Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Limoeiro promove Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

No final de setembro, ocorreu o encerramento da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência promovendo ações sociais, de trânsito, saúde e artes. O evento, realizado na Praça da Bandeira, contou com a grande parcela da população, das escolas municipais, de grupos de música e dança em parceria com a Secretaria de Educação e Espores e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. A iniciativa é inédita na região tendo a primeira gestão municipal com intérpretes em libra.



Durante cinco dias, estiveram na programação o Chá de Inclusão com a Roda de Conversa "Afago e Afeto", o "Fórum de Inclusão" com estudantes, professores e sociedade civil, uma palestra com a temática "Políticas Públicas - Uma abordagem aos direitos da Pessoa com Deficiência", ministrada pela Subdefensora Cível de Recife, Geovana Drumond e, por fim, a Caminhada da Inclusão.

O secretário de Educação e Esportes acredita que, apesar de toda dificuldade nacional, a prefeitura disse SIM à inclusão e contratou intérpretes para que as crianças saíssem do silêncio e tivessem acesso ao conhecimento. "É gratificante ter profissionais com deficiências físicas vivendo com dignidade  e essencial levantarmos esta bandeira. Nossa cidade avançou muito nesse aspecto e nossas escolas têm condições de oferecer suporte para crianças especiais”, afirma.

A conscientização do cidadão para buscar seus direitos e da gestão para identificar essa demanda são os dois pontos que a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência podem trazer para sociedade, acredita o Coordenador de Apoio à Pessoa com Deficiência. "A principal mensagem que podemos passar é que SIM, NÓS PODEMOS. O SIM da Inclusão, o SIM da satisfação dos profissionais que trabalham com este público. Nós sabemos que existe uma indiferença que precisa ser superada e quando vemos esses potenciais sendo desenvolvidos, vemos a possibilidade e a esperança de que essa luta não é vã, tem um propósito e esse momento está perto do ápice da política de inclusão que queremos desenvolver na cidade".

Mais obras: Até o fim deste ano, um grupo será reunido para detectar por toda a cidade, nas áreas de maior fluxo e movimentação, as necessidades de adequação. A ação será realizada com pessoas com deficiência e em conjunto com a sociedade.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.