à 15ª edição sob o tema “Educação e Tecnologia em Tempos de Mudança”. Promovido pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, o evento acontece entre os dias 20 e 22 de setembro, no Centro de Convenções, em Olinda, reunindo nomes de peso do Brasil e do mundo no segmento em uma variada programação que contempla mais de 20 palestras e 10 oficinas, pelas quais devem passar mais de três mil congressistas de todo o País.
 "A educação brasileira ainda possui fortes marcas de atraso associadas às estruturas do século passado. É preciso pensar e discutir a educação que queremos daqui para frente e os caminhos que devemos trilhar para isso. Maduro e consolidado, em sua 15ª edição, o Congresso contempla diversas atividades que motivam esse urgente processo de mudança", pontua Josias Albuquerque, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE.
Diante de uma sociedade cada vez mais conectada à internet, o Congresso procura discutir não só, e grandemente, a era digital, mas sobretudo ferramentas e práticas inovadoras que possam trazer benefícios para os sistemas de ensino brasileiro. “Tecnologia na educação deve ser compreendida como qualquer instrumento, ferramenta ou metodologia que facilite a aprendizagem e que estimule o aluno a aprender”, complementa o coordenador Geral do Congresso, Arnaldo Carlos de Mendonça, que ainda destaca que o evento está apoiado em quatros pilares: criatividade, inovação e tecnologia; formação de professores e práticas pedagógicas; currículo, inclusão e políticas educacionais; e, por fim, planejamento e gestão educacional.
Nesse contexto, a Palestra de Abertura ficará a cargo do conferencista paulista César Aparecido Nunes, com o tema “A Ética do Cuidado: sensibilizar os conhecimentos e esclarecer os afetos na apropriação estética das novas tecnologias”. Destaque também para a apresentação do educador gaúcho Max Haetinger, “Ensinando e aprendendo com criatividade e inovação”. Já na área digital, a alagoana Ivys Urquiza trará a oportuna oficina “Construindo videoaulas para a internet”. O evento também contará com nomes estrangeiros, como a uruguaia Susana Graciela e os portugueses Rui Trindade e Vitor da Fonseca, abordando temas como neuropsicologia e superdotação.
Entre os nomes locais, a professora Fernanda Bérgamo abordará “A comunicação escrita em tempos de mudança tecnológica”. Já Eduardo Barsi discute “Mapas mentais: construindo novas rotas de aprendizagem”. “A escola de hoje se encontra obsoleta em diversos aspectos, principalmente com relação às novas tecnologias e à preocupação com a aprendizagem significativa dos alunos. Precisamos repensar e ressignificar a velha escola, sem desprezar os aspectos positivos que ela carrega através do tempo. Deve-se iniciar a mudança a partir do que se tem posto hoje, aproveitando todas as experiências exitosas como marco para construir uma escola voltada para os valores humanos, a tecnologia e as novas metodologias de aprendizagem. Precisamos de uma escola que eleja como prioridade o desenvolvimento socioemocional do educando. Por isso, o XV Congresso oferece diversas atividades focadas nessa questão”, destaca Arnaldo.
Espaço do Conhecimento e Salão de Empreendedorismo
Paralelo às palestras e oficinas, durante os três dias de evento, os congressistas também podem participar do Espaço do Conhecimento, que busca socializar resultados de pesquisas científicas e produção de material didático com foco em soluções inovadoras de ensino. Outra atividade extra no evento é o Salão de Empreendedorismo, onde serão exibidos e comercializados produtos e serviços associados à educação e tecnologia, como livros, artesanato, equipamentos de TI, sistemas de gestão e cursos de capacitação.
As vagas para o XV Congresso Internacional de Tecnologia na Educação ainda estão abertas, e os interessados podem fazer a inscrição por meio do site www.pe.senac.br/congresso.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.