Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Empoderamento feminino em pauta na Fenagreste neste sábado

Feira promove mesa-redonda sobre o tema com a sexóloga Carmen Janssen pela manhã. À tarde, o radialista Geraldo Freire lança sua obra

A força das mulheres, tema que vem ganhando visibilidade nos últimos anos, será abordado na programação do quinto dia da Feira Nacional do Livro do Agreste (Fenagreste), em Caruaru. Às 10h30, na Sala Souza Pepeu, a sexóloga Carmen Janssen e as blogueiras Mirela Paes - que aproveita a oportunidade para lançar o livro Destinos cruzados -, e Camila Diniz participam de mesa-redonda sobre empoderamento feminino. A moderação será de Perpétua Dantas.

Depois, ao meio-dia, tem o lançamento de Quem é essa mulher, de Alberto Lima, que fará um bate-papo no local com os participantes e o coletivo Deixa Ela em Paz. Em seguida, haverá sessão de autógrafos e show da cantora Larissa Lisboa cantando Chico Buarque. Com 156 páginas, a obra divide-se em três partes. Na primeira, faz a análise e a contextualização da trajetória das mulheres no mundo ocidental e, em especial, no Brasil.

Na segunda, é analisado um conjunto de letras em que um “eu lírico masculino” fala da mulher, não tendo, portanto, a presença da voz feminina. Já na terceira, a mulher atua como protagonista e mostra sua visão sobre si mesma e o mundo que a cerca. O livro é dedicado à memória de Zuzu Angel, brasileira que ficou conhecida nacional e internacionalmente não apenas por seu trabalho inovador como estilista de moda, mas também por sua procura pelo filho, militante político assassinado pela ditadura militar.

No mesmo horário, acontecem apresentações em cordel, com o lançamento do Cordel Condé, de Dorge Barbosa, no palco principal, palestra sobre como criar uma biblioteca comunitária, na Sala Vital Santos, e a sessão de autógrafos do 4º volume da série Hai-Kados, do jornalista Ricardo Mello e do cartunista Samuca, no Café Literário.

Foto: Divulgação


Hai-Kados é a versão adulta dos Poeminhas - que introduzem a linguagem dos hai kais para crianças. Nesta versão para gente grande, eles fazem uma leitura da sociedade com uma inconfundível poética crítico-visual. O humor de sempre está no novo volume da série, que fala de comportamentos e “atitudes cotidianas que surgem do particular, mas que revelam muito de nós todos”, explica o cartunista Samuca.

Já às 15h, o escritor Raimundo Carrero ministra a sua oficina literária, na sala Souza Pepeu, enquanto acontece, na Sala Vital Santos, uma palestra sobre o entrelaçamento entre sexualidade gênero e relações étnico-raciais. Logo após, rola um workshop de quadrinhos, às 16h15. Na tenda infantil, às 9h, acontece uma oficina de pintura e rosto e às 16h30, os cosplays tomam conta da festa de Halloween. Os fãs do mundo geek podem dos personagens de anime e desenhos animados para participar do concurso que elege a melhor fantasia. Além disso, o espaço games com campeonatos de jogos durante todo o dia.

Às 17h, no palco principal, o radialista Geraldo Freire lança a biografia O que Eu Disse e o Que Me Disseram: A improvável vida de Geraldo Freire, de autoria própria, com contribuição de Eugenio Jerônimo. A narrativa traz a histórias inusitadas e passagens da trajetória do radialista pernambucano, cheia de episódios engraçados e pitorescos de anônimos e famosos que ele conheceu durante sua carreira.

PROGRAMAÇÃO FENAGRESTE

Sábado (14/10)

PALCO PRINCIPAL
9h – Aulão de códigos de linguagem, com prof. Menelau
10h30 – Apresentação e lançamento do Cordel Condé, de Dorge Barbosa
13h30 – Universo Geek
17h - Palestra e lançamento do jornalista Geraldo Freire e apresentação da banda Pinga Fogo, de Inaldo Sampaio

SALA SOUZA PEPEU
10h30 – Mesa-redonda com o tema “Mulher: empoderamento, sexo e a sociedade, com participação da sexóloga Carmen Janssen e a blogueira Mirela Paz
12h – Lançamento do livro Quem é essa Mulher?, de Alberto Lima
15h – Oficina literária com Raimundo Carrero

SALA VITAL SANTOS
10h30 – Palestra “como criar uma biblioteca comunitária”, com Ana Dourado
15h – Palestra: “O entrelaçamento entre sexualidade, gênero e relações étnicos-racias”, com o Prof. Adriano
16h – Workshop de quadrinhos com Edson Alves

TENDA INFANTIL
9h – Oficina de pintura no rosto
16h30 – Festa de Halloween (Cosplay)

LOUNGE
11h30 – Lançamento do cartunista Samuca e Ricardo
12h – Show de Larissa Lisboa cantando Chico Buarque

Domingo (15/10)

PALCO PRINCIPAL
9h – Aulão
11h – Orquestra de violinos do Morro Bom Jesus
18h – Show de encerramento com Maciel Melo

SALA SOUZA PEPEU
14h30 – Conversando com o ilustrador Edson Alves sobre o mercado internacional de quadrinhos
16h – Palestra e lançamento do livro de Francisco José

SALA VITAL SANTOS
10h30 – Oficina literária com Raimundo Carrero
15h – Palestra: “Disciplina e indisciplina em sala de aula”, com Celso Antunes

FENAGRESTE 
Local: Espaço Cultural Tancredo Neves - Praça Coronel José Vasconcelos, 100, Centro, Caruaru 
Data: de 10 a 15 de outubro 
Horário: das 9h às 21h 

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.